Porsche confirma pilotos e dois carros para Le Mans
No embalo do lançamento do novo Audi R18, a Porsche confirmou neste sábado seus pilotos para o Mundial de Endurance de 2016, e apenas dois carros para Le Mans. Pelo terceiro ano consecutivo Timo Bernhard, Brendon Hartley e Mark Webber irão compartilhar um dos Porsche 919 Hybrid. No segundo carro Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb.
Para Fritz Enzinger, vice-presidente do programa LMP1 a consistência é a chave da vitória: “O conselho de nunca mudar uma equipe vencedora performance. Nossos pilotos irão executar um formidável 2016. São pilotos que estão com a gente desde o início, e têm contribuído significativamente para o desenvolvimento do Porsche 919. Estamos muito orgulhosos destes seis pilotos, e muito satisfeitos deles estarem com a gente em Le Mans.”
Já Andreas Seidl, chefe de equipe também credita o sucesso do programa aos pilotos: “No diálogo contínuo com os pilotos, estamos sempre tentando melhorar como equipe. Nós confiamos neles e a recíproca é verdadeira. Sem essas performances extraordinárias, a Porsche não poderia ter alcançado este nível sensacional de sucesso em 2015. A cereja no bolo em termos de trabalho de equipe foi o fato de que no final da temporada o trio Bernhard, Hartley e Webber foram capazes para tornar-se campeões do mundo porque Dumas, Lieb Jani e abriram caminho para vencer a corrida. Isso também prova o quanto é importante neste campeonato ter duas equipes igualmente fortes. Vamos construir sobre essa força e continuidade. “
Além disso, em nome da eficiência de custo, as duas empresas do grupo VW Porsche e Audi, concordaram em introduzir dois em vez de três carros nas 24 horas em Le Mans no próximo ano.
Bernhard, Hartley e Webber venceram quatro corridas,(Nurburgring, Austin, Fuji, Xangai) e foram campeões com 166 pontos. Seus companheiros de equipe, Dumas, Jani e Lieb, venceram a última corrida da temporada no Bahrein, ficando em terceiro lugar no campeonato com 138,5 pontos. Em cada um das oito rodadas do WEC o Porsche 919 conquistou a pole position, bem como o segundo lugar no grid. Os campeões mundiais largaram na pole cinco vezes, o carro irmão conseguiu três pole positions.