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Endurance tratado a sério!
A história de sucesso do Porsche 911 RSR no Mundial de Endurance
A história de sucesso do Porsche 911 RSR no Mundial de Endurance
(Foto: Porsche)

Depois de somar 18 vitórias, cinco títulos de campeão mundial no WEC e três vitórias de classe nas 24 Horas de Le Mans, a Porsche encerrou seu envolvimento de fábrica com o 911 RSR. No próximo ano o fabricante alemão estará na classe Hypercar com o 963 em parceria com a Penske.  

Nesse sentido, o desempenho do 911 RSR é invejável. Na última década, o carro de corrida mais poderoso do centro de desenvolvimento em Weissach deixou uma marca indelével na  classe GTE-Pro. Primeiramente, na temporada de 2013, a Porsche AG adquiriu 51% da equipe de operações da Manthey. A experiente equipe da região de Eifel, na Alemanha, foi então encarregada de comandar o compromisso de fábrica no WEC do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Esta nova fase trouxe sucesso imediato, com a vitória da classe nas 24 Horas de Le Mans de 2013.

2013 – 2016: vitória na classe Le Mans no primeiro ano, muitos sucessos internacionais

A vitória em Le Mans de 2013. (Foto: Porsche)

Por ocasião do 50º aniversário do Porsche 911, Marc Lieb, Richard Lietz  e Romain Dumas triunfaram na nova categoria GTE-Pro. O carro irmão terminou em segundo lugar. Esse resultado me deixou sem palavras”, sorriu Olaf Manthey, que dirigia o time na época. Para o piloto vitorioso Marc Lieb, um sonho também se tornou realidade: “Nossa equipe era nova e o carro também. Nas duas primeiras corridas do ano ainda faltou um pouco de ritmo”, relembra o campeão do WEC 2016. 

“Depois veio nosso pacote Le Mans. Imediatamente me senti ótimo. Na corrida, lutamos em meio ao pelotão em condições complicadas e mutáveis. A chave do nosso sucesso foi que, ao contrário dos nossos rivais, conseguimos fazer três stints com um jogo de pneus.” Após 24 horas, o Porsche 911 RSR #92 cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, mais de dois minutos à frente do carro irmão.

“Não esperávamos vencer e foi isso que tornou tudo tão maravilhoso para a Porsche, para a equipe e para nós, pilotos”, diz Lieb. Ainda assim, foi a vitória mais triste da minha carreira”. O motivo: um trágico acidente ofuscou as 24 Horas de Le Mans em 2013. O piloto da Aston Martin, Allan Simonsen, perdeu a vida no início da corrida após colidir contra um muro de contenção na curva Tertre Rouge. Em 2007, o amável e muito popular dinamarquês havia disputado Le Mans em um Porsche 911 GT3 RSR.

Mudanças…

A princípio, baseado na geração 991, o 911 RSR de 2013 foi o último de seu tipo a apresentar o clássico motor de seis cilindros na traseira. Em 2014, conquistou vitórias em Silverstone e Xangai. Um ano depois, outro grande passo foi dado: quatro vitórias na classe GTE-Pro em Nürburgring, em Austin, Xangai e Bahrein, além de títulos de fabricantes, pilotos e equipes.

Em 2016, os dois carros de fábrica disputaram apenas Le Mans. Apesar disso,  a temporada seguinte viu a chegada do novo piloto GTE-Pro – desta vez baseado na geração 991 com a unidade de potência montada pela primeira vez na frente do eixo traseiro. Atraindo a admiração de fãs de todo o mundo por seu som incomparavelmente forte, o novo conceito provou ser extremamente bem-sucedido em muitas pistas de corrida em ambos os lados do Atlântico.

2017 – 2019: Novo conceito de veículo e uma performance inesquecível em Le Mans

O desenvolvimento do 911 na Alemanha. (Foto: Porsche)

Tendo em vista a mudança na distribuição de peso – que deu à equipe uma riqueza de novos insights, especialmente em termos de uso de pneus – 2017 foi considerado um ano de desenvolvimento. O processo de aprendizagem foi rápido. Apenas no segundo ano de competição, a equipe no FIA WEC fez uma aparição espetacular em Le Mans – em termos de desempenho e design. Por ocasião do 70º aniversário da marca Porsche, os dois 911 RSR apresentaram um visual histórico. O carro #91, decorado no estilo da lendária pintura dos Rothmans, dominou a qualificação. O piloto italiano Gianmaria Bruni estabeleceu um novo recorde para veículos GTE em Le Mans com um tempo de volta de 3:47,504.

O carro #92 com a pintura Pink Pig dominou a corrida. Kévin Estre, Michael Christen e Laurens Vanthoor marcaram um ritmo implacável e tiveram a sorte do seu lado: venceram a sua classe com uma volta de vantagem sobre o carro irmão partilhado por Gianmaria Bruni, Richard Lietz e Frédéric Makowiecki. 

O Porsche 911 é e continua sendo o melhor carro esportivo do mundo – é um verdadeiro piloto. Nada melhor do que uma dobradinha na classe GTE-Pro e uma vitória na classe GTE-Am em nosso 70º aniversário”, disse o membro do conselho de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche, Dr. Michael Steiner, logo após a corrida.

2018 – 2022: Títulos do Campeonato Mundial e outra vitória de classe em Le Mans

Nesse sentido, enquanto o 911 da geração 2017 garantiu o título do campeonato GTE-Pro no FIA WEC 2018-2019 depois de vencer sua classe em Le Mans, o sucessor já estava esperando nos bastidores: o RSR-19 movido por um motor de 4,2 litros motor de seis cilindros – o maior boxer que a Porsche já colocou em um 911 de corrida naquela fase.

Entretanto, sua estreia em Sarthe em 2019 teve de tudo: em uma classe com 17 carros de seis fabricantes diferentes, os carros #91 e #93 alcançaram resultados no pódio com segundo e terceiro lugares na disputada categoria GTE-Pro. 

Assim, seguiu-se outro pódio em 2021, com 2022 rendendo o tão esperado sucesso em Sarthe. Porem, Richard Lietz, Gianmaria Bruni e o herói local Frédéric Makowiecki acrescentaram outro destaque no último ano do 911 de fábrica, vencendo sua classe nas 24 Horas de Le Mans. A intenção para a última temporada com os carros de fábrica na classe GTE-Pro era reivindicar os títulos do campeonato mundial, mas a equipe perdeu por pouco essa conquista ambiciosa na final no Bahrein.

A despedida do Porsche

“Nos juntamos ao FIA WEC com uma equipe de trabalho no 50º aniversário do 911 e vencemos prontamente as 24 Horas de Le Mans. Na maior corrida de resistência deste ano, as coisas fecharam o círculo com nossa vitória na terceira classe”, afirma Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport.

“Le Mans é o auge das corridas de resistência. Estamos particularmente orgulhosos de nossos sucessos lá. Lutamos muito pelas outras 15 vitórias de classe no FIA WEC e elas são o culminar do tremendo trabalho de nossa equipe e de todos os funcionários que trabalharam neste projeto no centro de desenvolvimento em Weissach. Escrevemos outro capítulo na ilustre história da Porsche Motorsport. Teríamos preferido adicionar mais um título ao nosso total de cinco na partida final. Embora isso infelizmente não tenha funcionado, podemos estar muito felizes com nossas grandes conquistas após uma década de corridas de fábrica. Ao mesmo tempo, estamos olhando para o futuro: em 2023, buscaremos vitórias gerais com o Porsche 963 nas maiores corridas de resistência do mundo. Estamos muito animados com isso!”

Os números de fábrica da Porsche no FIA WEC: 

  • Corridas disputadas: 62 em doze países
  • Vitórias na classe GTE-Pro: 18
  • Pole Positions (GTE-Pro): 20
  • Resultados do pódio (GTE-Pro): 67
  • Quilômetros de corrida percorridos: 155.830
  • Pontos ganhos no campeonato mundial: 2.240
  • Pilotos: 18
  • Maior saída de trabalho: Le Mans 2018 e 2019 cada um com quatro carros
  • Maior velocidade máxima: 312,7 km/h (Le Mans 2022)

2023: O 911 RSR continua correndo, o novo Porsche 963 chega

Nick Tandy e Frédéric Makowiecki pilotarão o Porsche 963 em 2023
Nick Tandy e Frédéric Makowiecki pilotarão o Porsche 963 em 2023. (Foto: Porsche)

Embora o compromisso de fábrica chegue ao fim, o 911 RSR continuará a ser pilotado no FIA WEC: as equipes de clientes  estarão na classe amadora GTE-Am no próximo ano. 

Por fim, com o novo 963, a equipe da Porsche Penske Motorsport está determinada a lutar pela vitória geral nas duas maiores séries de resistência do mundo. Dois protótipos híbridos são inscritos para disputar o FIA World Endurance Championship WEC e o North American IMSA WeatherTech SportsCar.