Ford confirma Oreca como fornecedora de chassi para o seu Hypercar no WEC

Durante os preparativos para as 24 Horas de Le Mans 2025, a Ford Motor Company confirmou seu retorno à categoria principal do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) a partir de 2027. O anúncio, feito nesta sexta-feira, 13, revelou dois pilares do novo programa Hypercar da marca: a parceria com a fabricante francesa ORECA, responsável pelo chassi do protótipo, e a nomeação do engenheiro Dan Sayers como chefe do projeto.

A apresentação aconteceu no Circuito de La Sarthe, em Le Mans, em meio à maior reunião de modelos de corrida Mustang já realizada. O presidente e CEO da Ford, Jim Farley, destacou a ambição da marca em repetir a história e voltar ao topo da prova mais tradicional do endurance mundial.

“Trazer a Ford de volta à classe principal em Le Mans sempre foi um sonho, especialmente para nosso presidente executivo Bill Ford. Estamos voltando para vencer. Já se passaram 56 anos desde nossa última vitória geral aqui. Isso é tempo suficiente,” afirmou Farley.

Parceria com a ORECA fortalece retorno da Ford ao topo do endurance

Além disso, com vasta experiência nas categorias de protótipos, a ORECA será a fornecedora oficial do chassi do Ford Hypercar. Porém, segundo o regulamento do WEC, apenas quatro fabricantes estão homologados para fornecer as estruturas básicas dos carros da categoria, e a ORECA é uma das principais referências do setor, com 10 vitórias consecutivas em Le Mans na classe LMP2 e mais de 240 triunfos em competições internacionais.

“Estamos honrados com a escolha da Ford. Essa parceria reforça nosso compromisso com o mais alto nível do automobilismo e com a lendária Le Mans,” declarou Hugues de Chaunac, presidente do Grupo ORECA.

Além disso, o novo protótipo da Ford será 100% desenvolvido, construído e operado pela própria montadora. A estreia ocorrerá nas 24 Horas de Le Mans de 2027, na 95ª edição da prova.

Dan Sayers lidera o projeto Ford Hypercar no WEC

Com passagens por equipes de ponta, Dan Sayers assume como gerente do programa Hypercar da Ford no Mundial de Endurance. O engenheiro britânico chega após atuar como diretor de programa da Red Bull Ford Powertrains. Contribuindo diretamente no desenvolvimento das unidades de potência para a Fórmula 1 de 2026. Antes disso, foi responsável pelo desenvolvimento do V12 Vantage na Aston Martin Racing. Além de ter experiência em projetos no WRC, LMP1 e no Rally Dakar.

“Levar a Ford de volta ao seu lar espiritual em Le Mans é uma missão especial. Já venci na classe com a Aston Martin, mas buscar a vitória geral com a Ford é uma oportunidade única,” destacou Sayers.

Ford mira o topo em Le Mans após quase seis décadas

Aliás, a última vitória geral da Ford nas 24 Horas de Le Mans aconteceu em 1969. Encerrando uma sequência histórica de quatro conquistas consecutivas com o lendário GT40 entre 1966 e 1969. Em 2016, a marca retornou ao evento com o Ford GT, vencendo na classe GTE Pro. Desde 2024, compete na categoria GT3 com o novo Mustang GT3.

Com o novo projeto Hypercar, a Ford deixa claro que seu retorno ao topo do WEC e de Le Mans é estratégico e com ambição total de repetir a história contra rivais como Ferrari, Toyota, Porsche e Peugeot.