bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Ferrari 296 Challenge é apresentada na Itália

A Ferrari aproveitou o final de semana para apresentar seus carros de competição. Além da 499P Modificata, versão especial do Hypercar que compete no Mundial de Endurance, o fabricante italiano revelou a 296 Challenge. 

Inicialmente, o carro foi apresentado em Mugello, durante o Finali Mondiali, festa anual da Ferrari. Assim, o novo carro é o nono modelo da Ferrari na história de seu campeonato monomarca, que está em sua 32ª temporada.

O 296 Challenge baseia-se no irmão com especificação GT3, do que os modelos anteriores. A ideia é “acostumar” os pilotos em corridas de GT3 no futuro. Assim como o 296 GT3 e o 499P Hypercar, o 296 Challenge tem um motor V6 – uma novidade no Ferrari Challenge. Antes era um motor V8.

Os detalhes da Ferrari 296 Challenge

Carro é movido por um motor V6. (Foto: Ferrari)

A maior mudança em relação ao 296 GTB, em linha com o desenvolvimento do 296 GT3, é que o trem de força híbrido removido para reduzir o peso (e a facilidade de manutenção), enquanto a potência subiu para 700 cv, resultando em uma potência específica recorde – 234 cv/l.

Porém, a 296 Challenge adota soluções aerodinâmicas derivadas do 296 GT3, adaptadas a um ambiente sem considerações de equilíbrio de desempenho. O que gera números de downforce sem precedentes.

Contudo, isto ocorre por causa do S-Duct, que puxa o ar para o radiador central e depois o canaliza através de uma ventilação no capô, o layout da asa traseira em pescoço de cisne (outro elemento que remonta ao desenvolvimento do 296 GT3 ) e uma série de dispositivos que maximizam a estabilidade da força descendente gerada em diferentes condições de acabamento.

O sistema de freios também foi completamente redesenhado com a adoção, pela primeira vez, dos novos discos CCM-R PLUS, que utilizam tecnologia derivada das aplicações mais extremas em pista. O novo sistema melhora drasticamente o desempenho, a vida útil e a consistência dos componentes.

Existem dois novos pneus Pirelli no pacote completo, resultando em um carro que é 2 segundos mais rápido em Mugello do que o 488 Challenge Evo anterior. Ainda mais significativo, o 296 Challenge também pode oferecer esse desempenho de forma consistente durante toda a corrida.

O Ferrari Challenge

Aliás, o 296 Challenge fará sua primeira aparição na temporada de 2024 nas séries europeia e norte-americana do Ferrari Challenge Trofeo Pirelli. Ele fará sua estreia nas séries do Reino Unido e do Japão na temporada seguinte. Nesse Interím, como tem sido tradição sempre que um novo carro é introduzido no Ferrari Challenge, o Ferrari 488 Challenge Evo correrá em uma classe distinta em 2024. 

Por fim, o 296 Challenge é o nono modelo na história da série monomarca da Ferrari. A primeira edição veio em 1993.