Robert Kubica, Robert Schwartzman e Yifei Ye foram confirmados nesta sexta-feira, 12, como os pilotos da terceira Ferrari 499P que disputou a temporada 2024 do Mundial de Endurance.
O trio estará no protótipo #83. Kubica estava confirmado quando a série lançou sua lista provisória de inscritos ainda em 2023. Porém, Shwartzman fará sua estreia na série e está pronto para suas primeiras corridas com protótipos. Ele pilotou uma Ferrari 296 GT3 pela AF Corse no Fanatec GT World Challenge Europe em 2023.
Assim, ele experimentou pela primeira o Hipercar da Ferrari durante os testes de novatos no final do ano Bahrein. Ele foi o piloto mais rápido da classe Hypercar.
“Estou muito feliz por estrear no WEC com a Ferrari 499P da AF Corse junto com Robert e Yifei”, disse Shwartzman.
“Estamos nos sentindo confiantes e ambiciosos. Contudo, confiantes no trabalho que faremos com a equipe e ambiciosos nos resultados que queremos alcançar este ano”.
“Teremos pouco tempo e muitas coisas para focar, mas darei o meu melhor para me adaptar ao carro, à equipe e a tudo o mais rápido possível”.
“Estou confiante que a temporada será positiva e estou realmente motivado para conseguir bons resultados, com a ambição de conquistar o título mundial”.
“No entanto, há uma corrida pela qual estou especialmente ansioso: as 24 Horas de Le Mans. É uma corrida que sempre esteve nos meus sonhos e farei todo o possível para tentar vencer – darei tudo de mim para isso”.
Os demais pilotos da terceira Ferrari no WEC
Enquanto isso, Ye estará a bordo do #83 depois de ingressar na Ferrari após uma temporada de estreia na classe Hypercar pela Hertz Team JOTA e seu Porsche 963.
“É realmente um privilégio ser nomeado um dos pilotos do #83 AF Corse Ferrari 499P”, disse o piloto chinês.
“Aliás, a AF Corse alcançou enorme sucesso em diferentes campeonatos de corridas de resistência e estou muito animado para iniciar meu papel de piloto oficial da Ferrari com eles no Campeonato Mundial de Endurance e nas 24 Horas de Le Mans”.
“No ano passado a competição já era extremamente acirrada e este ano, com 19 Hypercars, será ainda mais acirrada, mas, olhando o desempenho da equipe em 2023, não tenho dúvidas de que seremos competitivos”.
“Juntamente com meus dois novos companheiros de equipe, temos experiência, velocidade e juventude. Mal posso esperar para experimentar o 499P pela primeira vez e começar a preparação para a nova temporada que está chegando muito rapidamente, mas estaremos prontos para lutar pelo pódio e pela vitória, espero que desde a primeira corrida no Catar”, disse.
Por fim, a temporada do WEC começará com os 1.812 km do Qatar em 2 de março.