Quem dá mais? Corvette C4 ZR1 à venda

Modelo é único. (Fotos: Total Performance Car)

O mercado de venda de carros esportivos clássicos aumenta a cada ano. Vários fatores inflam ou murcham o valor de um carro. Sua raridade, quem o pilotou ou corridas que venceu.  Então, quanto mais sucesso o carro tiver, mais caro ele será. No “Quem dá mais” desta semana, um raro Corvette C4 ZR1 pode ser adquirido por um valor considerado módico, para os padrões atuais. 

Tendo apenas um exemplar construído, o Corvette C4 ZR1 é literalmente uma mosca branca. Construído pela oficina especializada em modelos GM, a Doug Rippie Motorsports. O modelo de 1995 foi desenvolvido pela própria Rippie, para competir nas 24 Horas de Le Mans daquele ano. O fabricante americano não tinha uma equipe oficial na época, algo que seria feito anos depois. 

O #30 foi pilotado por John Paul Jr., Chris McDougall e James Mero. O ZR1 disputou a prova ao lado de outras versões do Corvette desenvolvidas pela Callaway. Dos quatro inscritos, o #30 foi o pior, não completando a prova. Ele estava inscrito na classe GT1. 

O carro não tinha potência para pelo menos ameaçar modelos como McLaren F1 GTR, vencedor da corrida e protótipos da classe WSC como o Courage C64 e Kremer K8 Spyder, este equipado com motor Porsche. 

Sem muitos recursos, a Rippie correu literalmente sozinha, pegando uma versão de rua e a adaptando para as pistas.  Apesar das velocidades máximas decentes, o carro lutou para mostrar qualquer ritmo real e registrou um péssimo 4:24.8 durante o treino classificatório, antes de também abandonar. Ele é equipado com um motor V8 de 6.3 litros turbo. 

Com o fracasso do projeto, o carro competiu apenas duas vezes nos EUA, sendo vendido para um colecionador. Agora ele pode ser seu. A Total Performance Car da Suíça, especializada na venda de carros exóticos, está ofertando o Corvette C4 ZR1 por $380 mil dólares. O carro foi totalmente restaurado e apto para competir em provas históricas. Interessados? 

 

Published
1 mês ago
Categories
24 Horas Le Mans
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.