Nova versão do Porsche 911 GT3 R estreia em 2023

Nova versão do Porsche 911 GT3 R estreia em 2023

(Fotos: Porsche)

A nova versão do Porsche 911 GT3 R chega para as equipes de clientes em 2023. Mesmo o carro já estando pronto, ele está cumprindo um extenso cronograma e testes. A informação foi confirmada pelo gerente de projetos da Porsche, Sebastian Golz.

O carro é baseado na geração 992 do 911 de rua. Assim, o carro realizou testes nos circuitos de Spa-Francorchamps, Barcelona e Monza

“Estamos mais ou menos no final da fase de desenvolvimento do carro”, disse Golz ao site Sportscar365. “Já fizemos nossa corrida de resistência, então o lado da confiabilidade é adequado. Estamos em boa forma. O carro está funcionando bem e a linha de base definitivamente está lá”, afirma.

Leia também: Porsche 963 é revelado na Inglaterra

“Agora temos tempo para definir como queremos introduzir a configuração do carro em 2023. Isso precisa de um pouco mais de ajuste porque estamos definindo o carro para os próximos anos.”

Desse modo, a nova versão testou ao lado da versão 2019, alcançando bons números de desempenho. Vitórias ​​conquistadas por equipes que correram o Porsche GT3 2019 incluíram GPX Racing e ROWE Racing nas 24 Horas de Spa e Manthey Racing nas 24 Horas de Nürburgring.

“Temos uma meta alta a cumprir”, observou Golz. “O novo carro deve, no mínimo, ter um desempenho no mesmo nível que o atual.

“Acho que em todos os testes, juntamos o carro novo ao carro atual. Nós os testamos nas mesmas condições ao mesmo tempo, também trocando pilotos entre eles como referência”. 

“Sempre foi feito nos mesmos pontos teóricos do BoP que colocamos no carro. E então dirigimos e pudemos comparar a dirigibilidade, desempenho, velocidade máxima e aceleração. Isso ajuda você a julgar onde você está no carro novo.”

Mudanças

O novo carro possui avanços na parte aerodinâmica, mesmo que o carro seja semelhante ao antigo. “No começo, a linha de base era muito boa”, disse ele. “O desempenho estava diretamente lá, então fomos capazes de competir diretamente fora da caixa. Mas no começo, há algumas coisas que não achamos corretas”.

“No lado da velocidade máxima, tivemos que descobrir por que o carro não era tão competitivo quanto o antigo. Descobrimos que havia algo errado no carro, então reconhecemos e verificamos com nossas simulações e as informações da pista que tínhamos”. 

“Então encontramos o problema, então foi muito importante ter esse carro de referência na pista. Vimos que havia algo errado e descobrimos qual era o problema, e mudamos isso, então agora estamos do lado onde esperávamos estar”. 

“Se você está sozinho, talvez seja por causa das condições ambientais, da pista ou dos pneus. Você nunca sabe claramente qual é o motivo. Mas se você tem um carro de referência lá, sabe que deve ser diferente, para melhor ou para pior.”

Nesse sentido, o carro deve ser homologado ainda em 2022, sendo elegível para as primeiras corridas de 2023 como a 24 Series. 

Published
1 mês ago
Categories
Porsche
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.