bongasat.com.br

Seja o endurance real ou virtual, a notícia está aqui!
Toyota apresenta GR LH2 Racing Concept e avança no desenvolvimento da tecnologia a hidrogênio

A Toyota Gazoo Racing apresentou nesta quarta-feira, 11, no Circuito de la Sarthe, o GR LH2 Racing Concept, novo carro-conceito movido a hidrogênio líquido, que simboliza a próxima etapa da fabricante japonesa rumo à neutralidade de carbono nas pistas. O modelo fará parte da exibição no H2 Village, espaço dedicado à tecnologia de hidrogênio organizado pelo Automóvel Clube de l’Ouest (ACO) durante as 24 Horas de Le Mans, realizadas entre os dias 11 e 15 de junho.

Nesse sentido, o protótipo é baseado no hipercarro GR010 HYBRID, que compete atualmente no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), o GR LH2 Racing Concept. Isso representa um marco no desenvolvimento de soluções sustentáveis no automobilismo. Aliás, segundo a Toyota, o veículo estará em testes futuros para acelerar a evolução da tecnologia de hidrogênio e sua infraestrutura, além de fortalecer parcerias estratégicas com diferentes setores da indústria.

Os detalhes do Toyota GR LH2 Racing Concept

(Foto: Toyota)

Porém, desde 2021, a Toyota vem explorando o uso de motores a hidrogênio na série japonesa Super Taikyu. Inicialmente com um Corolla abastecido por hidrogênio gasoso. Em 2023, a marca introduziu um carro movido a hidrogênio líquido, que representa uma alternativa mais densa em energia e com maior autonomia. O potencial dessa tecnologia também já ocorreu em 2022. Na época, um GR Yaris H2 completando corridas de demonstração no Rally de Ypres, etapa do Mundial de Rali (WRC).

Além disso, a estreia do GR LH2 em Le Mans marca ainda o 40º aniversário da primeira participação da Toyota na icônica corrida de resistência. Para celebrar a data, a equipe exibiu duas pinturas especiais nos GR010 HYBRID. O carro #7, de Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, traz um visual retrô com as cores vermelha e branca. Este, homenageia o lendário TS020 de 1998. Já o #8, conduzido por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, recebeu um esquema preto fosco com o logotipo GR em destaque. Por fim, simboliza a filosofia “Odeio perder” da equipe e o espírito de constante evolução.