Toyota apresenta o GR H2 Racing movido a hidrogênio

Assim como a Ligier, a Toyota apresentou na sexta-feira, 09, o seu conceito de protótipo movido a hidrogênio. A organização do Mundial de Endurance usará o combustível a partir de 2026. 

Assim, o Toyota GR H2 Racing é o primeiro protótipo voltado para a categoria de hidrogênio do WEC. O presidente da Toyota, Akio Toyoda, esteve presente, ficando ao volante do carro. 

Inicialmente, o fabricante japonês construiu os carros de acordo com os regulamentos LMP1 e LMH, mas agora está olhando para a visão do campeonato de maior sustentabilidade por meio da energia do hidrogênio.

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“Um dos maiores benefícios do combustível de hidrogênio sobre o gás é o quão leve ele é, o que, como todos sabemos, é uma das maiores vantagens que você pode ter em um carro de corrida”, disse Toyoda.

“Na verdade, há duas semanas, dirigi um Corolla movido a hidrogênio líquido na corrida Super TEC 24 horas no Fuji Speedway”

“Esta é uma estreia mundial para um carro de corrida e não apenas terminamos a corrida com sucesso, mas também aprendemos muito”. 

“Pessoalmente, meu objetivo é alcançar a neutralidade de carbono no automobilismo sem sacrificar em termos de desempenho ou emoção”.

“Não estaríamos investindo nessa tecnologia se eu não achasse que poderíamos vencer com ela. Quer dizer, eu tenho minhas prioridades, afinal”. 

“Eu realmente quero encorajar nossos concorrentes a considerar o hidrogênio. Não apenas porque é bom para o meio ambiente, mas porque é realmente uma opção interessante”.

“O som e o torque, a dinâmica: está tudo lá. No final, quando se trata de neutralidade de carbono no automobilismo, precisamos buscar todas as opções”.

Os detalhes do Toyota GR H2 Racing

As especificações técnicas do Toyota GR H2 Racing Concept são limitadas. Por fim, inclui um motor a hidrogênio e um sistema híbrido, com um comprimento total total do veículo de 5.100 mm e um comprimento de 2.050 mm.

Segundo a Toyota, o carro-conceito foi desenvolvido com “a concorrência em vista”. Assim, sua apresentação foi “estimulada” pelo anúncio recente da ACO de que veículos movidos a hidrogênio com motor de combustão interna podem competir ao lado de carros elétricos com célula de combustível.

“Desde veículos elétricos a bateria e além, e é por isso que na Toyota o hidrogênio é apenas um dos muitos caminhos que estamos seguindo”, acrescentou Toyoda.

“Somos gratos ao ACO e Le Mans por fornecer esta oportunidade única de compartilhar nosso esforço com o mundo e estamos ansiosos para o nosso novo carro de corrida GR H2. Em duelo na nova classe de hidrogênio de Le Mans no futuro”, finalizou.