Toyota vence em Spa-Francorchamps pelo WEC
Kamui Kobayashi, Mike Conway e José Maria Lopez venceram neste sábado, 29, a terceira etapa do Mundial de Endurance 2023, disputada no circuito de Spa-Francorchamps. Mesmo com uma punição de cinco segundos, Kobayashi ultrapassou Brendon Hartley, fechando a prova na primeira posição e a primeira fila para a Toyota.
Assim, o Toyota #7 terminou 16,6 segundos à frente do Toyota #8, que saiu do último lugar para terminar em segundo nas mãos de Hartley, Ryo Hirakawa e Sebastien Buemi. Kobayashi fez a ultrapassagem vencedora na hora final da competição, depois que Hartley fez sua parada final.
Hartley emergiu na pista logo à frente de Kobayashi enquanto dirigiam-se para a Eau Rouge. Além disso, Kobayashi rapidamente diminuiu a diferença e ultrapassou Hartley na curva Raidillon, mas saiu da pista,não devolvendo a posição.
Ele recebeu uma penalidade de cinco segundos pelo erro, o que permitiu à tripulação Toyota #7 manter a vitória na corrida. A Ferrari #51, pilotada por Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi completou o pódio graças a uma ultrapassagem de Calado sobre Frederic Makowiecki, da Porsche.
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As demais equipes em Spa-Francorchamps
Nesse sentido, Calado ultrapassou Makowiecki na curva Les Combes nos momentos finais da disputa de seis horas e terminou com pouco menos de três segundos de vantagem sobre o francês.
Makowiecki, Dane Cameron e Michael Christensen terminam em quarto lugar no #5 e o Cadillac #2 Cadillac de Richard Westbrook, Alex Lynn e Earl Bamber, em quinto. Além disso, a corrida em Spa foi marcada por condições difíceis e vários incidentes. Inicialmente, na volta de formação adicional atrás do safety car devido às condições de chuva, fizeram as equipes mudarem suas estratégias.
Perdas
A corrida perdeu um de seus favoritos, quando Renger van der Zande bateu forte na Eau Rouge a bordo do Cadillac #3, eliminando-o da corrida. Mais tarde, Antonio Fuoco bateu com a Ferrari #50 depois de sair dos boxes com pneus frios, enquanto Jacques Villeneuve colidiu com Francesco Castellacci da AF Corse na curva Stavelot para encerrar o dia da Floyd Vanwall Racing Team. Enquanto isso, o Porsche #6 retirou-se depois de parar na pista com Laurens Vanthoor ao volante na terceira hora.
A Porsche ainda viu dois de seus carros LMDh terminarem, no entanto, com a equipe de clientes Hertz Team JOTA conquistando o sexto lugar em sua estreia no Hypercar com um carro que a equipe recebeu na semana passada. O melhor dos Peugeot 9X8 terminou em 13º lugar geral, uma posição à frente do Glickenhaus 007 Pipo.
WRT vence na classe LMP2
A equipe WRT venceu a classe LMP2, superando a equipe United Autosports nos pits durante as paradas simultâneas de combustível.
Rui Andrade, Robert Kubica e Louis Deletraz, conduzindo o oreca #41 superou por 6,042 segundos o #23 de Josh Pierson, Tom Blomqvist e Oliver Jarvis. Deletraz e Blomqvist travaram uma batalha no final da corrida que foi parar nos pits, com os dois carros parando para abastecer com menos de quinze minutos restantes.
Além disso, o WRT venceu seu principal rival fora dos boxes com uma parada alguns segundos mais rápida, após a qual Deletraz manteve a diferença para o time anglo-americano para vencer. A Inter Europol Competition completou o pódio graças a uma corrida tardia de Albert Costa a bordo do #43, que ultrapassou Robin Frijns, Filipe Albuquerque e Andrea Caldarelli na hora final.
Costa dividiu o carro #34 com Fabio Scherer e Jakub Smiechowski. Caldarelli, Filip Ugran e Bent Viscaal terminaram em quarto, com o segundo United de Filipe Albuquerque, Frederick Lubin e Phil Hanson completando os cinco primeiros.
Ferrari vence entre os GTs
Alessio Rovera, Lilou Wadoux e Luis Perez Companc venceram na classe GTE-Am com #83 a Ferrari da AF Corse. O trio terminou 18,6 segundos à frente do Corvette #33 dos líderes do campeonato, Nico Varrone, Nicky Catsburg e Ben Keating.
Catsburg travou uma intensa batalha pelo segundo lugar no pódio nos minutos finais com o Aston Martin #25 da TF Sport de Charlie Eastwood. Ele diminuiu a liderança do holandês nos estágios finais e tentou repetidamente passar o Corvette, mas não conseguiu. Por fim, Eastwood, dividindo o carro com Ahmad Al Harthy e Michael Dinan, completou o pódio na classe.