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Endurance tratado a sério!
Os números do primeiro ano do Porsche 963 LMDh no WEC e IMSA

A Porsche comemora um ano do lançamento do 963 LMDh, protótipo que disputa atualmente o WEC e a IMSA. O balanço positivo da primeira temporada no Campeonato Mundial de Endurance da FIA WEC e no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar inclui três vitórias em corridas, duas pole positions e um total de nove pódios.

Em parceria com a equipe Penske, a Porsche sublinhou o enorme potencial do Porsche 963, especialmente na série IMSA. Nas nove provas com os dois carros de fábrica nos EUA e no Canadá nesta temporada, a equipe sediada em Mooresville (Carolina do Norte), EUA, comemorou três vitórias, duas pole positions e mais quatro pódios.

Na final do Road Atlanta, em outubro, a Porsche perdeu por pouco a conquista do campeonato de fabricantes com o segundo lugar. Assim, as duas equipes de pilotos Nick Tandy/Mathieu Jaminet e Matt Campbell/Felipe Nasr encerraram a temporada em quarto e quinto lugares empatados por pontos.

Aliás, no WEC, na classe Hypercar, a Porsche Penske Motorsport criou vários destaques, com o 963 a alcançar o pódio nas corridas de seis horas em Portimão (Portugal) e Fuji (Japão). No ponto alto da temporada de 24 horas de Le Mans, em junho, o protótipo híbrido de Weissach liderou por diversas voltas. Para marcar o 100º aniversário do clássico de longa distância na França, a equipe de fábrica da Porsche colocou em campo três 963 vestidos com pinturas especialmente projetadas.

Além do mais, durante a temporada de 2023, um total de quatro veículos de corrida adicionais em campanha por equipes de clientes, participaram de ambas as séries. 

“Racing for Charity”: Porsche doou um total de 911 mil euros

Aliás, para marcar os 75 anos dos automóveis desportivos Porsche, o fabricante sediado em Stuttgart iniciou uma extensa campanha de angariação de fundos durante as 24 Horas de Le Mans: Para cada uma das voltas completadas pelos três pilotos de fábrica do Porsche 963, 750 euros foram destinados a um fundo especial. em apoio à campanha “Corrida pela Caridade”. Além disso, os protótipos completaram um total de 733 voltas no 100º aniversário do maior evento de resistência do mundo.

Por ocasião do seu aniversário, a Porsche completou o valor doado de 549.750 euros para 911.000 euros. O dinheiro foi para três organizações de caridade. Na véspera do início das 24 Horas de Le Mans, o organizador Automobile Club de l’Ouest atribuiu à campanha “Racing for Charity” o primeiro lugar no “Prémio de Resistência Sustentável”.

“Embora minha avaliação geral do ano de estreia do Porsche 963 em sua campanha internacional seja positiva, não estamos satisfeitos”, conclui Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport. 

“Estabelecemos um programa enorme para 2023. Enfrentamos duas das maiores séries de resistência do mundo com dois carros de fábrica e montamos uma estrutura operacional completamente nova em colaboração com a equipe Penske”.  Além disso, construímos, entregamos e oferecemos suporte a quatro veículos de clientes no primeiro ano. A nossa curva de aprendizagem ao longo dos últimos meses tem sido acentuada e tenho a certeza que com estas experiências alcançaremos os objetivos que nos propusemos para a próxima temporada. A Porsche pertence ao topo. Estamos determinados a continuar a seguir este caminho.”

2023 IMSA: Penske Motorsport obtém o maior número de vitórias de todas as equipes

Porsche foi mais bem sucedida na IMSA. (Foto: Porsche)

Entre o primeiro fim de semana de corrida no final de janeiro e o final da temporada em outubro, os dois carros de corrida da equipe de fábrica completaram 5.768 voltas como parte das sessões oficiais – um total de quase 28.500 quilômetros.

Apesar disso, depois de um início de temporada decepcionante em Daytona, o protótipo híbrido demonstrou seu potencial pela primeira vez na segunda rodada em Sebring. No emocionante final do clássico de 12 horas, ambos os 963 Porsches estiveram por vezes a caminho da vitória, apenas para desistirem simultaneamente após um acidente bizarro a sete voltas do final. No entanto, a tão esperada primeira vitória ocorreu em 15 de abril de 2023, na espetacular corrida urbana de Long Beach, Califórnia.

Para correr pelas ruas da cidade portuária nos arredores de Los Angeles, a Porsche Penske Motorsport confiou em uma estratégia ousada, mas perfeita. A equipe de fábrica optou por não trocar os pneus durante o pit stop e assim economizar um tempo crucial.

A vitória em Long Beach

Graças a isso, ambos os 963 assumiram a liderança da corrida. Nick Tandy e Jaminet defenderam-se dos repetidos ataques dos rivais para levar a bandeira em primeiro lugar. Aliás, o carro irmão dirigido por Campbell e Nasr  encerrou o fim de semana com o terceiro lugar. Este triunfo deu um grande impulso a toda a equipa.

“A corrida de Long Beach ficará para a história como um dos momentos decisivos para a nossa equipe”, comenta Jonathan Diuguid, Diretor Geral da Porsche Penske Motorsport.

“Conseguir a primeira vitória com o Porsche 963 apenas na nossa terceira corrida da temporada IMSA foi um momento incrível para nós. Neste mesmo fim de semana, a equipe do WEC apoiou isto com o nosso primeiro pódio em Portimão”. 

“Para que alcancemos esse sucesso, toda a equipe da Porsche Penske Motorsport trabalhou muito até chegar a esse ponto. Naquele dia, no sul da Califórnia, jogamos um jogo de estratégia, que certamente era arriscado, mas valeu a pena. Assim que o carro #6 saiu na frente, o carro irmão jogou perfeitamente para ajudar a defender a liderança”, explicou.

“Essa corrida foi o ponto de partida da nossa corrida pelo campeonato IMSA e foi um momento monumental para o avanço da equipe. Esse fim de semana é algo que nunca esqueceremos.”

Perdas e ganhos

As melhorias sistemáticas nas áreas de configuração de veículos e processos de equipe renderam rapidamente mais destaques. No quarto fim de semana da temporada no Autódromo de Laguna Seca, Campbell conquistou a primeira pole position do 963. Na corrida seguinte de seis horas em Watkins Glen, Tandy/Jaminet cruzaram a linha de chegada em primeiro. Infelizmente, pouco depois, a vitória foi anulada durante a inspeção técnica: o desgaste  no assoalho dianteiro ficou menos de um milímetro fora da tolerância legal.

“Perto do meio da temporada, o progresso que estávamos fazendo na série IMSA e no FIA WEC tornou-se óbvio”, reflete Urs Kuratle, diretor de fábrica do programa LMDh da marca.

“Os fortes desempenhos e sucessos valiosos motivaram enormemente toda a equipe e mostraram que nosso trabalho sistemático para melhorar nas áreas de configuração de veículos, estratégia de corrida e processos de equipe está dando frutos”.

Sucesso na IMSA

Nesse interím, na corrida seguinte, em Mosport (Canadá), os carros terminaram no meio do grid – mas então veio a grande recuperação: Campbell/Nasr comemoraram a sua primeira vitória da temporada em Road America. Seis semanas depois, os dois carros  alcançaram uma dobradinha impressionante em Indianápolis – catapultando a Porsche para o topo da classificação antes da grande final em “Petit Le Mans”.

Na última corrida da temporada, Lady Luck não esteve com a equipe. A sexta posição compartilhada pelos candidatos ao título Tandy e Jaminet foi desviada para o abandono devido a um acidente causado por outro competidor. O mau momento com as bandeiras amarelas do percurso completo frustrou a chance de vitória do carro irmão.

“Embora seja uma pena não termos coroado a nossa primeira temporada na série IMSA com um título, no geral a temporada foi positiva”, afirma Thomas Laudenbach. “A competição na América do Norte foi acirrada e emocionante durante toda a temporada. Cada fabricante adicionou destaques e o campeonato esteve cheio de suspense até a última rodada. Foi um espetáculo para os torcedores e um prazer para todos os envolvidos. No próximo ano voltaremos com força total e com toda a experiência que adquirimos!”

FIA WEC: Porsche 963 afirma-se como o carro de corrida LMDh mais rápido

No WEC, Porsche também tevre um ótimo desempenho. (Foto: Porsche)

No WEC, as condições que a equipe de fábrica da Porsche Penske Motorsport enfrentou foram diferentes das da série IMSA. No cenário internacional, os carros de corrida da categoria LMDh enfrentaram veículos que cumprem os regulamentos da LMH na classe Hypercar.

Do mesmo modo, encontrar um equilíbrio de desempenho (BoP) adequado para os vários conceitos revelou-se difícil no ano de estreia. Ao longo da temporada, os protótipos LMH das fabricantes rivais Toyota e Ferrari estiveram na frente. Os carros LMDh da Porsche e Cadillac duelaram pelo terceiro lugar – com sucesso para o fabricante de carros esportivos de Stuttgart.

Sucessos na Europa

O Porsche 963 utilizado pela equipe de fábrica baseada em Mannheim subiu ao pódio do vencedor pela primeira vez após a segunda corrida da temporada em Portimão, Portugal.

O progresso consistente da equipe tornou-se evidente no ponto alto de Le Mans, quando os veículos da Porsche Penske Motorsport e da equipe parceira Hertz Team Jota lideraram o pelotão durante mais de 200 quilómetros. Na corrida de seis horas em Fuji, no Japão, a equipe de fábrica do WEC encerrou sua forte campanha com outro pódio.

Aliás, a primeira participação do Porsche 963 administrado pelo cliente ocorreu em maio de 2023. Inicialmente, a Hertz Team Jota (FIA WEC) e a JDC-Miller MotorSports (IMSA) entraram na competição, seguida pela equipe Proton Competition no segundo semestre do ano. 

Ou seja, fazer campanha com um veículo adicional em cada série. Durante a temporada, os parceiros da Porsche Motorsport alcançaram resultados louváveis. O 963 do Team Hertz Team Jota, por vezes assumiu a liderança geral nas 24 Horas de Le Mans e impressionou com fortes tempos de volta.

No final da temporada IMSA, a Proton Competition comemorou o pódio no “Petit Le Mans” em Road Atlanta. Com um total de 27.598 quilômetros de pista, as três equipes dos clientes ganharam uma experiência crucial com os seus quatro veículos.

Estatísticas do Porsche 963 na temporada de 2023 (equipe de trabalho, em novembro de 2023):

Vitórias: 3

Poles: 2

Resultados do pódio: 9

Voltas de corrida mais rápidas: 1

Melhores tempos em treinos: 8

Velocidade máxima: 345,6 km/h (Le Mans)

Número de pit stops durante as corridas: 292

Total de quilômetros percorridos: 103.306

Quilômetros percorridos (sessões oficiais): 63.180

Quilometragem de teste: 40.126

Número de circuitos (corridas e testes): 24

Quilômetros na liderança: 2.978 (599 voltas)

Pilotos utilizados (corridas e provas): 13

Piloto com mais quilómetros: Nick Tandy (11.401 km)

Pista de teste usada com mais frequência: Paul Ricard (4.943 km)

Total de quilômetros desde o lançamento do projeto em 2022: 133.470