bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Parceria entre Brabham e Fusion Capital chega ao fim

A Brabham e a Fusion Capital, que controla a Brabham Automotive, não renovaram a parceria que durou seis anos. O fabricante inglês e o fundo de investimento estiveram juntos no Fanatec GT2 European Series. Além disso, um dos pontos altos da Brabham foi o recorde de volta no circuito de Mount Panorama. 

O diretor do Grupo Brabham, David Brabham confirmou por meio de um comunicado nas redes sociais na quinta-feira, 11, que o relacionamento entre as duas partes chegou ao fim.

“Brabham Group Limited (BGL) e Fusion Capital, acionista majoritário, único financiador e operador da empresa automotiva que leva o famoso nome Brabham, anunciam que após seis anos de colaboração, o acordo chegou ao fim”, diz o comunicado. 

“A decisão de encerrar o relacionamento foi tomada após consideração cuidadosa e no melhor interesse de todas as partes e da marca.”

A colaboração plurianual entre as duas partes incluiu o design, desenvolvimento e produção do BT62 e do BT63, que estiveram em ação em vários campeonatos ao redor do mundo.

Além disso, o BT62 estreou inicialmente no Britcar Endurance Championship em 2019 e também esteve em ação na GT Cup e na South Island Endurance Series da Nova Zelândia.

Os planos da Brabham 

Fabricante tinha planos de entrar no WEC. (Foto: Divulgação)

Vale ressaltar que a Brabham Automotive anunciou a intenção de se juntar à classe GTE-Pro no Campeonato Mundial de Endurance  em 2019. Com previsão de estreia em 2021.

Porém, os planos do GTE-Pro nunca se concretizaram, nem uma avaliação para se juntar ao conjunto de regras emergentes do Hypercar do WEC naquele momento. Embora o BT62 estabeleceu o recorde de volta não oficial para um carro não monoposto no Mount Panorama Circuit. Isso foi durante uma volta de demonstração antes das 12 horas de Bathurst de 2019.

Brabham revelou um derivado do BT62 destinado à competição GT2 em agosto de 2021, chamado BT63. Ele faria sua estreia na GT2 European Series com a High Class Racing ainda naquele ano.

Nesse sentido, a equipe dinamarquesa continuaria a fazer campanha com o carro durante toda a temporada de 2022. Com Anders Fjordbach e Kevin Weeda conquistando uma vitória na corrida em Misano e mais três pódios.

“Embora seja lamentável que o nosso relacionamento com a Fusion Capital tenha chegado ao fim, a colaboração ajudou a evoluir ainda mais a Brabham para um futuro novo e emocionante”, disse David Brabham.

“Com o término da licença da marca Automotiva, abre-se as portas para futuros empreendimentos comerciais nos setores Automobilístico, Automotivo e Patrimonial. Gostaria de agradecer pessoalmente a todos que contribuíram e apoiaram este projeto ao longo dos anos.”

O presidente da Fusion Capital, Mat Fitch, indicou em comentários emitidos que “a direção estratégica de ambos os grupos não se alinhou”. Enquanto a BGL, proprietária da marca de corridas, afirmou que eles estão “comprometidos com projetos que ultrapassam os limites e desafiam as convenções no automobilismo e setores automotivos”.