bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Yamaha e Toyota desenvolvem motor V8 a hidrogênio
(Fotos: Divulgação)

A Toyota em parceria com a Yamaha, estão desenvolvendo um motor V8 movido a hidrogênio. O propulsor, possui 5,0 litros e é destinado a carros de produção em massa, podendo ser utilizado em competições no futuro. O motor é o primeiro projeto da joint-venture entre os dois fabricantes. 

De acordo com o presidente da Yamaha Motor, Yoshihiro Hidaka, o fabricante japonês tem trabalhado para alcançar a neutralidade de carbono até o ano de 2050. Hidaka destacou que a palavra ‘Motor’ está no nome da nossa empresa justamente pela forte paixão e pelo nível de compromisso com o motor movido a combustão interna.

Não é nenhum segredo que a Toyota vem se interessando pela tecnologia de célula de combustível de hidrogênio desde a última década, e está vendendo o Mirai FCEV (veículo elétrico de célula de combustível) de segunda geração alimentado a hidrogênio para os consumidores desde 2015. A montadora chegou a criar um Mirai de controle remoto em escala 1:10 equipado com uma minúscula célula de combustível movida a hidrogênio para provar a viabilidade do hidrogênio. 

O motor de oito cilindros, movido a hidrogênio, desenvolvido pela Yamaha para a Toyota, é totalmente baseado no bloco utilizado no Lexus RC F. O motor passou por alterações nos injetores, cabeçotes, coletor de admissão, entre outros componentes, para que pudesse ser alimentado com hidrogênio. 

De acordo com a Yamaha, o V8 produz 472 cavalos de potência e 395 libras-pés de torque em suas células de combustível. “Os motores a hidrogênio abrigam o potencial de serem neutros em carbono, mantendo viva nossa paixão pelo motor de combustão interna ao mesmo tempo”, finalizou Yoshihiro Hidaka