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Endurance tratado a sério!
Lamborghini conclui homologação para o WEC e IMSA do Hypercar SC63

Após extenso trabalho, a Lamborghini conseguiu homologar o seu Hipercard SC63 para as temporadas 2024 do WEC e IMSA. A confirmação ocorreu nesta quarta-feira, 31.

Vale lembrar que a Lamborghini terá dois programas (WEC e IMSA), em parceria com a equipe Iron Lynx. A homologação da FIA e ACO ocorreu no início do mês. Já o da IMSA ocorreu em dezembro. 

O trabalho incluiu sessões em túnel de vento na Sauber (WEC) e Windshear (IMSA) para verificar as configurações aerodinâmicas do carro para cada respectivo campeonato.

“Acabamos de concluir o procedimento de homologação”, disse o chefe da Lamborghini Motorsport, Giorgio Sanna, a repórteres durante as 24 Horas de Daytona no último final de semana. 

“Primeiro homologamos na IMSA e no início de janeiro fizemos o mesmo com a FIA e ACO. Assim, concluímos todo o processo. Ainda [na semana passada] concluímos o shakedown do primeiro carro de corrida. Esse será o carro para o Catar.”

A preparação da Lamborghini

Lamborghini teve de construir um novo carro após um acidente no circuito de Paul Ricard. (Foto: Lamborghini)

Sanna explicou que o teste do primeiro chassi de corrida foi realizado em Magny-Cours, adjacente à oficina do construtor de chassis Ligier Automotive, com dois testes adicionais planejados antes da abertura da temporada do WEC, em 2 de março.

Enquanto o chassi destinado ao WEC fará voltas no Circuito de Barcelona-Catalunha antes do Catar, o atual chassi de teste da Lamborghini estará disponível no Autódromo Internacional de Sebring para um teste de durabilidade no próximo mês.

“Agora temos dois carros e o terceiro está chegando”, disse Sanna. “A meta é ter [o chassi da segunda corrida] antes de Sebring, mas não é uma prioridade porque temos que cuidar das peças de reposição”, explicou o dirigente. 

Confiança para Sebring

Além disso, Sanna revelou que o carro de teste poderia, teoricamente, ser usado para a estreia do SC63 nas 12 Horas de Sebring. Aliás, o diretor técnico da Lamborghini, Rouven Mohr, disse ao site Sportscar365 que o fabricante completou cerca de 10.000 km de testes até agora.

“Durante o desenvolvimento, fizemos o máximo que podíamos no lado virtual e também na bancada de testes”, disse Mohr. “Já fizemos muitas corridas longas para o motor, para todo o sistema de transmissão e todas as coisas que você pode testar com antecedência”. 

“Com certeza ficou claro que o momento era muito difícil, porque tivemos o lançamento em agosto e sabemos que tínhamos como meta o início de março para a primeira corrida em Doha”. 

“Se você olhar também para a experiência do último mês e anos, é muito difícil ter esse cronograma.

“Por isso tentamos antecipar o máximo que pudemos e, do nosso ponto de vista, até ultrapassamos as metas de quilometragem do carro”.

“A única coisa certa é que faremos outra corrida longa em Sebring porque em Sebring, pensamos especificamente nos requisitos de como a pista é. Este é outro marco que temos que verificar em relação à confiabilidade com certeza”, finaliza.