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Endurance tratado a sério!
Ligier e Bosch revelam o Ligier JS2 H2 movido a hidrogênio

A Ligier Automotive apresentou em parceria com a Bosch Engineering o Ligier JS2 RH2. O carro é um esportivo movido a hidrogênio. Com este veículo inovador, ambas as empresas demonstram o potencial que os sistemas de direção alternativos e ecológicos têm para aplicações de alto desempenho, como o automobilismo.

Assim, o carro foi oficialmente apresentado ao público pela primeira vez nesta quinta-feira, 08, em Le Mans

“Os motores a hidrogênio oferecem um enorme potencial para aplicações de alto desempenho, especialmente no automobilismo. Ao construir o veículo de demonstração, ilustramos nossos muitos anos de experiência como fornecedor de serviços de engenharia e, em particular, nossa competência no complexo ambiente do hidrogênio”, diz o Dr. Johannes-Jörg Rüger, presidente da Bosch Engineering GmbH.

Além disso, Jacques Nicolet, presidente da Ligier Automotive acrescenta: “O Ligier JS2 RH2 mostra que a Bosch Engineering e a Ligier Automotive estão prontas para enfrentar o amanhã’

Mais detalhes do Ligier JS2 RH2 

Contudo, no projeto, a Engenharia da Bosch supervisionou o design geral do veículo e desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do conceito de motor e sistema de tanque e um sistema abrangente de segurança de hidrogênio de vários estágios. 

Além disso, a Ligier Automotive foi responsável pelo desempenho dinâmico global do veículo, pelo design do monocoque e pela adaptação do chassi do Ligier JS2 R existente. 

Eles também otimizaram os componentes mecânicos para uso com hidrogênio e lideraram sua integração geral no novo veículo. O veículo possui um motor V6 a hidrogênio e um monocoque de carbono que integra três cilindros de hidrogênio tipo IV de 700 bar da Hexagon Purus. 

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Esses tanques atendem aos requisitos de dimensões, desempenho e segurança para o veículo de demonstração de alto desempenho. Assim, o motor V6 biturbo de 0 litro já tem uma potência de 420 quilowatts e será otimizado ainda mais nas próximas semanas. 

Inicialmente, ele é baseado em uma unidade de energia a gasolina de produção em volume que os especialistas da Bosch Engineering converteram para uso com hidrogênio. Em particular, isso envolveu a adaptação da ignição e de todo o sistema de injeção. O conceito do motor não apenas garante uma combustão muito pobre, com emissões de óxido de nitrogênio especialmente baixas até carga parcial.

Ele também oferece uma saída específica muito alta. Outro desafio durante o desenvolvimento do motor foi alcançar uma combustão estável sem pré-ignição em altas cargas e velocidades do motor acima de 7.000 rpm. Isso envolveu a adaptação da ignição e de todo o sistema de injeção. O conceito do motor não apenas garante uma combustão muito pobre, com emissões de óxido de nitrogênio especialmente baixas até carga parcial. Em outras palavras, ele também oferece uma saída específica muito alta. Outro desafio durante o desenvolvimento do motor foi alcançar uma combustão estável sem pré-ignição em altas cargas e velocidades do motor acima de 7.000 rpm.

O conceito

O conceito de segurança de hidrogênio de vários estágios do veículo inclui o sistema de armazenamento com seus tanques de alta pressão. Bem como os controladores de pressão e linhas de abastecimento para o motor e sistema de injeção.

Por exemplo, a integração dos tanques de hidrogênio Hexagon Purus no monocoque de carbono do veículo garante um empacotamento otimizado e um alto nível de segurança em caso de colisão. A separação do tanque, componentes de controle de gás e compartimentos do motor. Em outras palavras, além de um conceito de ventilação passiva através de tubos e escapes, garantem que os gases sejam especificamente removidos para o exterior em uma situação de falha e evitam a entrada no compartimento de passageiros ou o fechamento de partes quentes do compartimento do motor.

Além disso, vazamentos no sistema são detectados por um extenso sistema de sensores. Assim, Rüger explica: “Dependendo do tipo e gravidade do defeito.

Outros detalhes

A adaptação do Ligier JS2 R para integrar o sistema de hidrogênio foi fundamental para o sucesso do projeto.

“Decidimos substituir a estrutura existente por um monocoque de carbono e trabalhamos em estreita colaboração com nossa empresa irmã HP Composites e o especialista em P&D Carbon Mind nesse aspecto do projeto”. Explica Julien Jehanne, gerente de fábrica da Ligier Automotive. “Contamos com toda a nossa experiência como construtores de carros de corrida e criamos um monocoque de carbono feito sob medida. Com nossa atual linha de carros Ligier e a experiência que desenvolvemos nos últimos anos. Temos todas as ferramentas para projetar e construir carros confiáveis ​​de alto desempenho integrando novas energias”.

A Bosch Engineering já trabalha em conceitos para motores a hidrogênio desde 2016 e presta serviços para aplicações de alto desempenho. Bem como para outras áreas. A Bosch Engineering não se beneficia apenas de seus muitos anos de experiência como parceiro de desenvolvimento de super carros esportivos e esportes motorizados. Também possui ampla experiência específica em lidar com hidrogênio.

Para o desenvolvimento e aplicação de acionamentos a hidrogênio – tanto como motores de combustão interna quanto com células de combustível – existem bancadas de teste especialmente equipadas. Por fim, operadas por pessoal certificado e treinado, uma estação de abastecimento de hidrogênio e oficinas com toda a tecnologia de ventilação necessária.