BoP definido para abertura do FIA WEC no Catar
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A FIA divulgou nesta quinta-feira, 20, o Equilíbrio de Desempenho (BoP) para a etapa de abertura do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), que será disputada na próxima semana, no Catar. Os parâmetros foram estabelecidos antes do prólogo oficial da temporada, que acontece nesta semana.
O BoP do Hypercar define pesos mínimos e potências máximas para os oito modelos da principal categoria. Diferente da temporada passada, os valores estão mais equilibrados, especialmente em relação ao peso, fator determinante no rápido e fluido Circuito Internacional de Lusail.
Hypercar: pesos e potências
O Toyota GR010 Hybrid lidera a tabela de peso com 1.065 kg, seguido pelo Porsche 963, vencedor da etapa catariana em 2024, com 1.064 kg. No outro extremo, o Cadillac V-Series.R é o mais leve, com 1.030 kg, um quilo a menos que o Peugeot 9X8.
Entre os novatos, o Aston Martin Valkyrie LMH estreia com 1.042 kg, sendo o quarto carro mais pesado, atrás de Toyota, Porsche e Alpine A424 (1.043 kg). Ferrari 499P e BMW M Hybrid V8 começam o ano com 1.037 kg.
A diferença entre o carro mais leve e o mais pesado caiu para 35 kg nesta temporada, contra 59 kg em 2024. No ano passado, o Toyota liderava a tabela com 1.089 kg.
Em termos de potência abaixo de 250 km/h, a Peugeot tem a maior potência inicial, com 520 kW (697 cv), 12 kW a mais que os concorrentes. Alpine e Porsche aparecem com 508 kW, seguidos por BMW (505 kW), Aston Martin (504 kW), Cadillac e Toyota (503 kW) e Ferrari (501 kW).
No quesito ganho de potência acima de 250 km/h, a Peugeot sofre uma perda de 5,8% (30 kW), enquanto o Alpine perde 3% (15 kW). Em contrapartida, Cadillac (+3,2%, 16 kW) e Toyota (+3,4%, 17 kW) ganham potência. Porsche, BMW e Aston Martin têm ganhos inferiores a 1%, e a Ferrari mantém o mesmo nível.
LMGT3: balanço de peso e potência para o Catar
Na classe LMGT3, o BMW M4 GT3 EVO é o modelo mais leve, com 1.344 kg, enquanto o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R é o mais pesado, com 1.374 kg. O Mercedes-AMG GT3 Evo, que faz sua estreia na categoria, recebeu um peso inicial de 1.371 kg, tornando-se o segundo mais pesado, seguido pelo Aston Martin Vantage GT3 Evo (1.358 kg).
Cada modelo LMGT3 possui um nível de potência ajustado de acordo com a categoria ‘PX’, que regula a redução percentual de desempenho. No ganho de potência acima de 200 km/h, o Mercedes-AMG GT3 Evo e o Porsche 911 GT3 R se destacam, com aumentos de 9,7% e 9,6%, respectivamente. Em contrapartida, Ford Mustang GT3 e Lexus RC F GT3 são os únicos modelos que perdem potência nesse regime de velocidade.
Com as definições do BoP, as equipes já podem planejar suas estratégias para a abertura da temporada do FIA WEC no Catar. Prometendo um início equilibrado e competitivo para a categoria.