Mudanças nos regulamentos do ELMS e LMC para 2022

(Foto: Divulgação)

O ACO reveu alguns pontos do regulamento dos campeonatos do European Le Mans Series e Michelin Le Mans Cup para 2022. As alterações visam o corte de custo para as equipes e trarão um maior disputa. 

A Le Mans Cup, que tinha provas de 2 horas de duração, passou para 1 hora e 50 minutos. A alteração se faz necessária para que não seja obrigatório uma segunda parada nos boxes. Os protótipos LMP2 que foram atualizados este ano, estão com um motor V8 de 5,6 litros, consequentemente, consomem mais combustível. 

Regulamentos esportivos ELM e LMC para 2022

A mudança reduz o tempo mínimo de condução para 45 minutos para cada piloto, com o tempo perdido na corrida adicionado à sessão de testes do Piloto Bronze.

Os testes obrigatórios antes de cada corrida também foram revistos. Isso foi proibido no  ELMS e Le Mans Cup por sete dias antes de um final de semana de corrida. Para testar na pista que ocorrerá o evento, o tempo aumentou para 30 dias. 

Sistema de Pontos sofre alterações

O sistema de pontos para o ELMS também foi ajustado – A temporada de 2022 verá a retirada dos 0,5 pontos emitidos para qualquer finalizador de classe fora dos 10 primeiros. Qualquer piloto que completar menos de 40 minutos não receberá pontos da corrida. 

A classificação do piloto também foi revista. Agora a organização dos dois campeonatos pode atualizar a categorização durante a temporada, sempre para mais: piloto bronze vira prata, por exemplo. O que diz o regulamento:

“De acordo com o Artigo 1.12 dos regulamentos de categorização, o Comitê ELMS reserva-se o direito de conceder derrogações a seu exclusivo critério (apenas upgrade) aos pilotos – ou tomar qualquer medida esportiva nesse espírito, como penalidade de tempo adicionada no pit lane “.

Outros pontos alterados

  1. O tempo de condução para os pilotos Bronze da classe LMP2 foi estendido para um mínimo de dois stints, a fim de permitir que eles tenham mais tempo de pista.
  2. A regra pitstop foi atualizada para reintroduzir a assistência ao motorista.
  3. Na classe LMP3, quando uma equipe recebe uma penalidade adicionada a um pit stop, isso deve ser feito em adição ao tempo mínimo do pit stop obrigatório. A equipe deve, portanto, atingir seu pitstop respeitando o tempo mínimo e então cumprir sua penalidade.
  4. Os testes privados organizados pelo promotor de cada evento na quinta-feira antes de cada corrida são agora reservados apenas para competidores do ELMS ou para competidores não inscritos no ELMS ou WEC. Um competidor do WEC não poderá mais participar desses testes do ELMS em 2022.
  5. Durante uma corrida, um carro que não der partida por qualquer motivo agora poderá participar da corrida, mesmo que retorne à pista após 3 horas de corrida.

 

 

Published
8 meses ago
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Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.