bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
ELMS: Ferdinand Habsburg conquista a pole em Spa-Francorchamps

Ferdinand Habsburg garantiu sua primeira pole position na European Le Mans Series (ELMS), após uma classificação marcada por pista escorregadia para as 4 Horas de Spa-Francorchamps, quarta etapa da temporada 2025.

O austríaco registrou 2:14.972 com o Oreca 07 Gibson #24 da Nielsen Racing, carro campeão da ELMS em 2022 e que divide com Filipe Albuquerque e Cem Bolukbasi. O desempenho colocou a equipe no topo, apesar da pressão final do Iron Lynx – Proton #9 de Matteo Cairoli, que ficou apenas 0,217s atrás. A Nielsen Racing tornou-se assim o quarto pole position diferente da LMP2 em quatro corridas neste ano.

LMP2: equilíbrio em alta no pelotão

Charles Milesi, parceiro de Habsburg na Alpine Hypercar, levou o VDS Panis Racing #48 ao terceiro lugar, logo à frente de Theo Pourchaire no Algarve Pro Racing #25. A sessão terminou sob bandeira amarela após a saída de pista de Reshad de Gerus (Duqueine), que ficou preso na brita em Bruxelas.

Tempos da qualificação

Gregoire Saucy largará em quinto com o United Autosports #22, seguido pelo Genesis Magma Racing/IDEC Sport #18, onde Daniel Juncadella protagonizou um susto no Raidillon. O carro irmão da IDEC, pilotado por Paul-Loup Chatin, parte da sétima posição, com de Gerus em oitavo.

Na classe LMP2 Pro/Am, Giorgio Roda dominou com o Proton Competition #77, garantindo sua terceira pole de 2025 com 1,6s de vantagem sobre PJ Hyett (AO by TF). O tráfego de Georgios Kolovos (DKR Engineering) frustrou a volta final de Hyett, que ficou em segundo. John Falb, de volta à ELMS substituindo Tony Wells, chegou a figurar no top 4, mas caiu para sexto após ganhos tardios de Rodrigo Sales (TDS Racing) e Francois Perrodo (AF Corse).

LMP3: Jensen mantém hegemonia da CLX Motorsport

Na LMP3, a supremacia da CLX Motorsport seguiu intacta. O dinamarquês Theodor Jensen colocou o Ligier JS P325 Toyota #17 na pole pela quarta vez consecutiva em 2025, com 2:26.054. Jensen, que corre ao lado de Adrien Cosmenil e Paul Lanchere, foi 0,747s mais rápido que Griffin Peebles (WTM by Rinaldi Racing Duqueine).

O top 4 ainda contou com Wyatt Brichacek, que colocou o Ginetta da DKR Engineering entre os primeiros, mostrando a diversidade de fabricantes na categoria. Douwe Dedecker (Inter Europol Competition) e Marius Fossard (Racing Spirit of Leman) completaram a terceira fila.

LMGT3: Berry surpreende no final e tira a pole de Cameron

Na classe LMGT3, o australiano Martin Berry brilhou no fim da sessão e garantiu a pole para o Iron Lynx Mercedes-AMG GT3 #63, com o tempo de 2:37.115, 0,588s à frente de Duncan Cameron no Spirit of Race Ferrari 296 #55.

O francês Clement Mateu (Racing Spirit of Leman Aston Martin Vantage GT3 Evo) liderou grande parte da classificação. Porém, caiu para terceiro após as voltas finais. Ele dividirá a segunda fila com o Proton Competition Porsche 911 GT3 R #60 de Antares Au.

A novata Celia Martin (Iron Dames Porsche) garantiu o quinto lugar, enquanto a Ferrari Kessel #74 de Andrew Gilbert caiu de protagonista inicial para sexto.

Por fim as 4 Horas de Spa terá a sua largada neste domingo, 24, às 07h35. A corrida passará no canal BandSports e também no canal do Grande Prêmio no YouTube. Link abaixo.