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Endurance tratado a sério!
Tomou juízo? Alfa Romeo foca seus recursos e esperanças no WEC

Após uma péssima campanha na Fórmula 1 em parceria com a Sauber, a Alfa Romeo tomou um chá de lucidez e está de olho em uma categoria realmente interessante, o WEC. Muito se falou em uma associação com a equipe Haas, mas como tudo por aqueles lados é incerto, os olhos da marca pertencente ao grupo Stellantis miram o endurance. 

Em entrevista ao site motorsport.com, o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, explicou que, como sua empresa está determinada a permanecer no automobilismo, uma mudança para o WEC é agora o caminho mais provável. 

Questionado sobre a situação da Haas e por que as coisas não progrediram, Imparato disse: “Não estávamos interessados ​​em fazer uma operação de copiar/colar no estilo daquela feita com a Sauber.  

“Isso nos levaria a ser um daqueles que colocam adesivos na carroceria. Não seria mais novidade e não faríamos parte de uma história”. 

“Começamos a olhar para outra coisa, chegando rapidamente a uma conclusão. A Alfa Romeo não tem nada a ver com o mundo dos ralis, o grupo Stellantis já tem duas marcas envolvidas na Fórmula E, por isso o foco mudou para o WEC, um mundo em que a Alfa Romeo viveu no passado experiências maravilhosas”, disse. 

O futuro da Alfa Romeo no WEC

Além disso, Imparato explicou que nenhuma decisão final foi tomada sobre como a Alfa Romeo entraria no WEC, já que estava atualmente avaliando a maneira mais em conta de fazê-lo. 

“O mundo do WEC vive um momento de grande interesse e quando há muita euforia torna-se difícil compreender que nível de investimento é necessário para atingir os objetivos mais elevados”, disse ele. 

“Vimos em 2015 [no LMP1] que a escalada descontrolada de custos acaba por se recuperar. Por isso dedicamos algum tempo a compreender como tudo isto se irá desenrolar”. 

“Acredito que é correto ter uma imagem clara e saber exatamente o que você está enfrentando antes de iniciar um projeto”. 

Em outras palavras, uma possibilidade seria uma parceria com a Peugeot, que faz parte do mesmo grupo Stellantis. 

“Obviamente é um dos cenários que avaliamos”, acrescentou Imparato. “Já existem casas do grupo Stellantis cujos programas desportivos estão em estreito contacto, por exemplo DS e Maserati na Fórmula E.  

“Quando voltarmos à pista faremos isso com o apoio da Stellantis’. Projetos de automobilismo, e como a Peugeot já está presente no WEC. Obviamente a cooperação é mais do que possível. Então talvez os dois projetos possam ter caminhos paralelos em outros aspectos, mas no final estamos na mesma família”. 

“No entanto, gostaria de esclarecer que neste momento ainda não podemos confirmar nada. Faremos isso quando tivermos concluído o planejamento e a avaliação do investimentos”, salientou. 

Sauber e a incerteza com a Audi

Embora o patrocínio da Alfa Romeo na F1 com a Sauber tenha sido forçado a terminar mais cedo devido à aquisição da equipe pela Audi. Imparato disse que não se arrepende dos muitos anos que passaram juntos – pois disse que o retorno do investimento foi incrível. 

“Eu diria que [foi] o melhor investimento da história”, disse ele. “Podemos dizer que em termos de retorno de imagem, por cada euro que gastámos recebíamos 20 de volta”, comemora. 

“Ao mesmo tempo, estamos um pouco tristes porque estamos saindo de uma equipe que abraça a nossa marca há seis anos. E com a qual temos um relacionamento extraordinário”.