Eberhard Mahle morre aos 88 anos

(Foto: Porsche)

Um dos principais pilotos que competiu pela Porsche nos anos 50, Eberhard Mhle, faleceu nesta quarta-feira, aos 88 anos. Eberhard foi Campeão Europeu em 1966. Ele foi o primeiro piloto a ganhar um título internacional em um Porsche 911. Ele já havia alcançado sucesso com outras marcas, como no Campeonato Alemão GT de 1957 em um Alfa Romeo e no German Hill de 1959 com um Volvo. Ele também foi piloto para a Abarth, Borgward e Mercedes-Benz.

As vitórias com modelos Porsche, começaram no final dos anos 50. Em 1959, ele terminou em segundo lugar na Targa Florio ao volante de um Porsche 550 Spyder. Em 1960 ele venceu o Solitude Rally em um Porsche 356 Super 90. “Estamos muito tristes com a notícia de sua morte. Nossos pensamentos vão para sua esposa Karin, sua família e os clubes nos quais Ebs Mahle atuou até a sua velhice”, disse Achim Stejskal, chefe do Porsche Heritage and Museum. “Gostaríamos de agradecê-lo por seus esforços de corrida bem-sucedidos e as inúmeras atribuições para o museu como uma testemunha contemporânea, por exemplo, no Solitude Revival ou em Gaisberg”, salientou. 

Seu pai, Ernst Mahle, fundou o que hoje é a Mahle GmbH com seu irmão Hermann. Os primeiros pistões Mahle de alto desempenho foram testados no Porsche 356 no início dos anos 1950. A partir de então, a empresa Mahle tornou-se fabricante de equipamentos originais da Porsche. Ele começou a pilotar motocicletas e carros quando era adolescente e em 1954 começou sua carreira de piloto com um DKW 3 no Solitude Rally e obteve a vitória na classe. Eberhard Mahle comprou seu primeiro Porsche naquele mesmo ano. Apesar dos modestos 1100cc do motor boxer, no ano seguinte ele terminou em sexto na subida de Achalm perto de Reutlingen.

Em 1963, o jovem Suábio havia participado de aproximadamente 210 corridas e ralis, levando a seis vitórias gerais e mais de 150 vitórias em classes. Depois de um grave acidente com um kart em 1964, Eberhard Mahle passou um ano e meio no hospital. 

Mahle em agosto de 1996 no evento Solidão no 550 Spyder. (Foto: Divulgação)

Em 1966, ele havia se recuperado a tal ponto “que queria tentar novamente”, como ele mesmo disse. Em 1966, ele ganhou não apenas um troféu, mas também um título na classe GT sem limitação de cilindrada no Campeonato Europeu de Hillclimb. “Isso foi perfeito para mim”, relembrou Eberhard Mahle.

Eberhard Mahle queria experimentar um 911, mas o gerente de corrida da Porsche, Huschke von Hanstein, estava cético. Ele só tinha carros de rally disponíveis e “Além disso, você nunca pode ganhar se a Ferrari e a Ford estiverem competindo com mais de 300 cv”.

No entanto, Mahle não se intimidou e, por meio de seu amigo Gerhard Mitter, comprou um 911 usado construído em 1965 com uma potência aumentada para 165 cv. Os adversários dominaram na primeira prova em Rossfeld, uma pista relativamente bem construída com poucas curvas. No entanto, Mahle ainda ficou em terceiro.

Eberhard Mahle com o 911 2.0 (com 166 cv) em Rossfeld 1966, primeira corrida do Campeonato Europeu de Montanha. (Foto: Porsche)

As outras pistas se adaptaram muito melhor ao piloto e ao veículo: muitas curvas, muitas frenagens fortes, muita aceleração. Era perfeito para o ágil 911. “E um bom piloto pode compensar qualquer déficit de desempenho nessas pistas”, disse Eberhard Mahle modestamente. Em 1966 ele provou ser o melhor. O piloto da Suábia venceu todas as outras corridas na classe GT, com exceção da final em Gaisberg, onde colidiu antes de sair e inspecionar os danos. Ele tinha apenas amassado uma asa, mas abandonou a corrida devido ao tempo já perdido. “Eu já tinha uma boa vantagem no campeonato europeu antes de Gaisberg”.  Ele conhecia muito bem o caminho que subia as montanhas ao redor de Salzburgo, desde as corridas anteriores ao seu ano no Campeonato Europeu. Uma rota muito, muito sinuosa e extremamente difícil de dirigir”, disse ele antes de acrescentar “Na verdade, é uma pena não ter terminado aquela corrida”, lamentou na época. 

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8 meses ago
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Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.