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Endurance tratado a sério!
Superaquecimento e até um esquilo quase tiram a Toyota das 24 Horas de Le Mans

A equipe Toyota divulgou detalhes da sua participação nas 24 Horas de Le Mans deste ano. Em entrevista ao site Sportscar365, o diretor técnico da Toyota, Pascal Vasselon, detalhou o que aconteceu com os protótipos.

O moto do GR010 Hybrid #8 começou a superaquecer aproximadamente ao mesmo tempo que um incidente que destruiu o #7. Inicialmente, os danos no #7 de Kamui Kobayashi após um acidente com vários carros, quando um slow zone foi ativado após oito horas de prova..

Enquanto isso acontecia, o carro #8 de Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, estavam tendo problemas após passar por cima de detritos na pista.

“Naquele momento, realmente pensamos que perderíamos os dois carros porque, ao mesmo tempo, tínhamos a temperatura do motor subindo muito no #8, disse Pascal Vasselon.

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“Não tínhamos nenhuma indicação do que estava acontecendo. Não havia nada visível do lado de fora. Os números aerodinâmicos eram bons. Decidimos remover o front-end, trocá-lo e dar uma olhada.

“Havia um grande pedaço de Kevlar preso dentro da suspensão, mas bloqueando o fluxo do cooler. Poderíamos removê-lo e continuar”. 

“A razão pela qual #8 atrasou, foi quando Kamui sofreu o acidente é que paramos várias vezes para investigar o problema de temperatura. Perdemos muito tempo olhando o que tinha acontecido.”

Os problemas no Toyota #8

Contudo, o #8 teve um segundo incidente após atingir detritos, quando Hirakawa atropelou um animal que Vasselon descreveu como um esquilo.

Não foi o único carro LMH a sofrer danos nesse tipo de incidente, já que a Ferrari 499P #50 viu suas esperanças de pódio desaparecerem quando uma pedra penetrou em um dos radiadores e causou um vazamento de fluido na décima hora.

“Houve algumas janelas em que às vezes estávamos dominando a Ferrari”, refletiu Vasselon. “Logo após um desses momentos em que éramos competitivos, Ryo acertou um esquilo. Provavelmente não foi muito pequeno porque causou grandes danos na frente.

“Ele teve problemas até o final do período, quando pudemos mudar o front-end.”

Apesar de acertar a peça de Kevlar e o animal, o Toyota nº 8 continuou a desafiar a Ferrari #51 de James Calado, Alessandro Pier Guidi e Antonio Giovinazzi. Ele chegou a lidera após um pitstop lento para a Ferrari, mas Pier Guidi lutou e ultrapassou Buemi na segunda chicane de Mulsanne.

A luta para terminar

Os pilotos da Toyota então começaram a lutar com o travamento das rodas traseiras nos momentos finais, que culminou com Hirakawa perdendo o controle do carro na zona de frenagem na Arnage. Esse incidente deu à Ferrari nº 51 uma lacuna suficiente para garantir a vitória.

“No final da corrida, quando Brendon fez um stint quádruplo, estávamos realmente entrando em uma janela onde o carro estava funcionando”, disse Vasselon. “Infelizmente, tivemos um pequeno contato na Arnage. O carro tinha um pouco de travamento da roda traseira, claramente”.

“Havia uma dificuldade para administrar isso. E quando você tem que acelerar, você aumenta o nível de riscos”. 

“É uma longa lista de frustrações. Porque, no final, estou sempre pensando no debriefing com a equipe, mas não cometemos erros, exceto o pobre Ryo. Ele foi colocado em uma situação difícil”. 

“O carro estava travando as rodas. Todo o resto do lado da equipe correu muito bem. Não tivemos problemas de confiabilidade.

“O problema de resfriamento que tivemos no carro #8, lidamos da melhor maneira possível quando esse tipo de coisa está acontecendo. Realmente não me arrependo.”