IDEC Sport vence as 4 Horas de Monza pelo ELMS
A equipe IDEC Sport venceu na manhã deste domingo, 03, a etapa de Monza do European Le Mans Series. Portando, o Oreca 07 #28 pilotado por Paul Loup Chatin, Patrick Pilet e Paul Lafarque, não vencia uma prova do ELMS desde 2019.
Primeiramente, O time francês largou na nona posição e foi escalando o pelotão. O Oreca #37 da equipe COOL Racing liderava, quando Pilet parou nos boxes.
Contudo, a liderança passou para as mãos da equipe Prema, pilotado por Ferdinand Habsburg. A equipe italiana perderia o primeiro lugar quando uma parada mais lenta de Lorenzo Colombo. O que fez Lapierre brevemente voltar à liderança antes de Pilet pular na frente.
Leia também: Nova versão do Porsche 911 GT3 R estreia em 2023
A equipe francesa ficaria atrás da Prema graças a uma boa condução de Colombo, que voltou por Lapierre antes de entregar a Deletraz, que saiu dos boxes na frente do carro da IDEC.
Paul Loup Chatin, agora no #28, ultrapassou Deletraz, pouco antes de IDEC e Cool Racing receberem penalidades de 20 segundos por uma infração durante um período de bandeira amarela.
Luta pela vitória
Chatin, no entanto, fez um stint forte para estender sua vantagem a ponto de conseguir parar, cumprir sua penalidade e manter a liderança da corrida.
Desse modo, o francês controlou a diferença e cruzou a linha de chegada em primeiro. O Oreca #65 da Panis Racing de Job van Uitert, Julien Canal e Nicolas Jamin, que liderou a corrida na primeira volta, terminando em segundo.
O carro da Prema se recuperou de uma penalidade de dez segundos por uma infração de pit stop para completar o pódio, com Deletraz passando o #21 da Muehlner Motorsport de Thomas Laurent, Ugo de Wilde e Matthias Kaiser nos minutos finais.
Por fim, a United Autosports terminou em quinto, enquanto a Nielsen Racing venceu na classe LMP2 Pro/Am. Na classe LMP3 a Inter Europol Competition chegou em primeiro.
Proton Competition vence na classe GTE em Monza
O Porsche #77 da equipe Proton Competition conquistou o primeiro lugar na classe GTE, após a Ferrari da equipe Iron Lynx ser desclassificada.
A Ferrari 488 GTE Evo #60 de Davide Rigon, Matteo Cressoni e Claudio Schiavoni conquistou a liderança da corrida na última hora.
Nesse sentido, Rigon ultrapassou cinco concorrentes para assumir a liderança da classe. Tendo o Porsche #77 na segunda posição.
Porém, a Ferrari foi desclassificada após a corrida, promovendo o Porsche à liderança da classe. Por fimn, a Ferrari Kessel Racing nº 57 de Takeshi Kimura, Mikkel Jensen e Frederik Schandorff terminou em segundo, com a Absolute Racing em terceiro.