bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
99 Racing vence corrida 1 em Sepang pelo Asian Le Mans Series

A equipe 99 Racing venceu na madrugada deste sábado, 02, as 4 Horas de Sepang, primeira etapa da temporada 2023/24 do Asian Le Mans Series. A prova foi interrompida pela chuva, com 10 minutos para o final. 

Louis Deletraz, Nikita Mazepin e Ahmad Al Harthy saíram vitoriosos no Oreca #99. Além disso, Deletraz teve que resistir a pressão do Oreca da AF Corse  de Matthieu Vaxiviere nos momentos finais, antes de Vaxiviere rodar. E antes do safety car ser acionado faltando 15 minutos para o fim.

Isso foi seguido pelas bandeiras vermelhas, que efetivamente confirmaram a vitória da 99 Racing. E deram ao ex-piloto de Fórmula 1 Mazepin e Al Harthy suas primeiras vitórias em protótipos.

Resultado final

O carro da Duqueine Team controlou grande parte da primeira metade da corrida, com John Falb ultrapassando seu adversário da TF Sport, Michael Dinan, durante a primeira rodada de paradas.

Como foi a prova?

O carro da Duqueine recuou quando a equipe fez a primeira de suas duas paradas, cronometrada em 1:40. Falb passou para Carl Wattane Bennett, mas na metade do caminho, Bennett estava de volta à frente com uma pequena vantagem sobre o número #22 da Proton Competition de Julien Andlauer.

No entanto, quando Andlauer se aproximou e a dupla lutou pela liderança, Bennett girou e ficou preso na brita na Curva 11.

Após uma intervenção do safety car para recuperar o carro da Duqueine atingido, Andlauer liderou e ficou à frente do AF Corse de Alessio Rovera, que caiu depois de ser forçado a fazer um pit stop de emergência durante uma breve bandeira amarela de percurso completo algumas voltas depois.

A caminho da hora final, o carro da Proton, agora com Rene Binder ao volante, manteve uma vantagem de quatro segundos sobre Deletraz, que havia assumido a entrada do 99 Racing de Mazepin.

Briga intensa na classe LMP2

Além disso, a Viper Niza Racing acionou um segundo safety car quando seu carro da classe LMP3 sofreu uma falha na Curva 1. Isso significou que Binder ficou sob pressão imediata de Deletraz em condições agora ligeiramente úmidas.

Tendo assumido a entrada no Oreca de AF Corse, Vaxiviere foi terceiro e logo encontrou Binder para o segundo lugar e pressionou cada vez mais o líder Deletraz à medida que a chuva se intensificava.

Com a chuva obrigando os líderes a usar pneus de chuva, Vaxiviere aproximava-se rapidamente de Deletraz quando cometeu o erro na Curva 11, embora tenha mantido o segundo lugar no carro que dividia com Rovera e François Perrodo.

Cool Racing vence na classe LMP3. (Foto: Asian LMS)

Uma mudança ligeiramente anterior para os pneus de chuva permitiu a Tom Dillmann conquistar o terceiro lugar no DKR Engineering. Partilhado com Alexander Mattschull e Laurents Horr.

Por outro lado, o #22 da Proton Competition trocou os pneus tarde demais. Com Binder lutando nas condições antes de finalmente entrar para os pneus de chuva. Deixando-o em quinto lugar, atrás do irmão #55 Oreca, no qual Harry Tincknell finalizou.

O TF Sport que marcou a pole terminou em sétimo. Sofrendo dois atrasos quando Charlie Eastwood teve que ir aos boxes para trocar o bico do carro após contato com um carro LMP3 na terceira hora. E novamente com uma parada de emergência sob o safety car na hora final. Por fim, a Duqueine finalmente terminou em 11º e último na classe, duas voltas atrás dos líderes.

Cool Racing e Sainteoc vencem em suas classes no Asial Le Mans Series

Audi vence na classe GT. (Foto: Divulgação)

Na classe LMP3, o trio da Cool Racing James Winslow, Danial Frost e Audunn Gudmundsson venceram por mais de um minuto com o #37. Além disso,  a CD Sport venceu a Bretton Racing em uma batalha acirrada pelo segundo lugar, embora a mais de um minuto dos líderes.

A Sainteloc Racing conquistou honras na classe GT com o #42 Audi R8 LMS GT3 Evo II de Christopher Haase, Gilles Magnus e Alban Varutti.

Varutti, piloto como Bronze, conseguiu uma vantagem de quase um minuto no início da corrida. Mas essa vantagem foi zerada no primeiro período do safety car.

Houve ainda mais problemas para a equipe quando Haase parou nos pits durante o segundo safety car. Mas o veterano alemão cronometrou sua mudança para pneus de chuva com perfeição e sobreviveu às traiçoeiras condições finais para levar para casa a vitória.

A Audi conquistou o pódio com o carro #66 da Attempto Racing ficando em segundo, enquanto o segundo carro Sainteloc, o #43, ficou em terceiro. Por fim, a segunda etapa acontecerá neste domingo, 03, às 03h.