A Toyota Gazoo Racing divulgou nesta segunda-feira, 15, que David Floury é o seu novo diretor técnico, já que os envolvimentos diários de Pascal Vasselon estão “temporariamente pausados” como parte de uma remodelação gerencial para a operação do fabricante japonês. As informações são da própria Toyota.
Sendo assim, Floury atuou anteriormente como vice-diretor técnico e gerente geral de desenvolvimento de chassis e trem de força no fabricante japonês, ingressando em 2022 após uma passagem anterior pela Oreca.
Ele substitui o diretor técnico, Pascal Vasselon, que esteve dirigindo a equipe desde 2012. Com ele, a Toyota venceu cinco vitórias consecutivas nas 24 Horas de Le Mans e seis títulos mundiais de fabricantes.
Um comunicado divulgado pela Toyota indica que Vasselon continuará fazendo parte da organização Toyota, mas foi temporariamente afastado das operações diárias.
Toyota se preparando para 2024
As mudanças ocorrem no momento em que a liderança da Toyota implementa uma “organização de gestão de topo atualizada” através de um esforço conjunto do presidente Masato Hirai, do vice-presidente Kazuki Nakajima e do diretor administrativo Rob Leupen.
“Está em curso um processo para desenvolver ainda mais uma organização de gestão eficiente e capacitar a próxima geração de líderes”, diz o comunicado.
“David Floury aceitou o cargo de Diretor Técnico interino, reportando-se a Rob Leupen. As posições de John Litjens e Norio Aoki, respectivos líderes de projeto do WEC e WRC Engine, permanecem inalteradas e ambos reportarão agora a David Floury.
“O papel de Pascal Vasselon nas operações diárias está temporariamente interrompido. Embora a TGR-E espera que ele retome um papel ativo em breve. Contribuindo com o seu conhecimento e experiência para melhorar a abordagem estratégica da TOYOTA GAZOO Racing ao automobilismo global”, disse o comunicado.
Por fim, “Mais informações serão comunicadas ao final do processo.”