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Endurance tratado a sério!
Toyota pronta para a estreia do GR010 Hybrid
GR010 Hybrid é o primeiro protótipo da Toyota. (Foto: Divulgação)

A temporada 2021 do Mundial de Endurance inicia no próximo dia 29 de abril, com as 6 Horas de Spa-Francorchamps. A nona temporada do WEC marca a estreia dos Hypercars, uma nova geração de protótipos que marca o fim dos modelos LMP1. 

A Toyota, presente no campeonato desde sua criação em 2012, foi uma das primeiras a desenvolver um novo carro que atendesse os regulamentos da FIA/ACO. Assim nasceu o GR010 Hybrid. 

O atual campeão mundial e três vezes vencedor de Le Mans, a Toyota Gazoo Racing, é o primeiro fabricante no grid com o novo modelo em 2021, ao lado da Scuderia Cameron Glickenhaus, com Audi, Ferrari, Peugeot e Porsche entre os que se juntarão ao campeonato nos próximos anos.

Após um intenso programa de testes de pré-temporada, o GR010 Hybrid está pronto para sua estreia nas corridas, com o objetivo de defender seus títulos mundiais e vencer pela quarta vez consecutiva as 24 Horas de Le Mans com um alinhamento de pilotos inalterado. Pela quarta temporada, os campeões mundiais Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López dividem o #7, enquanto os vencedores de Le Mans de 2020 Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley estão ao volante do #8.

Apesar de milhares de quilômetros de teste já completados em três circuitos diferentes desde que o novo carro nasceu em outubro do ano passado, a etapa final de preparação para Spa ainda está por vir, com um teste oficial ocorrendo no lendário Belga  entre 26 e 27 de abril. Isso representa a primeira vez que o GR010 Hybrid estará na pista com carros rivais, dando à equipe e aos pilotos uma importante oportunidade de avaliar o novo carro no tráfego e contra seus principais concorrentes Alpine, que corre com um carro LMP1.

Os números do GR010 Hybrid

O GR010 apresenta uma unidade elétrica dianteira, oferecendo 272 CV de potência híbrida e tração nas quatro rodas a velocidades acima de 120 km/h. Combinado com um motor V6 de 3,5 litros, o piloto tem 680 CV à sua disposição, sem restrições ao uso de combustível.

Em termos de comparação, o TS050 Hybrid pesava 162 kg a menos e ostentava 1000 CV, embora as rígidas restrições de combustível por volta limitassem efetivamente as velocidades máximas.

Com essas diferenças fundamentais em comparação com seu predecessor, os pilotos precisarão adaptar sua abordagem, enquanto os engenheiros ajustam o novo Hypercar para desempenho máximo, especialmente ao passar pelos carros mais lentos LMP2 e GT.

Além do desempenho na pista, toda a equipe também tem que se adaptar aos novos regulamentos que limitam o tamanho da tripulação operacional no circuito a 43 membros. Esta medida de economia de custos requer uma reorganização significativa e flexibilidade das equipes de mecânica e engenharia para manter seus altos padrões de suporte em pista, com Spa sendo a primeira vez que a equipe enxuta operará em um ambiente competitivo.

Um início de semana desafiador é, portanto, esperado, com 12 horas combinadas de testes na segunda e terça-feira para o prólogo antes da corrida começar com uma única sessão de treinos na quinta-feira. Uma sexta-feira movimentada serão duas sessões de treinos antes do grid de largada para a corrida de sábado ser decidido em um novo formato de qualificação, quando um piloto por carro fará uma única volta.

A Toyota já venceu em Spa cinco vezes vitórias desde a sua primeira corrida no WEC  em 2013 e, apesar de um forte desafio esperado dos seus concorrentes, a meta é começar a temporada com o máximo de pontos.

“Este é o início de uma nova era emocionante do Hypercar nas corridas de endurance, onde muitos competidores lutarão uns contra os outros em Le Mans. Os fãs estão todos ansiosos por isso, e nós compartilhamos seu entusiasmo. Estou orgulhoso de que a Toyota GAZOO Racing estará no grid no início desta era. Nosso TS050 HYBRID marcou o fim da primeira fase de nosso projeto WEC; lutamos muito para melhorar nossa tecnologia híbrida  e isso agora está contribuindo para fazer carros cada vez melhores para os clientes da Toyota”. 

“Agora começamos uma segunda fase e devemos lutar novamente como uma equipe para empurrar os limites de nosso híbrido, para entregar carros esportivos mais emocionantes no futuro para nossos clientes. Por meio do GR010 Hybrid, aprimoramos nosso pessoal, tecnologia e processos. Esta temporada não será fácil porque enfrentaremos competidores determinados que vão nos pressionar muito, mas sei que a equipe nunca desistirá”, disse Hisatake Murata, chefe da equipe.