bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!

14.03.2010 Sakhir, Bahrain,  All F1 World champions picture - Formula 1 World Championship, Rd 1, Bahrain Grand Prix, Sunday - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Charniaux / xpb.cc
Foto com os campeões vivos da F1…Faltou gente boa ali.
E começou a Fórmula 1 em 2010… Estava esperando muito por esta temporada por todos os motivos que a imprensa divulgou em exaustão nos últimos tempos. A volta de Michael Schumacher, o bom momento de Massa na Ferrari, Alonso, Button em novas equipes e é claro a grande competitividade que tanto foi mostrada nos testes de pré temporada. Não podemos esquecer também das estréias de Bruno Senna e Lucas di Grassi.

O que realmente me chamou a atenção no começo dos trabalhos foi a reunião de todos os campeões vivos nas comemorações dos 60 anos da criação da F1. Para muitos jovens a maioria dos campeões são velhos ou não fazem a menor idéia de quem são e o que fizeram para o esporte. Mais hoje se a F1 é o que é devemos muito a esses grandes campeões. Mesmo não tendo ganhado nenhum título faltou ali Stirling Moss que tanto contribuiu e contribuiu para a F1. E é claro para mim deveriam ter posto uma foto ou algum pertence de Fangio e Senna para mim os melhores dos melhores.

Como é de costume toda primeira corrida de um campeonato de f1 pelo menos nos últimos tempos sempre foi marcada por inúmeras batidas, disputas acirradas e é claro muita emoção. Dada as devidas proporções o GP do Bahrain foi uma prova calma, nos mesmos moldes que as corridas disputadas e Barcelona. Culpa dos pilotos? Carros? Ou da pista? Eu fico com a última opção. As modificações que foram feitas no circuito deixaram o circuito mais longo mais não mais empolgante. Bem não é de hoje que critico essas novas pistas que são apenas bonitas para a TV e totalmente sem graça para os pilotos. Claro que a falta de disputas mais acirradas se deu também ao fato dos pilotos não terem muita noção de como os carros iriam se comportar durante todo o período de corrida e foram cautelosos principalmente os primeiros colocados. Entre Alonso e Massa só faltou depois da primeira ultrapassagem cada um parar e dar uma olhada para ver se não bateram o carro um do outro e pedir desculpas caso isso realmente tivesse ocorrido. Tenho medo que esse medo ou esse respeito possa prejudicar o brasileiro em um momento decisivo. No final da corrida era claro que o carro de Massa estava rendendo muito melhor do que o do espanhol, mas a ordem do brasileiro diminuir o giro do motor para mim foi precipitado. Se o mesmo aconteceu com Alonso a FIA não liberou o radio para conhecimento público. Vamos esperar.

A surpresa para mim foi Vettel. Claro que os testes da pré-temporada já davam a entender que a RBR seria uma time forte e o Alemão um dos favoritos ao título, e como toda equipe tem 2 carros. Aonde foi parar Mark Webber? O mesmo se pergunta de Janson Button. Os dois com a experiência que tem e pelos carros poderiam ter feito mais, principalmente Button que eu estava esperando dar uma boa lição em Lewis Hamilton o que acabou não acontecendo mais tenho fé que vai acontecer. Gostei do desempenho da Force India com o 9º lugar de Liuzzi e 12º de Sutil. Ano passado principalmente nas primeiras corridas sempre eram os últimos colocados e do final da temperada passada, principalmente em circuitos rápidos tem mostrado um bom desempenho, claro que muito desse bom desempenho se dá pelo ótimo motor Mercedes, que também equipa a McLarem que terminou num ótimo 3º lugar e também equipa os carros da…Mercedes.

O Carro “oficial” dos alemães mostrou um desempenho mediano. Deste desempenho podemos dar 90% ao bom trabalho de Rosberg em todo o final de semana foi estável, poderia ter passado Vettel se tivesse mais2 voltas. O 5º lugar foi um bom resultado, principalmente por terminar na frente do mega, hiper, lindo campeão Michael Schumacher. Vamos dar um crédito que é a primeira prova que o Alemão fez em três anos e que falta ritmo de corrida, só que dizer que é impossível ultrapassar soa como piada. Todos e eu digo TODOS conhecem esse tipinho de piloto injustiçado que Schumacher está fazendo. Acabou aquela festa que era feito nas paradas de boxes e que o Schumy sabia fazer como ninguém.Troca de posição? coisa do passado.  Hoje a F1 está muito mais competitiva e com competidores muito preparados e que não tem medo de dividir uma freada com o “grande” Schumacher. Não duvido que Schumacher venha a ganhar uma corrida neste ano só que felizmente não será algo tão fácil para ele, e acreditem ninguém vai facilitar e ter medo dele.

Os brasileiros tiveram um desempenho dentro do esperado . Massa terminou em segundo, devia ter terminado em terceiro pois faltou arrojo na primeira volta ou melhor na primeira curva, Barrichello com o carro mediano que tem conseguiu um bom 10º a frente das 4 “grandes” . Tem muito o que fazer ainda e é claro o carro da Williams é limitado pelo fraco motor Cosworth.
Não vou negar que me emocionei ao ver o nome de Bruno Senna nas tomadas de tempo e todas as vezes que o brasileiro foi filmado nos treinos e nas poucas voltas da corrida, e principalmente na hora em que abandonou e a câmera filmou seu semblante. Era o Ayrton ali naquele carro, o jeito de andar, de sair do carro era como no passado. Espero que Bruno tenha uma ótima temporada e que o seu talento possa prevalecer com um carro que mal conseguia se manter em linha reta. O mesmo carro ruim teve Lucas di Grassi. Essa F1B ou C deve ser revista pela FIA para que os times tenham mais tempo de treino para não prejudicar os carros mais rápidos e provocar sérios acidentes.

14.03.2010 Sakhir, Bahrain,  Fernando Alonso (ESP), Scuderia Ferrari - Formula 1 World Championship, Rd 1, Bahrain Grand Prix, Sunday Podium - www.xpb.cc, EMail: info@xpb.cc - copy of publication required for printed pictures. Every used picture is fee-liable. © Copyright: Davenport / xpb.cc
Não foi com Felipe, mais ver a Ferrari ganhar é sempre bom
Quero terminar a coluna de hoje é claro falando da vitória da Ferrari. Como é bom ver os carros vermelhos na frente né? Não foi uma “grande” vitória pois o carro da RBR foi imbatível até ter problemas, mas corridas são corridas e quem cruza a linha de chegada em primeiro é o vencedor. Queria ter visto Massa em primeiro mais não deu, fica para a próxima. Depois de um 2009 fraco ver os carros vermelhos na frente foi mais um ingrediente para um bom campeonato. Triste é saber que Galvão Bueno é que vai continuar a narrar as corridas. E que venha Melbourne.
Abaixo o resultado final.

1 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1h39min20s396
2 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – + 16s099
3 – Lewis Hamilton (ING/McLaren) – + 23s182
4 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – + 38s713
5 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – + 40s263
6 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) + 44s180
7 – Jenson Button (ING/McLaren) – + 45s260
8 – Mark Webber (AUS/Red Bull) – + 46s308
9 – Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) – + 53s089
10 – Rubens Barrichello (BRA/Williams) – + 1min02s400
11 – Robert Kubica (POL/Renault) – + 1min09s093
12 – Adrian Sutil (ALE/Force India) – + 1min22s958
13 – Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) – + 1min32s656
14 – Nico Hulkenberg (ALE/Williams) – a uma volta
15 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) – a uma volta
16 – Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) – a três voltas
17 – Jarno Trulli (ITA/Lotus) – a três voltas
Abandonos
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) – 30ª volta
Bruno Senna (BRA/Hispania) – 19ª volta
Timo Glock (ALE/Virgin) – 17ª volta
Vitaly Petrov (RUS/Renault) – 14ª volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) – 12ª volta
Lucas di Grassi (BRA/Virgin) – 3ª volta
Karun Chandhok (IND/Hispania) – 2ª volta

1 comentário em “F1 – GP Bahrein Opinião

  1. É amiguinho… a F1 começou…
    e não justificou toda a expectativa em cima dela! Vamos ver na Austrália. Lá normalmente se tem boas corridas. Bahrein realmente não tem sido emocionante nos últimos anos.
    Abraço

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.