FIA divulga primeiro BoP para o WEC
A organização do Mundial de Endurance divulgou nesta sexta-feira, 23, o BoP inicial para a temporada 2021 do WEC. As alterações técnicas foram divulgadas antes dos testes oficiais, que acontecem na próxima semana.
Os pesos mínimos, a energia máxima de restrição e os níveis de potência foram definidos para o Toyota GR010 Hybrid e Alpine A480 Gibson LMP1, que serão os únicos carros da classe LMH que estarão na etapa de Spa-Francorchamps.
Pesando 1.040 kg, o Toyota terá uma potência máxima de restrição de 964 MJ e potência de pico de 520 kW (697 cv). Já o Alipine que será 110 kg mais leve com 930 kg, mas terá energia reduzida por stint (920 MJ) e uma potência máxima de 450 kW (603 HP).
BoP das classes GTE
Um novo sistema BoP substituiu a Equivalência de Tecnologia (EoT) anterior na classe superior do campeonato na nova classe LMH. O BoP inicial da classe GTE-Pro e GTE-Am também foi definido antes do início da ação na pista na próxima segunda-feira.
Tanto o Ferrari 488 GTE Evo quanto o Porsche 911 RSR-19 terão pesos mínimos quase idênticos de 1260 kg e 1259 kg, respectivamente, enquanto o Chevrolet Corvette C8.R tem peso mínimo de 1235 kg.
A potência para o Ferrari equipada com motor turbo e Porsche e Corvettes aspirados também foram definidas. A classe GTE-Am, que contará com o Porsche de 2019 pela primeira vez, vê um desempenho ligeiramente reduzido se comparado a classe Pro, como aconteceu nas temporadas passadas.
O Porsche, funcionará com um restritor de ar de 30,3 mm (x2) na classe GTE-Am e de 30,8 mm na classe GTE-Pro.