bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Etapa noturna do ELMS em Motorland Aragón terá 42 carros

A terceira rodada da European Le Mans Series de 2023 será uma corrida noturna no sábado, 26 de agosto, no Motorland Aragón, na Espanha. Esta será a primeira visita ao local da principal série de resistência da Europa. No grid estarão 123 pilotos e 26 equipes representando 32 nações.

LMP2

Inicialmente, a classe  LMP2 terá sete carros, com os vencedores da primeira rodada Neel Jani, Nico Pino e René Binder indo para a Espanha com uma vantagem de 8 pontos no #30 do Team Duqueine. Na segunda colocação estão os vencedores das 4 Horas de Le Castellet James Allen, Kyffin Simpson e Alex Lynn no #25 da Algarve Pro Racing.

Lista de inscritos

No entanto, com 26 pontos a conquistar em Espanha, a identidade dos líderes do campeonato após as 4 Horas de Aragon pode ser qualquer um dos cinco primeiros carros, com o #65 da Panis Racing (Job Van Uitert, Manuel Maldonado, Tijmen Van Der Helm) e o #47 da COOL Racing (Vladislav Lomko, Reshad de Gerus, José María López ). Eles estão empatados com 26 pontos. Além disso, o #28 da IDEC Sport (Paul Lafargue, Paul Loup Chatin, Laurents Hörr) apenas um ponto atrás, com 25.

Classe LMP2 Pro/Am para Motorland Aragón

Entretanto, na classe LMP2 Pro/Am, o #34 da Racing Team Turkey de Salih Yoluç, Charlie Eastwood e Louis Delétraz conquistou um máximo de 52 pontos até agora nas duas primeiras corridas com vitórias de classe da pole position em Barcelona e Le Castellet.

A equipa de bandeira turca também detém uma vantagem de 4 pontos sobre a Duqueine Team na classificação geral do campeonato. Assim, as outras dez equipes na categoria LMP2 Pro/Am tentarão reduzir a diferença para a Racing Team Turkey na Espanha, com o #83 AF Corse (François Perrodo, Matthieu Vaxiviere, Alessio Rovera) e o #37 COOL Racing (Nicolas Lapierre, Alexandre Coigny, Malthe Jakobsen) liderando o grupo perseguidor com 33 pontos. Estão 19 pontos atrás dos líderes, graças ao segundo e terceiro lugares de cada carro.

O #24 da Nielsen Racing  de Rodrigo Sales, Ben Hanley e Mathias Beche estão em 4º com 24 pontos, graças a dois 4º lugares nas duas primeiras rodadas. Além disso, o ex-campeão do ELMS Filipe Albuquerque retorna à série, substituindo Nelson Piquet Jr no #21 da United Autosports  por uma rodada, já que o brasileiro tem possui compromissos. O piloto holandês Bent Viscaal também retornará ao ELMS no #20 da Algarve Pro Racing.

LMP3

Outra grade completa com 12 inscritos proporcionará  ação  no sábado, 26 de agosto. Os vencedores das 4 Horas de Barcelona, Adrien Chila, Marcos Siebert e Alejandro Garcia voltam para a Espanha liderando o campeonato no #17 da COOL Racing  com a menor margem de 41 pontos.

Além disso, os vencedores da segunda rodada, Jacques Wolff, Antoine Doquin e Jean-Ludovic Foubert, estarão ao volante do carro vencedor das 4 Horas de Le Castellet, o Racing Spirit #31, que está com 40 pontos após o sucesso na França no mês passado.

Já o #13 da Inter Europol Competition Ligier de Kai Askey, Miguel Cristóvão e Wyatt Brichacek lideram o pelotão de dez carros com 26 pontos. Com o #12 da WTM da Rinaldi Racing Duqueine e o #11 da Eurointernational com 19 e 18 pontos, respectivamente.

Jacek Zielonka, da Polônia, fará sua estreia no ELMS na Espanha, juntando-se a Glenn Van Berlo no #10 da Eurointernational.

A classe LMGTE para Motorland Aragón

Outro grid de 12 carros está confirmado na classe LMGTE. Inicialmente, com apenas 13 pontos, dividindo os oito primeiros carros após duas rodadas. O Porsche #60 Iron Lynx de Claudio Schiavoni, Matteo Cressoni e Matteo Cairoli lidera a classificação do campeonato com 30 pontos. Com apenas 3 pontos à frente dos vencedores das 4 Horas de Barcelona Ryan Hardwick, Zacharie Robichon e Alessio Picariello no #16 da Proton Competition.

Assim, depois de sofrer avarias na primeira volta da corrida em Barcelona, ​​​​o Porsche #77 da Proton Competition de Christian Ried, Giammarco Levorato e Julien Andlauer se recuperou na França com a vitória da pole position.  Aém de um terceiro lugar na Espanha. Estão agora com 26 pontos.

Por fim, as próximas quatro vagas são preenchidas por equipes Ferrari. Com o #66 da JMW Motorsport em 4º com 24 pontos, o #50 da Formula Racing com 22 pontos. Além do #55 da Spirit of Race com 20 pontos e o #57 da Kessel Racing com 18 pontos na 7ª posição.

O top 8 é completado pelo #95 da TF Sport com o  Aston Martin Vantage com 17 pontos. As 4 Horas de Aragón ocorrerá no sábado, 26 de agosto. A transmissão será pelo canal do ELMS no Youtube