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Endurance tratado a sério!
Atual geração de protótipos LMP2 serão elegíveis até 2025 na IMSA

A classe LMP2 e seus atuais protótipos, estarão na IMSA até 2025. A informação é do site sportscar365. John Doonan, presidente da IMSA, enviou um comunicado na sexta-feira,17, para as equipes que competem na classe com o Oreca 07 como modelo predominante. 

“Para permitir que os participantes atuais e futuros em potencial planejem adequadamente com antecedência, a IMSA confirmou hoje que a classe LMP2 com os carros da geração atual continuará a ser elegível no IMSA WeatherTech SportsCar Championship até o final de a temporada de 2025.

“Detalhes específicos sobre os planos futuros da IMSA para elegibilidade LMP3 dentro da série sancionada pela IMSA serão anunciados até 1º de junho de 2023”, dizia o comunicado. 

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A princípio, as classes LMP2 e LMP3 estarão  até o final desta temporada no WeatherTech Championship.

Por fim, a geração de protótipos LMP2 estreou em 2017 no WeatherTech Championship desde que foi separada da DPi em 2019. Um novo LMP2 deveria substituir a safra de 2017 globalmente em 2024. No entanto, adiamentos farão os carros esterem no grid em 2026.

Como será a geração de protótipos LMP2 em 2026? 

Assim, a futura geração de protótipos LMP2 só aparecerá nas pistas em 2026. Os atuais carros serão elegíveis até o final das temporadas de 2025 no ELMS, IMSA e Asian LMS

Além disso, embora não confirme totalmente a eliminação da classe no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, a FIA e a ACO declararam que haverá “ajustes racionais” no grid do WEC a partir de 2024, com o Hypercar e a recém-nomeada classe GT3 tendo prioridade.

“Para acomodar essas duas classes confortavelmente, o ACO e a FIA restringirão a admissão no Campeonato Mundial de Endurance da FIA para equipes Hypercar e GT3 a partir de 2024”, dizia um comunicado da FIA e do ACO.

“Independentemente desta decisão, o LMP2 continua a ser crucial para o endurance  e continuará a formar a primeira classe na European Le Mans Series e na Asian Le Mans Series.

“A partir de 2024, portanto, o ACO manterá pelo menos 15 vagas abertas para carros LMP2 no grid das 24 Horas de Le Mans. Esses lugares serão para as equipes que competem nas séries com o selo ACO”.