A Toyota Gazoo Racing encerrou a segunda sessão de treinos livres das 24 Horas de Le Mans como a equipe mais rápida na noite de quarta-feira, 11, após a exclusão do melhor tempo da Ferrari por infração no pit lane.
O polonês Robert Kubica, ex-piloto de Fórmula 1, havia registrado a volta mais rápida da sessão ao marcar 3:25.101 nos primeiros minutos ao volante da Ferrari 499P #83 da AF Corse. No entanto, seu tempo foi posteriormente anulado por excesso de velocidade no pit lane, rebaixando o protótipo da Ferrari para o terceiro lugar.
Com isso, o Toyota GR010 Hybrid #8, pilotado por Sébastien Buemi, assumiu a liderança oficial com um tempo de 3:26.304. A segunda colocação ficou com o Cadillac V-Series.R #12 da Hertz Team JOTA, conduzido por Norman Nato, que marcou 3:26.338.
O Porsche 963 #6 da Penske Motorsport, com Pascal Wehrlein, fez uma boa melhora no fim e garantiu a quarta posição. Logo atrás vieram Miguel Molina, com o Ferrari #50 de fábrica, e Raffaele Marciello, com o BMW M Hybrid V8 #15, outro destaque nas voltas finais.
Incidente na chicane da Ford encerra sessão
A sessão foi encerrada sob bandeira vermelha após um incidente na chicane da Ford envolvendo o Toyota #8 de Ryo Hirakawa e a Ferrari 296 GT3 #74 da Kessel Racing, pilotada por Casper Stevenson. Ambos os carros retornaram aos boxes sem danos significativos.
LMP2: Dane Cameron comanda sessão pela AO by TF
Na categoria LMP2, Dane Cameron foi o mais rápido com o Oreca 07 Gibson #199 da AO by TF, cravando 3:37.515. O brasileiro Pietro Fittipaldi, com o #22 da United Autosports, ficou em segundo, seguido por Tom Blomqvist no #37 da CLX – Pure Rxcing.
LMGT3: Akkodis ASP domina com Lexus
Na nova classe LMGT3, a Akkodis ASP dominou com uma dobradinha dos Lexus RC F GT3. Jose Maria Lopez, no carro #87, liderou com 3:55.422, apenas 0.027s à frente de Jack Hawksworth, no #78. O Manthey EMA Porsche #91, com Richard Lietz, foi o melhor do restante do pelotão, a 0.564s da marca líder.
Os modelos Mercedes-AMG #63 da Iron Lynx e o Corvette Z06 GT3.R #33 da TF Sport não completaram voltas durante a sessão. O Mercedes ainda sofre com os danos de um acidente anterior, enquanto o Corvette enfrentou uma troca de câmbio após vazamento de vedação.
A sessão teve uma bandeira amarela em todo o circuito. Seguida por uma bandeira vermelha, depois que um dos Aston Martin Valkyrie AMR-LMH teve um pneu estourado, espalhando detritos pela pista.
Programação segue nesta quinta-feira
Por fim, os preparativos para a edição de 2025 das 24 Horas de Le Mans continuam nesta quinta-feira, 12, com a terceira sessão de treinos livres, marcada para as 14h45.