Porsche vence as 6 horas de Fuji

Porsche sofreu nas primeiras horas de prova. (Foto: Porsche AG)

O mal tempo bem que tentou, mas não conseguiu estragar a festa da Porsche durante as 6 horas de Fuji, na madrugada desde domingo (11) no Japão.

A vitória do #17 pilotado por Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Harley com o segundo carro da equipe #18 de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb, após uma ordem da equipe para a troca de posição, marcou a quarta vitória consecutiva da marca na temporada.

Resultado final da prova. 

Como é de costume a chuva castigou a região do circuito, obrigando a prova, a ser iniciada com o carro de segurança, que ficou a frente do pelotão por quase 1 hora, até que os comissários consideraram segura as condições da pista liberando o grupo.

A Porsche que conquistou as duas primeiras posições no treino classificatório, viu a vantagem ir por terra quando Mark Webber mal conseguiu fazer a primeira curva quase batendo o LMP. O #18 também perdeu rendimento e viu Audi e Toyota liderando a prova.

O rendimento do Audi #7 pilotado por Marcel Fassler, André Lotterer e Benoit Treluyer deixou a equipe irmã assustada, já que o rendimento na chuva era superior. Com a chuva passando a superioridade da Porsche prevaleceu e pouco a pouco os rivais foram superados.

Com a pista secando, Romai Dumas com o #17 superou Fassler e na terceira hora liderava a prova. A vantagem foi maior por conta de um parada durante uma bandeira amarela, o que abriu uma enorme vantagem para o Audi #7.

A Audi também sofreu com uma escolha errada de pneus e ainda sofreu uma punição por ultrapassar em bandeira amarela.  Por conta disso o #7 ficou na terceira posição a uma volta do Porsche vencedor.

Por conta de um jogo de equipe, Neel Jani teve que abrir mão da vitória para ajudar o #18 na luta pelo campeonato de pilotos. Assim a diferença entre o Porsche #18 e o Audi #7 ficou em 1 ponto (129 a 128).

https://youtu.be/fJ00IFCeHdk

Para Mark Webber pilotar na chuva foi mais difícil do que parecia. “Meu primeiro stint foi bastante complicado, com muito pouca aderência. Após o início eu quase perdi o carro. Pouco tempo depois, um problema híbrido ocorreu, por isso, tivemos muita conversa no rádio com a equipe. Fiquei muito feliz com a segunda metade do meu turno duplo. Eu tive uma boa batalha com oAudi  #7.”

Loic Duval, Lucas Di Grassi e Oliver Jarvis com o Audi #8 terminaram na quarta posição. A equipe Toyota teve uma corrida para esquecer. O #2 acabou batendo em um carro da classe GT o que lhe custou 10 voltas, já que teve que parar no boxes para reparos no radiador, isto na terceira hora, terminando na sexta posição na classe. O #1 acabou sofrendo várias punições e terminou na quinta posição.

Em Fuji, nós estávamos claramente mais poderoso do que antes, embora, infelizmente, os resultados não refletem isso”, disse o chefe da Audi Motorsport Dr. Wolfgang Ullrich. “Na qualificação, reduzimos nossa diferença, em cerca de um segundo e na corrida Loïc Duval conseguiu a volta mais rápida. Infelizmente, não tivemos sorte com nossas escolhas de pneus hoje. ” Lamentou o dirigente.

Entre as equipes da classe LMP1 privadas a Rebellion Racing marcou a segunda vitória na temporada com o #12 de Nicolas Prost, Mathias Beche .

Vitória polêmica na LMP2

G-Drive vence na classe LMP2 e disputa está aberta pelo campeonato. (Foto: Divulgação G-Drive Racing)

A disputa na classe LMP2, foi mais ferrenha do que na LMP1 com um toque entre o Oreca 05 da equipe KCMG dos pilotos Matt Howson, Richard Brandley e Nick Tandy e o Ligier JS P2 #28 da G-Drive Racing de Gustavo Yacaman, Pipo Derani e Ricardo Gonzalez, na disputa pela segunda posição.

Faltando 6 minutos para o fim da prova, o Ligier pilotado por Yacaman acabou acertando o Oreca de Richad Brandley, isto valendo a terceira posição na classe. A decisão final ou uma possível punição deve ser tomada nos próximos dias.

Resta a KCMG que chegou ao Japão liderando a prova recuperar o tempo perdido na etapas restantes do mundial. Ao todo a disputa com o carros da G-Drive Racing resultou em seis toques e incidentes durante  prova.

Briga intensa nas classes GT

Ferrari volta a vencer na GTE-PRO. (Foto: FIAWEC)

A prova de Fuji ficará para sempre na memoria de Patrick Dempsey, que conquistou sua primeira vitória no automobilismo desde que decidiu ser piloto. Já na classe GTE-PRO o primeiro lugar ficou com Toni Vilander e Gianmari Bruni a bordo da Ferrari #51 da AF Corse.

Dempsey que fez o último turno do Porsche #77 celebrou a vitória em cima do Aston Martin #98 de Paul Dalla Lana com uma diferença de pouco mais de 17 segundos. em nenhum momento Dempsey que dividiu o Porsche com Patrick Long e Marco Seefrid tiveram incidentes e chegaram a liderança na terceira hora da prova. A vitória se deve pela escolha correta dos pneus. Enquanto várias equipes optaram por pneus de pista seca, o #77 ficou com os intermediários. O Aston #98 ainda sofreu um punição e mesmo assim chegou em segundo lugar. Fechando o pódio a Ferrri #83 da AF Corse, completa o pódio na classe.

Dempsey conquista primeira vitória. (Foto: FIAWEC)

Já na PRO, Bruni e Vilander voltam a vencer depois de 4 corridas de abstinência. A vitória se deu pela correta escolha de pneus na terceira hora de intermediários para sliks, o que provou ser o correto.

Bruni cruzou a linha a frente do Porsche #92 de Fréderic Makowiecki e Patrick Pilet, foram seguidos pela Ferrari #71 de James Calado e Davide Rigon. Os líderes do campeonato, Richard Lietz e Michael Christensen terminam a vitória na quarta posição.  

Campeonato de marcas e pilotos após 6 etapas:

1. Bernhard/Hartley/Webber (D/NZ/AUS), Porsche 129
2. Lotterer/Tréluyer/Fässler (D/F/CH), Audi, 128
3. Dumas/Jani/Lieb (F/CH/D), Porsche, 95,5
4. Di Grassi/Duval/Jarvis (BRA/F/GB), Audi, 79
5. Tandy (GB), Porsche & Oreca, 66
6. Davidson/Buemi (GB/CH), Toyota, 59
7. Bamber/Hülkenberg (NZ/D), Porsche, 58
8. Nakajima (J), Toyota, 55

Construtores:
1.Porsche, 264
2.Audi, 211
3.Toyota, 119

Campeonato GT após 6 etapas.

Construtores:

1. Ferrari, 228 points
2. Porsche, 215
3. Aston Martin, 147

Pilotos:

1. Richard Lietz, Porsche, 110 points
2. Davide Rigon, James Calado, Ferrari, 103
3. Gianmaria Bruni, Toni Vilander, Ferrari, 93.5
4. Michael Christensen, Porsche, 92
5. Frédéric Makowiecki, Porsche, 78
10. Patrick Pilet, Porsche, 60

Equipes:

1. Porsche Team Manthey, #91 Porsche, 119 points
2. AF Corse, #71 Ferrari, 117
3. AF Corse, #51 Ferrari, 111

Dobradinha da equipe G-Drive no grid anima Pipo Derani para as 6 Horas de Fuji

G-Drive é favorita a vitória. (Foto: FGCom)

Repetindo a boa performance dos treinos livres de sexta-feira (9), a equipe G-Drive Racing conquistou neste sábado (10) a dobradinha no grid de largada da LMP2 para as 6 Horas de Fuji, no Japão. O brasileiro Pipo Derani e os companheiros Gustavo Yacaman (Col) e Ricardo Gonzalez (Mex) partem da segunda posição com o #28 Ligier JS P2 (Dunlop / Nissan), logo atrás do outro carro do time, comandado por Julien Canal, Roman Rusinov e Sam Bird.

No geral, a pole position ficou com o trio Timo Bernhard, Mark Webber, Brendon Hartley, da equipe Porsche, que resgistram 1min22s763 (na média da volta dos dois pilotos) na LMP1. A prova deste domingo (11), sexta etapa da temporada do FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance), terá sua largada às 11 horas local (23 horas de sábado ainda no Brasil).

“O dia foi mais uma vez bem positivo. Vamos largar em segundo, primeira fila da G-Drive. O Gustavo e o Ricardo que participaram do classificatório e foi uma disputa bem apertada entre os dois carros da equipe. Perdemos a pole por dois décimos de segundo, mas temos um bom carro para a corrida e espero que o tempo não atrapalhe muito, porque deve chover amanhã. Mas estamos bem confiantes. Os dois carros da G-Drive estão rápidos e temos boas chances de brigar por um bom resultado”, declarou Derani, que já conquistou quatro pódios neste seu ano de estreia na categoria.

Trinta e um carros estão inscritos nas 6 Horas de Fuji, divididos nas categorias LMP1, LMP2, LMGTE Pro e LMGTE Am.

Os melhores no grid para as 6 Horas de Fuji (Top 15 Geral):

1 LMP1 Timo BERNHARD, Mark WEBBER, Brendon HARTLEY (Porsche 919 Hybrid) 1’22.763

2 LMP1 Romain DUMAS, Neel JANI, Marc LIEB (Porsche 919 Hybrid) 1’23.071

3 LMP1 Marcel FÄSSLER, André LOTTERER, Benoît TRÉLUYER (Audi R18 e-tron quattro) 1’23.082

4 LMP1 Lucas DI GRASSI, Loïc DUVAL, Oliver JARVIS (Audi R18 e-tron quattro) 1’23.245

5 LMP1 Anthony DAVIDSON, Sébastien BUEMI, Kazuki NAKAJIMA (Toyota TS 040 – Hybrid) 1’25.072

6 LMP1 Alexander WURZ, Stéphane SARRAZIN, Mike CONWAY (Toyota TS 040 – Hybrid) 1’25.327

7 LMP1 Alexandre IMPERATORI, Dominik KRAIHAMER, Daniel ABT (Rebellion R-One – AER) 1’28.492

8 LMP1 Nicolas PROST, Mathias BECHE (Rebellion R-One – AER) 1’28.641

9 LMP1 Simon TRUMMER, Pierre KAFFER (CLM P1/01 – AER) 1’30.740

10 LMP2 Roman RUSINOV, Julien CANAL, Sam BIRD (Ligier JS P2 – Nissan) 1’31.529

11 LMP2 Gustavo YACAMAN, Luis Felipe DERANI, Ricardo GONZALEZ (Ligier JS P2 – Nissan) 1’31.750

12 LMP2 Pierre RAGUES, Oliver WEBB, Christopher CUMMING (Morgan Evo – SARD) 1’32.163

13 LMP2 Matthew HOWSON, Richard BRADLEY, Nick TANDY (Oreca 05 – Nissan) 1’32.275

14 LMP2 Nelson PANCIATICI, Paul Loup CHATIN, Vincent CAPILLAIRE (Alpine A450b – Nissan) 1’32.483

15 LMP2 Scott SHARP, Ryan DALZIEL, David HEINEMEIER HANSSON (Ligier JS P2 – HPD) 1’32.558

 

Classificação do campeonato na LMP2 (Top-5):

1 Matthew HOWSON e Richard BRADLEY 122

2 Julien CANAL, Roman RUSINOV e Sam BIRD 109

3 Pipo DERANI, Gustavo YACAMAN e Ricardo GONZALEZ 104

4 Nicolas LAPIERRE 84

5 Scott SHARP, Ryan DALZIEL, David Heinemeier HANSSON 44

Redução de potência na LMP1. Com a palavra as equipes

Audi contra. Porsche e Toyota a favor. (Foto: FIAWEC)

A polêmica sobre a redução da potência dos LMP1 está longe de terminar. Depois da FIA ter dado a bela notícia, e por conta da repercussão negativa voltou atrás pouco tempo depois. Para muitos a medida seria uma forma e frear o avanço do WEC frente a cambaleante Fórmula 1.

Pelas novas regras os LMP1 terão uma redução de fluxo de combustível para a próxima temporada, bem como 10 MJ a menos no sistema de recuperação de energia por volta em Le Mans. O sistema ERS será limitado a 300 kW também para a prova de Sarthe.

Resultado do treino classificatório para Fuji.

“O resultado final é que vamos reduzir o consumo de combustível, eu acho que é uma mensagem perfeita novamente para o campeonato e para a regulamentação”, disse diretor técnico da Porsche Alex Hitzinger disse Sportscar365.

“Nós estamos ficando mais e mais eficientes. Estamos usando cada vez menos combustível e ainda estamos rápidos”.

A pole para Fuji se comparada com a do ano passado foi cerca de 3 segundos mais rápido, visto que os carros estão dentro do mesmo regulamento.  

O principal argumento da medida segundo a ACO é a segurança. “Temos que controlar o desempenho a qualquer momento”, disse o diretor esportivo da ACO Vincent Beaumesnil. “A gestão da segurança do automobilismo está muito melhor. Os circuitos e carros, mas também precisamos controlar o desempenho.”

“Eu acho que todos percebemos que no ano passado nós alcançamos um grande passo no desempenho. Para a ACO se faz necessário controlar esta potencia para não exceder uma determinada quantidade de desempenho.”

Hitzinger afirma que a redução de combustível não trará necessariamente nenhuma alteração significativa na arquitetura de seu motor, embora as equipes tenham que desenvolver configurações específicas para Le Mans.

“Eu não gostaria de ter duas especificações diferentes para o WEC e Le Mans”, disse ele. “Eu não acho que faz muito sentido. Para mim, faria sentido limitar a potencia em todos os circuitos ou em nenhum.

De acordo com Hitzinger, o Porsche 919 híbrido produz cerca de 300-400 kW, e mesmo com as novas regras , não teria mudanças tão significativas como a FIA gostaria. O dirigente acredita que mesmo com as mudanças os carros serão de três a quatro segundos mais lentos em Le Mans.

“No final, não é como se nós estivéssemos limitados em quanta energia colocar”, disse Hitzinger. “Significa que teremos menos aceleração, mas o impacto por tempo de volta não serão tão grande.”

Para o diretor técnico da Toyota, Pascal Vasselon, o limite do ERS também terá um impacto sobre o novo TS050, que está atualmente em desenvolvimento.

Redução ajudaria equipes provadas com a Rebellion? (Foto: FIAWEC)

“Isso afeta claramente o tipo de sistema híbrido que temos”, disse. “Uma vez que temos dois KERS, para garantir que uma grande quantidade de energia.”

“Mas, em Le Mans, este tipo de limitação tem um impacto limitado em termos de desempenho, porque as retas são muito longas.”

Para ele a redução de potencia em Le Mans é lógica por questões de segurança, mas as propostas para 2017, dão conta de uma redução em todos os circuitos, aonde Vasselon é contra.

“É só para Le Mans no ano que vem, mas estão planejando em todas as faixas para 2017”, disse. “Isso nós questionamos porque não tem lógica.”

Para Chris Reinke da Audi, as mudanças são para visar a segurança. Eu acho que nós temos que fazer alguma coisa para retardar os carros para competir de maneira segura, mas ao mesmo tempo, mostrar um aumento de desempenho para estimular a competição.” Disse Reinke.

Race Performance vence abertura da Asian LMS em Fuji

Vitória ficou como o Oreca #8 da Race Performance. (Foto: Asian LMS)

A primeira vitória da temporada 2015/2016 da Asian Le Mans Series ficou com o Oreca #8 da equipe Race Performance, na madrugada de sexta para sábado em Fuji.

Nicolas Leutwiler e Shinji Nakano completaram 70 voltas, uma a mais do que o segundo colocado o McLaren #3 da equipe de Mok Weng Sun /Rob Bell /Keita Sawa.

Resultado final da prova.

A disputa pela vitória foi intensa com o segundo LMP2 da prova, da equipe Eurasia Motorsports que acabou no segundo lugar da classe, mas em 10º no geral. O motivo da má posição se deu por problema de bateria e uma punição da sequência.

ClearWater Racing vence na classe GT. (Foto: Asian LMS)

Na classe LMP3 o único protótipo que completou a prova foi o Ligier JS P3 #1 da equipe DC Racing dos pilotos David Cheng e Ho-Pin Tung.

Os dois protótipos Adess 03 da equipe Team AAI ficaram pelo caminho. O #88 foi o responsável pelo único safety car da prova e o #89 parou faltando 30 minutos para o término da prova.

O restante do  pódio na classe GT foi completado pela Ferrari #38 da Spirit Of Race e o BMW #92 da Team AAI. O BMW #91 da equipe AAI também ficou pelo caminho.  Na classe GT-AM o único carro inscrito foi o Porsche da equipe KCMG dos pilotos Paul Ip/Christian Ried/James Munro.

DC Racing vence na classe LMP3. (Foto: Asian LMS)

Correndo sozinho na classe GT-AM o Porsche #51 da KCMG Racing. (Foto: Asian LMS)

Jim Glickenhaus planejando um LMP1 para 2017

SCG 003c testando com um Gibson LMP2 no circuito de Algarve em Portugal. (Foto: inautonews.com)

A Scuderia Cameron Glickenhaus que compete regularmente no VLN em Nurburgring tem como objetivo alinhar um LMP1 para a temporada 2017 do Mundial de Endurance.

A notícia foi dada pelo dono da equipe Jim Glickenhaus e divulgada pelo site Jalopnik.com. Segundo a reportagem Jim já teria um motor e sistema híbrido para começar o desenvolvimento do seu LMP.

“Estamos avançando no desenvolvimento de nosso programa LMP1 para 2017 e já contamos com um motor e um sistema híbrido da Bosch. Ainda estamos a à procura de parceiros e patrocinadores.

“Também estamos trabalhando com uma equipe de clientes para termos esperança que nossos planos continuem.”

O melhor resultado da equipe foi um sétimo lugar no VLN em Nurburgring em Setembro. A próxima etapa será em 17 de Outubro.

Coincidência ou não o único LMP1 com sistema híbrido Bosch atualmente é o Audi R18. De se pensar…   

Pipo Derani tem dia positivo e de adaptação em Fuji

Prova acontece na madrugada do Sábado. (Foto: FGCom)

Com dois treinos livres de 1h30 de duração cada, os pilotos e equipes do FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance) iniciaram nesta sexta-feira (dia 9) os preparativos para a sexta etapa da temporada 2015 no circuito de Fuji, em Shizuoka, no Japão. Correndo pela categoria LMP2, o brasileiro Pipo Derani e os companheiros Gustavo Yacaman (Col) e Ricardo Gonzalez (Mex) conquistaram bons resultados para o #28 Ligier JS P2 (Dunlop / Nissan), da equipe G-Drive Racing.

O trio registrou o segundo melhor tempo na primeira sessão livre do dia (11º no geral) e ficou em terceiro no treino final (12º geral). O melhor tempo foi marcado pelos pilotos Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley, da equipe Porsche, que corre na LMP1 (1min24s460).

Neste sábado (10), Os pilotos terão mais um treino livre e a definição do grid. As 6 Horas de Fuji terão sua largada às 11 horas de domingo (11) no Japão (23 horas de sábado no Brasil).

Derani, que nunca havia pilotado no traçado de 4,56 km e 16 curvas, gostou da pista e teve um dia de boa adaptação. “Foi um dia positivo. Foi bacana para conhecer a pista, que é muito legal. O Gustavo e o Ricardo já tinham andado no traçado, então pra mim foi um dia de adaptação. Mas estamos bem e super motivados. O carro está bom, comparando com os nossos adversários, então isso traz uma confiança extra pra toda a equipe”, declarou o piloto brasileiro, que já subiu quatro vezes ao pódio na temporada (dois segundos e dois terceiros lugares) e está em terceiro lugar na classificação.

“Agora, vamos trabalhar bastante no acerto para a classificação de amanhã e também pensando bastante na corrida. Estamos confiantes para essa etapa e esperamos que amanhã a gente consiga uma dobradinha para a equipe e ai focar totalmente na corrida, que vai ser longa e bem difícil em virtude da competitividade de todo mundo”, concluiu Derani que completará 22 anos na próxima segunda-feira (12).

Trinta e um carros estão inscritos nas 6 Horas de Fuji, divididos nas categorias LMP1, LMP2, LMGTE Pro e LMGTE Am.

Os melhores tempos nos dois treinos livres desta sexta-feira (Top 15 Geral):

Treino Livre 1
1 LMP1 Marcel FÄSSLER, André LOTTERER, Benoît TRÉLUYER (Audi R18 e-tron quattro) 1:24.497
2 LMP1 Romain DUMAS, Neel JANI, Marc LIEB (Porsche 919 Hybrid) 1:25.230
3 LMP1 Lucas DI GRASSI, Loïc DUVAL, Oliver JARVIS(Audi R18 e-tron quattro) 1:25.830
4 LMP1 Timo BERNHARD, Mark WEBBER, Brendon HARTLEY (Porsche 919 Hybrid) 1:26.045
5 LMP1 Anthony DAVIDSON, Sébastien BUEMI, Kazuki NAKAJIMA (Toyota TS 040 – Hybrid) 1:26.633
6 LMP1 Alexander WURZ, Stéphane SARRAZIN, Mike CONWAY (Toyota TS 040 – Hybrid) 1:26.724
7 LMP1 Nicolas PROST, Mathias BECHE (Rebellion R-One – AER) 1:30.867
8 LMP1 Alexandre IMPERATORI, Dominik KRAIHAMER, Daniel ABT (Rebellion R-One – AER) 1:31.357
9 LMP1 Simon TRUMMER, Pierre KAFFER (CLM P1/01 – AER) 1:31.810
10 LMP2 Nelson PANCIATICI, Paul Loup CHATIN, Vincent CAPILLAIRE (Alpine A450b – Nissan) 1:32.701
11 LMP2 Gustavo YACAMAN, Luis Felipe DERANI, Ricardo GONZALEZ (Ligier JS P2 – Nissan) 1:32.778
12 LMP2 Matthew HOWSON, Richard BRADLEY, Nick TANDY (Oreca 05 – Nissan) 1:32.872
13 LMP2 Pierre RAGUES, Oliver WEBB, Christopher CUMMING (Morgan Evo – SARD) 1:32.999
14 LMP2 Nick LEVENTIS, Danny WATTS, Jonny KANE (Gibson 015S – Nissan) 1:33.407
15 LMP2 Roman RUSINOV, Julien CANAL, Sam BIRD (Ligier JS P2 – Nissan) 1:33.828

Treino Livre 2
1 LMP1 Timo BERNHARD, Mark WEBBER, Brendon HARTLEY (Porsche 919 Hybrid) 1:24.460
2 LMP1 Marcel FÄSSLER, André LOTTERER, Benoît TRÉLUYER (Audi R18 e-tron quattro) 1:24.843
3 LMP1 Romain DUMAS, Neel JANI, Marc LIEB (Porsche 919 Hybrid) 1:24.876
4 LMP1 Lucas DI GRASSI, Loïc DUVAL, Oliver JARVIS (Audi R18 e-tron quattro) 1:25.142
5 LMP1 Anthony DAVIDSON, Sébastien BUEMI, Kazuki NAKAJIMA (Toyota TS 040 – Hybrid) 1:26.242
6 LMP1 Alexander WURZ, Stéphane SARRAZIN, Mike CONWAY (Toyota TS 040 – Hybrid) 1:27.149
7 LMP1 Nicolas PROST, Mathias BECHE (Rebellion R-One – AER)
1:29.941
8 LMP1 Simon TRUMMER, Pierre KAFFER (CLM P1/01 – AER) 1:30.727
9 LMP1 Alexandre IMPERATORI, Dominik KRAIHAMER, Daniel ABT (Rebellion R-One – AER) 1:31.094
10 LMP2 Roman RUSINOV, Julien CANAL, Sam BIRD (Ligier JS P2 – Nissan) 1:32.131
11 LMP2 Matthew HOWSON, Richard BRADLEY, Nick TANDY (Oreca 05 – Nissan) 1:32.951
12 LMP2 Gustavo YACAMAN, Luis Felipe DERANI, Ricardo GONZALEZ (Ligier JS P2 – Nissan) 1:32.990
13 LMP2 Pierre RAGUES, Oliver WEBB, Christopher CUMMING (Morgan Evo – SARD) 1:33.526
14 LMP2 Nick LEVENTIS, Danny WATTS, Jonny KANE (Gibson 015S – Nissan) 1:33.545
15 LMP2 Nelson PANCIATICI, Paul Loup CHATIN, Vincent CAPILLAIRE (Alpine A450b – Nissan) 1:33.619

Confira a programação para as 6 Horas de Fuji (Horário de Brasília – 12 horas atrás com relação ao horário local):

Sexta-feira, dia 9
21h50 às 22h50 – Treino Livre 3

Sábado, dia 10
2h10 às 2h30 – Classificatório
23 horas – Largada 6 Horas de Fuji

Você sabia?
Pipo foi o piloto mais jovem na LMP2 a conquistar o máximo de pontos este ano em Spa.

Classificação do campeonato na LMP2 (Top-5):

1 Matthew HOWSON e Richard BRADLEY 122
2 Julien CANAL, Roman RUSINOV e Sam BIRD 108
3 Pipo DERANI, Gustavo YACAMAN e Ricardo GONZALEZ 104
4 Nicolas LAPIERRE 84
5 Scott SHARP, Ryan DALZIEL, David Heinemeier HANSSON 44

Porsche começa na frente em Fuji

Briga intensa entre Porsche #17 e Audi #7. (Foto: Porsche AG)

A Porsche marcou o melhor tempo no segundo treino livre para as 6 horas de Fuji que acontecem na madrugada de Sábado para Domingo (horário de brasília).

Brendon Hartley marcou 1:24.460, com o Porsche #17, superando o melhor tempo da primeira seção que foi do Audi #7 com 1:24.497. Em terceiro o Porsche #18 com uma diferença de pouco mais de  0.416 segundos para o primeiro colocado.

Tempos da primeira seção de treinos.

Tempos da segunda seção de treinos.

Correndo em casa a Toyota ficou com o quinto e sexto tempos da classe. A diferença para o primeiro foi de enormes 1,5 segundos.

Na classe LMP2 a G-Drive marca o melhor tempo com o Ligier #26 de Sam Bird com 1:32.131. A surpresa foi a liderança no primeiro treno do Alpine #36 pilotado por Sam Bird.

O segundo G-Drive, #28 ficou na terceira posição a frente do líder da classe o Oreca #28 da KCMG. Já a equipe ESM não teve um bom treino, ficando nas últimas posições da classe

Entre  os GTE-PRO, o melhor tempo ficou com a Ferrari #51 da equipe AF Corse com Toni Vilander marcando 1:39.922. Fernando Rees com o Aston Martin #99 ficou com o sexto tempo da classe. Já na GTE-AM, o melhor tempo foi do Aston Martin #96.

Andreas Seidl, chefe da equipe Porsche. “Nós tivemos  um primeiro dia muito produtivo com a pista seca o tempo todo. Ambos os carros correram bem durante todo o dia. Na sessão da manhã fizemos uma comparação aero no carro #17, que nos deu um resultado claro. Na segunda sessão estávamos centrados em estes de pneus. É notável que, ao fazer isso, a volta mais rápida foi de Brendon Hartley com de 1:24.460,  mais de dois segundos que a pole do ano passado. A previsão do tempo para domingo prevê chuva, o que certamente irá adicionar emoção extra para a corrida“.

KCMG pronta para duas corridas em Fuji

Equipe é a atual líder da classe LMP2. (Foto: FIAWEC)

Os fãs de endurance terão duas boas razões para não desgrudar da frente do PC neste final de semana. Além da etapa do WEC, ocorre também a abertura da Asian LMS, ambas no circuito de Fuji.

A KCMG que compete na classe LMP2 com um Oreca 05, vai alinhar um Porsche 911 GT3 Cup no certame “regional”. Líder da classe, a KCMG espera fazer uma boa corrida. Os pilotos serão Richard Brandley, Matt Howson e Nick Tandy, que venceram em Nurburgring.

Com uma diferença de 14 pontos para a equipe G-Drive, que conta com 2 carros, os desafios serão enormes. A pista não é desconhecida para Brandley e Howson, já que competiram no Japão pela Super Fórmula. e Fórmula 3.

Após vencer Petit Le Mans pela Porsche Nick Tandy irá correr pela equipe nas três etapas faltantes do WEC. Este será um desafio maior, pois Tandy nunca competiu em Fuji.

Já pela Asian LMS, um Porsche GT3 Cup será alinhado na classe GT AM para os pilotos Paul Ip, James Munro e Christian Ried. Com duas horas de prova o Asian LMS contará com 4 eventos entre 2014 e 2015 para promover o Endurance na região.

Organização também vai alinhar um Porsche GT3 Cup no Asian LMS. (Foto: Divulgação KCMG)

Nick Tandy: “Pessoalmente, não será apenas a minha primeira corrida em Fuji , mas também a minha primeira viagem para o Japão e até mesmo para a Ásia! Eu estava competindo pelo TUSC em Austin, mas eu assisti a corrida e estou satisfeito com os pontos conquistados. Agora, para mim, o meu foco total será o WEC e ganhar este campeonato com a KCMG. “

Paul Ip, dono da KCMG: “Vai ser uma semana muito agitada para a equipe, como nós representamos a Ásia nos dois dos principais campeonatos de resistência em Fuji Speedway neste fim de semana. Estamos ansiosos para as 6 Horas de Fuji e a abertura da Asian Le Mans Series, nesta pista aonde competimos desde 2012 com os nossos programas de F3 e Super Formula. Pessoalmente, eu também estou muito feliz de participar nas 2 Horas de Fuji com James e Christian. Será um novo desafio para mim, mas estou confiante de que podemos produzir resultados positivos neste fim de semana. “

 

Novo modelo de Safety Car da Audi longe de entrar na pista

Por enquanto apenas nos boxes. (Foto: FIAWEC)

Pouca gente notou, mas a Audi vem levando para ultimas etapas do Mundial de Endurance, uma nova versão do Safety Car baseada na última geração do Audi R8.

Equipado com um motor V10 que desenvolve cerca e 610 cv, o novo modelo ainda não apareceu durante as provas, por conta dos poucos acidentes e também pela adoção das bandeiras amarelas que fazem os carros diminuírem a velocidade, afastando a necessidade do carro de segurança para comandar o pelotão.

O responsável pela preparação das duas unidades do R8 é Georg Bauer, enquanto Thierry Veyrie, piloto do SC pode se comunicar com o diretor da prova, Eduardo Freitas.

“Na superfície superior do carro que, obviamente, você tem as luzes, que no lado esquerdo e direito são amarelas, e no meio verde”, disse Bauer . “Dentro de nós temos o sistema de telemetria da FIA e um sistema de rádio para contato com todos os pilotos que estão no carro e nos boxes, além de ter contato com Freitas. A conversa pode ser individual ou com os três ao mesmo tempo.” Explica.

Além dos dois SC, a Audi também fornece três carros médicos, sendo modelos RS4 e RS3. O carro médico oficial conta com um paramédico e um delegado médico da FIA.

O responsável pela condução da “ambulância” é Yannick Dalmas, que venceu 4 vezes as 24 horas de Le Mans. Além de prestar atendimento ao piloto, a unidade também é usada para desativar o sistema híbrido dos LMP1 para evitar possíveis choques durante o atendimento do piloto.

“É um Audi especial, com certeza”, disse Bauer. “É um elo importante em um bom e grande esforço de equipe, a primeira corrida do novo modelo foi na etapa de Nurburgring.”

SMP Racing compete com LMP2 no Bahrain

Planos do time Russo é desenvolver uma versão LMP1 do BR01 para os próximos anos. (Foto: ELMS)

A SMP Racing que compete no ELMS sob a alcunha de AF Racing em parceria com a AF Corse para evitar sanções do governo americano, vai competir com um dos seus BR01 na etapa do Bahrain do Mundial de Endurance.

 Ao contrário do ELMS, aonde a equipe corre com dois protótipos, para o WEC será apena um confiado aos pilotos Nicolas Minassian, Mikhail Aleshin e um terceiro piloto com graadução bronze que ainda será confirmado.

 Com a chegada do BR01, a classe LMP2 terá nove carros. Para o próximo ano a equipe deve competir também nas 24 de Daytona e 12 horas de Sebring.