Pipo Derani lidera primeiros treinos em Detroit

(Foto: Divulgação)

O brasileiro Pipo Derani liderou os dois primeiros treinos livres realizados nesta sexta-feira, 31, em Detroit. Pipo marcou 1:20.387 na primeira sessão com o Cadillac #31, melhor tempo até agora.

Na segunda posição o Cadillac #10 da Wayne Taylor Racing, pilotado por Jordan Taylor. Hélio Castroneves chegou em terceiro com o Acura #7. Filipe Albuquerque com o Cadillac #5 e Dane Cameron com o Acura #6 da Penske, completaram os cinco primeiros.

Primeiro treino livre

Segundo treino livre 

Na classe GTD, Zach Robichon, liderou com o Porsche #73 da Park Place Motorsport. Estreando na IMSA, Zack, marcou 1:30.011. Na segunda posição Patrick Lindsey, com o Acura #57 da Meyer Shank Racing. A diferença entre ambos é de 0,013 segundos.

Bill Auberlen levou o BMW #96 da Turner Motorsports ao terceiro lugar. O McLaren #76 d Compass Racing que foi danificado no primeiro treino, não participou da sessão.

ALMS Detroit: Quando Acura e Porsche superaram a Audi

Largada da prova de Detroit em 2007. (Foto: Porsche AG)

Detroit recebe neste final de semana a quinta etapa da IMSA em 2019. O circuito já recebeu etapas da Fórmula 1, Indy, Trans-Am, Cart e ALMS. A antiga série de endurance realizou provas em 2007 e 2008, época em que a classe LMP2 rivalizada, pelo menos nos Estados Unidos, com a classe LMP1, lar do Audi R10 TDI.

Resultado 2007

Resultado 2008

As duas etapas foram dominadas por protótipos P2. Acura e Porsche equipes dominantes na classe, conquistaram vitórias no “geral”. Em 2007 o RS Spyder da equipe Penske #7 dos pilotos Romain Dumas e Timo Bernhard, superam os dois Audis inscritos na prova. O #2 de Emanuele Pirro e Dirk Werner, enquanto pilotado por Dindo Capello e Allan McNish. A equipe alemã vinha sofrendo derrotas seguidas para a equipe Penske, que venceu nove das 12 corridas do calendário.   

Na classe GT2, atual GTLM, o primeiro lugar ficou com a Ferrari #62 do brasileiro Jaime Melo e do Finlandês, Mika Salo. Naquele tempo a classe era dominada pela Ferrari 430 GT2 e o Porsche 911 GT3 RSR. A Corvette corrida sem adversário na classe GT1. Dois Panoz Esperante corriam também na GT2, mas não eram páreos para os modelos italianos e alemães.

Audi sofria para vencer. (Foto: Audi AG)

Em 2008 foi a vez da Acura com o modelo ARX-01b vencer a prova, ocupando os três primeiros lugares. Franck Montagny e James Rossiter, com o #26 da Andretti Green Racing, liderou o trio de protótipos japoneses no três primeiros lugares. Gil de Ferran que tinha a De Ferran Motorsports, fechou o pódio ao lado de Simon Pagenaud.  

Os dois protótipos da Audi enfrentaram problemas. O #1 foi excluído por problemas técnicos e o #2 se envolveu em um acidente. Nos dois ano em que a prova foi realizada, apenas três protótipos estavam inscritos na classe LMP1. Além da equipe Audi, a Intersports Racing competiu com um Creation CA06H equipado com um motor Judd em 2007 e com um Lola B6/10 AEA em 2008.

Vencedor na classe GT2 em 2007, Jaime Melo chegou na terceira posição em 2008 com a Ferrari da Rizi Competizione. O primeiro lugar ficou com o Porsche #45 da equipe Flying Lizard Motorsports, dos pilotos Jorg Bergmeister e Wolf Henzler.

Terceira força na ALMS, Acura também venceu provas, (Foto: ALMS)

Na classe GT1 a Corvette teve a companhia de um Aston Martin DBR9, e na GT2 , Ferrari e Porsche dividiram a pista com Ford GT, Dodge Viper, Panoz Esperante e um Aston Martin Vantage GT2.  A prova teve 26 carros inscrito em 2007 e 29 em 2008.

A domínio dos protótipos LMP2 obrigou a ACO mudar o regulamento para 2011, colocando um teto orçamentário, e utilizando motores baseados em esportivos de produção de série, Em 2009  a Audi anunciou que não estaria competindo nem na ALMS em tempo integral, nem na ELMS, depois dos custos saírem do controle após dois anos lutando contra a Peugeot na Europa e a Porsche nos Estados Unidos.

Com a debandada dos times alemães, a ALMS passou por uma reformulação, engordando o grid com a criação das classes GTC e LMPC. Em 2013 foi anunciado a Grand-Am, nascendo assim o United Sportscar Racing em 2014. Detroit voltou ao calendário permanecendo até hoje.

Nos simuladores

Foi nesta época que um dos melhores, se não o melhor mod de endurance foi lançado para o simulador rFactor. O Endurance Series reproduziu fielmente as temporadas da ALMS, LMS, FIA GT e 23 Horas de Le Mans, com a maioria dos carros. Com uma física que até hoje causa polêmica, o mod foi revolucionário, ganhando conversões piratas para GT2 e Automobilista. 

Uma versão atualizada foi desenvolvida para o rFactor 2. Para baixar e conhecer o mod acesse o site dos desenvovledores. 

FIA pode introduzir lastro de sucesso na classe LMP1 do WEC

Protótipos não híbridos da classe LMP1 estarão com potencia máxima durante testes oficiais para Le Mans, (Foto: Divulgação FIAWEC)

A FIA e a ACO podem adotar o lastro de sucesso na classe LMP1 a partir da próxima temporada do Mundial de Endurance. A iniciativa introduzida neste ano na classe GTE do European Le Mans Series, pode ser uma alternativa para equiparar protótipos híbridos e não híbridos.

O artifício já está confirmado na classe GTE do WEC para a próxima temporada. O diretor técnico da ACO, Thierry Bouvet, admite que vários fatores deixaram a classe LMP1 sem qualquer tipo de competição e atribuiu o sistema de tração na quatro rodas e a inexperiência dos pilotos das equipes privadas, para a disparidade, como aconteceu em Sebring.

“Nós gostaríamos de corridas mais próximas entre os carros híbridos e não-híbridos”, disse Bouvet. “Já estamos trabalhando em um sistema ligeiramente diferente para a próxima temporada, que também pode levar em consideração os resultados das corridas”, disse em entrevista ao site sportscar365.com

Bouvet acrescentou que eles sugeriram um sistema de lastro de sucesso e diz que “parece ser uma boa solução”.

Tais mudanças precisam ser aprovadas pelo conselho mundial de endurance, que se reúne no próximo dia 14 de junho.

O dirigente confirmou que as equipes privadas estarão com todo o potencial de suas máquinas, durante os testes oficiais, que acontecem neste final de semana.

“Nós publicamos a EoT para o Dia do Teste de Le Mans e deixamos os parâmetros físicos para os não-híbridos (potência do motor e massa do veículo) em seu máximo”, disse Bouvet.

“O Toyota também será 10 kg mais pesado que no ano passado para Le Mans. Vamos analisar os dados de consumo de combustível no Dia do Teste para calibrar as diferentes quantidades de combustível para a corrida. Os carros estarão muito próximos em termos de tempos de volta”, concluiu.

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Confira mais detalhes da pintura da Porsche para Le Mans

Equipe terá quatro carros em Sarthe. (Foto: Porsche AG)

A divulgação da pintura dos carros da Porsche para a edição 2019 do Mundial de Endurance nesta quarta-feira, 29, causaram grande repercussão nas redes sociais da montadora alemã. O esquema branco com faixas douradas os 911 RSR #91 e #92 remete ao título de construtores, conquistado pela equipe no WEC.

Além dos carros, os boxes também estarão com a pintura personalizada. Os dois carros carros que participam no WEC, também terão uma pintura diferenciada, já conhecida dos fãs. O esquema de cores será o mesmo utilizado nas etapas de Daytona e Sebring, uma homenagem a equipe Brumos. O esquadrão norte-americano ganhou as 24 Horas de Daytona em 1973, 1975, 1978 e 2009. O piloto Hurley Haywood venceu três vezes em  Le Mans, sendo um dos mais bem sucedidos da história da marca. Ele será o marechal da prova francesa este ano.

O ator  Patrick Dempsey imortalizou a vida do piloto no documentário “Hurley”, que pode ser visto em vários serviços de streaming.

“A pintura de ouro dos dois simboliza a vitória antecipada do título mundial para os fabricantes, que é algo que estamos muito orgulhosos”, diz o vice-presidente do automobilismo Fritz Enzinger da Porsche. “O projeto Brumos é um das mais famosas e populares pinturas do automobilismo. Em 2018, nossos carros estavam  um design especial, nos brindando com uma vitória e dobradinha na prova. Esperamos atingir um resultado semelhante este ano.”

Os pilotos Michael Christensen, Kévin Estre e Laurens Vanthoor estarão no 911 RSR #92. O #91 será pilotado por Gianmaria Bruni, Richard Lietz e Frédéric Makowiecki. O carros da Porsche North America, que disputam a IMSA, terão os #93 dos pilotos Earl Bamber, Nick Tandy  e Patrick Pilet. O #94 será do trio formado por Sven Muller, Mathieu Jaminet e Dennis Olsen.

Com bom retrospecto em Detroit, Felipe Nasr e Pipo Derani buscam mais uma vitória na IMSA

(Foto: José Mario Dias)

Líderes da temporada 2019 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, os brasileiros Felipe Nasr e Pipo Derani, da equipe Action Express Racing, voltam à pista neste sábado (1 de junho) para a disputa da quinta etapa do campeonato no circuito de Belle Isle, nas ruas de Detroit (EUA).

No ano passado, Nasr venceu a prova no traçado de 3,7 km e 14 curvas ao lado de Eric Curran e Derani, que corria por outra equipe, largou da pole position. Dois bons motivos que animam a dupla brasileira.

A bordo do #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R, Nasr e Derani já subiram ao pódio duas vezes este ano (segundo lugar nas 24 Horas de Daytona e vitória nas 12 Horas de Sebring) e somam 120 pontos em quatro das 10 etapas já disputadas.

“Estou ansioso para correr em Detroit. No ano passado, foi maravilhosa a nossa vitória lá e muito importante para a conquista do título ao final da temporada”, lembrou Nasr. “Tivemos um carro muito rápido em Long Beach (outro circuito de rua do IMSA) e espero estarmos fortes novamente neste final de semana em Detroit. O Pipo largou na pole lá no ano passado, então ele já sabe bem como correr ali”, destacou.

“As corridas nos circuitos de rua são muito intensas, mas eu adoro o desafio e acho que é isso que faz do IMSA um grande campeonato, com todos os tipos de pistas que corremos”, comentou Nasr.

Derani também está motivado e não vê a hora de voltar a acelerar. “No ano passado, foi uma experiência incrível pra mim em Detroit. Era a minha primeira vez lá e conseguimos a pole”, contou o piloto.

“A pista traz muita adrenalina para os pilotos, especialmente na classificação. É muito veloz e perto dos muros. A primeira curva é uma das minhas favoritas. É muito rápido o primeiro S. E isso surpreende um pouco quando você está num circuito de rua”, continuou Derani.

“Tivemos um problema na corrida no ano passado, mas agora estou na equipe campeã e vamos correr na ‘casa’ da Cadillac. Não vejo a hora de estar em Detroit ao lado do Felipe e nossa equipe. Espero que possamos fazer um grande trabalho como no ano passado”, ressaltou Derani, que não terá muito tempo para celebrar após a corrida.

“Vou voar direto da pista para Le Mans ao lado de outros pilotos. Acho que será bom para já chegar bem preparado para o teste para as 24 Horas”, completou o brasileiro, que estará na lendária corrida pela quinta vez.

Além dos brasileiros, a equipe Action Express Racing também disputa a temporada do IMSA com o #5 Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R dos portugueses João Barbosa e Filipe Albuquerque. A dupla ocupa o quinto lugar na classificação do campeonato, com 112 pontos.

Os treinos em Detroit terão início na sexta-feira (31), já com a definição do grid. No sábado, a prova terá sua largada às 13h40 (de Brasília).

BoP para o dia de testes em Le Mans deixa três fabricantes mais pesados

(Foto: Divulgação WEC)

A FIA divulgou nesta terça-feira, 28, o BoP das classes GTE, para o dia de testes oficiais para as 24 Horas de Le Mans, que acontecem no dia 2 de junho.  Os carros da Ford, BMW e Porsche receberão aumento de peso.

BoP para o dia de teste

Aston Martin, Corvette e Ferrari, estarão mais leves. A Ford é a principal prejudicada. O modelo GT estará 12 kg mais pesado, passando para 1287 kg. O BMW M8 terá um adicional de nove quilos, indo para 1280 kg, enquanto dois quilos foram adicionados ao Porsche 911 RSRs, que terá 1271 kg.

O Aston Martin GTE, Ferrari 488 GTE e Corvette C7.R, terão sete quilos a menos que na corrida em 2018. Agora o Corvette é o mais leve do grupo pesando 1242 kg, contra 1251 kg do Aston Martin e 1284 kg da Ferrari.

Vale lembrar que um novo BoP deverá ser apresentado depois do dia de testes. A BMW também recebeu uma redução na pressão de turbo, enquanto Ford e Ferrari tiveram um aumento

BoP também na GTE-Am

A equipe Keating Motorsports que estreia o Ford GT na classe GTE-Am, ganhou um acréscimo de 13 kg, passando para 1295 kg, diferente do que será praticado na classe GTE-Pro. A pressão de turbo foi reduzida em três milibar.

Outro carro que recebe uma redução na pressão de turbo foi a Ferrari 488 GTE. O modelo italiano terá três milibar a menos, sendo compensando com uma redução de peso, passando de 1291 kg para 1282 kg.

A primeira geração do Aston Martin Vantage, está se despedindo do Mundial de Endurance. Ele ficará quatro quilos mais leve passando para 1249 kg, 14 quilos mais leve do que na edição de 2018 da prova.

O Porsche 911 RSR não recebeu alterações.

Thomas Laurent é o novo piloto de testes da Toyota

(Foto: Toyota)

Thomas Laurent é o novo piloto reserva da Toyota para a temporada 2019/20 do Mundial de Endurance. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 28, pela equipe. O francês de 21 anos compete atualmente pela equipe Rebellion, adversária da Toyota na classe LMP1 do Mundial de Endurance.

O piloto irá ajudar no desenvolvimento do TS050 para a próxima temporada da série, “Estou feliz por receber Thomas na Toyota Gazoo Racing”, disse o presidente da equipe, Hisatake Murata. “Ele é um piloto muito talentoso e consistente, o que é particularmente impressionante, considerando que ele ainda é um jovem”.

“Baseado em suas performances até agora, tenho certeza que ele continuará seu rápido desenvolvimento e se tornará uma verdadeira estrela de corridas de endurance por muitos anos. Todos na equipe estão animados em ver seu progresso”.

Laurent pilotou o Toyota TS050 Hybrid durante o teste de rookie do WEC, no Bahrein, dois anos atrás, depois do pódio de 24 Horas de Le Mans com Jackie Chan DC Racing na classe LMP2.

Com o resultado Laurent assinou com a equipe Rebellion para a temporada 2018/19, dividindo o LMP1 com Gustavo Menezes e Mathias Beche. O trio venceu as Seis Horas de Silverstone, após a desclassificação dos dois carros da Toyota.

“É uma honra se tornar um piloto oficial da Toyota Gazoo Racing, juntando-me a uma equipe de fabricantes pela primeira vez na minha carreira. Obrigado a todos que tornaram isso possível”, disse Laurent.

“Meu foco no momento é aproveitar um final bem-sucedido para a temporada do WEC com meu atual time em Le Mans, mas naturalmente estou ansioso para dirigir o TS050 Hybrid novamente e fazer parte de uma equipe vencedora”.

A Toyota já anunciou sua equipe de pilotos para a temporada 2018-20 do WEC, com Brendon Hartley substituindo Fernando Alonso na equipe para se juntar aos contratados Jose Maria Lopez, Mike Conway, Kamui Kobayashi, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi.

 

Novo Porsche 911 RSR é testado na Itália

A Porsche testou em Monza, na Itália, a nova geração do 911 RSR, que irá estrear na temporada 2019/20 do Mundial de Endurance. Apesar do boatos de uma possível motorização turbo, o carro deve manter o motor aspirado. Ele é baseado no Porsche 992.

Mudanças são perceptíveis na parte dianteira, traseira e laterais. O processo de desenvolvimento começou em 2018. Os novos regulamentos da classe GTE, entrarão em vigor em 2020, durante as 24 Horas de Daytona.

Tarso Marques bate recorde e marca a pole em Goiânia pelo Endurance Brasil

(Foto: Bruno Terena)

O autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, um dois mais tradicionais circuitos do país, tem agora um novo recorde. A bordo de um protótipo AJR da JLM Racing, o ex-F1 Tarso Marques marcou 1.16s271. Com o resultado, o experiente Marques conquistou a pole da prova de quatro horas de duração, válida pela segunda etapa da temporada 2019 do Império Endurance Brasil. 

“Essa pole tem um motivo especial, principalmente, porque essa é a primeira vez da categoria em Goiânia. Vencemos a primeira etapa em Curitiba, onde nosso ritmo de classificação não era tão bom e hoje deu tudo certo na classificação”, descreveu Marques.

Para Vicente Orige, a evolução do carro tem sido constante a cada etapa. “Treinamos bastante no RS e isso está sendo evidenciado na pista. O Tarso fez um excelente trabalho na classificação e, realmente voou. Está de parabéns”, destacou o catarinense, que faz sua segunda temporada na categoria.

A dupla lamentou a ausência de Carlos Kray, que por motivos pessoais não estará presente nesta etapa. “Lamentamos muito o Kray não estar presente, mas temos certeza que na próxima ele já estará com a gente”, lembrou Orige.

A primeira fila das Quatro Horas de Goiânia terá outro protótipo AJR, o #65 de Nilson e José Ribeiro. A formação do grid deu uma mostra do que será a corrida, com os 10 primeiros colocados sendo fortes candidatos em busca da vitória. A segunda fila terá o AJR #175, de Henrique Assunção, Fernando Fortes, e do jovem Luiz Floss, tendo ao seu lado a Ginetta G57 #20, de Fabio e Wagner Ebrahim, e Pedro Aguiar.

Ao todo, oito categorias, num grid composto por 34 carros aceleram nesse sábado na prova, que terá sua largada às 13h30.

A Quatro Horas de Goiânia terá transmissão ao vivo pela internet no site www.endurancebrasil.com e nos canais facebook e youtube @endurancebrasil

 

Grid da 2ª etapa do Império Endurance Brasil

Pos No Piloto(s)      TEMPO
1 88   Vicente Orige/Tarso Marques    AJR  1:16.271  
2 65   Nilson Ribeiro/Jose Ribeiro    AJR  1:16.695  
3 175   H.Assunção/F.Fortes/L.Floss    AJR  1:17.551  
4 20   W.Ebrahim/F.Ebrahim/P.Aguiar    GinettaG57  1:17.793  
5 113   Pedro Queirolo/David Muffato    AJR  1:18.445  
6 5   T.De Andrade/J.Martini/A.Toso/M.Muller    AJR  1:19.084  
7 19   Chico Longo/Daniel Serra    Ferrari488  1:19.419  
8 8   Guilherme Figueiroa/Julio Campos    MercedesAMG  1:19.756  
9 55   Marcel Visconde/Ricardo Mauricio    Porsche  1:20.760  
10 9   Xandy Negrão/Xandinho Negrão    MercedesAMG  1:20.993  
11 37   Stuart Turvey/Thiago Riberi    ProtótipoKTT  1:22.076  
12 4   Jindra Kraucher/Felipe Bertuol    Sigma  1:22.964  
13 155   Ricardo Mendes/Tom Fo/Claudio Ricci    Ferrari458  1:23.118  
14 72   Carlos Antunes/Yuri Antunes    MRX  1:24.948  
15 32   Mauro Kern/Paulo Sousa    MCRTubarão  1:24.985  
16 75   H.Assunção/E.Padron/F.Fortes    MRX  1:25.120  
17 25   Ney Faustini/Ney Sa Faustini    Geebee  1:25.794  
18 18   Fernando Poeta/Beto Giacomello    Lambo  1:26.333  
19 3   Alexandre Auler/Leandro Romera    MercedesAMG  1:26.514  
20 22   Leandro Ferrari/Flavio Abrunhoza    MercedesAMG  1:27.379  
21 16   Kreis Jr/R.Braga/R.Guerra    Ginetta  1:27.525  
22 64   H.Visconde/M.Basso/G.Salas    Audi A3TCR  1:27.625  
23 89   Matheus Stumpf/Renato Stumpf    RadicalSR3  1:29.138  
24 7   Aldoir Sette/Marcelo Campagnolo    Protótipo7  1:29.531  
25 76   José Vilela/Leandro Totti    MRX  1:31.244  
26 0   Mick Simpson/Esio Vichiesi    Ginetta  1:31.672  
27 34   Mario Marcondes/Ricardo Haag    MRX  1:33.483  
28 14   Junior Victorette/Marcelo Karam    CLA 45AMG  1:34.936  
29 21   A.Caleffi/R.Lemke/M.Leme    CLA 45AMG  1:35.211  
30 46   Robbie Perez/Jose Cordova    Roco  1:47.544  
31 74   Alejandro Cignetti/Leandro Totti    Spyder  3:16.921  

Sigma P1 passa por reconstrução e reestreia em Goiânia

(Foto: Bruno Terena)

A dupla Jindra Kraucher e Felipe Bertuol deram as primeiras voltas com o protótipo Sigma P1, nesta sexta-feira, 24, no circuito de Goiânia para a segunda etapa do Império Endurance Brasil, que acontece neste sábado. 

O paulista Jindra kraucher já conheceu o circuito quando pilotava o Fórmula Ford e chega animado para essa disputa em Goiânia. “Eu já andei em Goiânia, há trinta anos na Fórmula Ford, eu adoro essa pista. Acho esse circuito fantástico, bem seletivo, curvas bastante técnicas, quanto ao carro, ele é bem diferente do que andamos em Santa Cruz na estreia. Um carro bem mais rápido, nós não teremos carro para brigar por pole, mas para fazer uma boa prova. Tínhamos dois motores e vamos usar um mais conservador para terminar bem, mas a expectativa é bastante boa, quem sabe a gente faça um pódio e fique entre os seis na geral”, contou animado o piloto.

Novidade será para o companheiro de equipe de Jindra, o gaúcho Felipe Bertuol, que acelera pela primeira vez no circuito do centro oeste do país. “Eu nunca andei em Goiânia, vou aprender ainda o circuito, mas a expectativa que temos é fazer uma corrida sem ter intercorrências, que a gente possa concluir bem, e sabemos que temos um motor que aguenta a corrida toda. Essa pista de alta nos favorece e teremos uma boa competição, com certeza uma corrida de grandes disputas”, concluiu o Bertuol.

Com uma reconstrução completa do carro para o campeonato de 2019, com algumas grandes mudanças e pequenas evoluções, o Sigma P1 mudou sua aerodinâmica, reduziu peso e recebeu atenção especial no arrefecimento. “Após a nossa primeira corrida na Endurance, no ano passado, concluímos que apesar de termos completado a prova e em bom ritmo, teríamos que melhorar em algumas áreas para garantir boas performances ao longo do campeonato. Decidimos parar e focar 100% com uma reconstrução completa do carro, trabalhamos no arrefecimento, aerodinâmica e diminuímos o peso, testamos as mudanças em Tarumã e vamos estrear essa nova reconstrução nessa etapa de Goiânia”, explicou o engenheiro do Sigma, Pedro Fetter.

A prova terá a largada às 14h00, neste sábado, com transmissão ao vivo via internet pelo canal do youtube da categoria com duração de quatro horas.