Discovery irá promover o Electric GT Championship

Carros serão baseados em modelos GT3. (Foto: FIA)

A FIA anunciou nesta quinta-feira, 06, que a Discovery INC e a Eurosport Events foram escolhidas para promover o  FIA Electric GT Championship, que será iniciado em 2023. 

O grupo de mídia global Discovery foi selecionado por meio de um processo de licitação para ser o promotor da nova categoria que contará com carros elétricos baseados em modelos GT3, porém 100% elétricos. Cada prova terá 45 minutos de duração, sendo realizada em circuitos permanentes.

A Eurosport Events, de propriedade do Discovery, já promove a série de carros elétricos de turismo Pure ETCR, que está sendo atualizado para o status de Copa do Mundo de carros elétricos da FIA a partir do próximo ano.

Seu papel como co-organizador do Campeonato Global Electric GT envolverá trabalhar com a FIA para “desenvolver uma plataforma de longo prazo” para os fabricantes de veículos elétricos apresentarem tecnologia inovadora por meio do automobilismo.

O Discovery também administrará a distribuição de direitos de mídia do campeonato e será responsável por direcionar um esforço de sustentabilidade para eventos de corrida com zero carbono.

A Eurosport trabalhou anteriormente com a FIA como promotora do World Touring Car Championship, enquanto atualmente promove a FIA World Touring Car Cup, Pure ETCR e o Campeonato Europeu de Rally.

“É um privilégio aumentar a nossa parceria de 17 anos com a FIA”, disse François Ribeiro, responsável pela Eurosport Events.

“Pela primeira vez, colocaremos todo o poder do Discovery por trás do Eurosport Events, permitindo-nos atender às expectativas dos fabricantes de automóveis premium e desenvolver um novo e poderoso ativo principal em GT elétrico”. 

“Compartilhamos uma visão comum com a FIA para um campeonato de próxima geração que apresenta tecnologias avançadas e excelente desempenho de mobilidade elétrica, tudo entregue por meio de corridas empolgantes e sustentáveis”. 

“Como o segmento de desempenho da indústria automotiva continua a se converter rapidamente em um futuro elétrico, Electric GT fornecerá um palco global para mostrar os carros elétricos GT e capacidade de carregamento, que estarão disponíveis para os consumidores recarregarem seus carros dentro de alguns minutos”, explicou. 

O presidente da FIA, Jean Todt, descreveu o anúncio e a importância do novo Discovery FIA Electric GT Championship como um “marco importante”.

“Este conceito é sustentável, inovador e incorpora nossa abordagem de corrida para a estrada em termos de transferência de tecnologia, tornando-o relevante para fabricantes e usuários de estradas”, disse. 

“Portanto, é importante que esta competição esteja em boas mãos em termos de promoção. No Discovery Group e na sua subsidiária Eurosport Events, temos um parceiro forte com experiência na promoção do desporto motorizado a nível mundial”, ressaltou. 

Andrew Georgiou, presidente da Global Sports Rights & Sports Marketing Solutions da Eurosport, acrescentou: “A Discovery está sempre se esforçando para desenvolver relacionamentos mais profundos e expansivos com federações e proprietários de eventos”.

“No caso da FIA, temos a sorte de estar associados a uma organização de liderança que tem uma visão ambiciosa de futuro e vontade de inovar”. 

“Embora a herança do Discovery esteja na transmissão global, hoje oferecemos uma oferta 360º completa, da distribuição multi-plataforma global à produção de eventos ao vivo e toda a gama de soluções de marketing de marca e promoção de eventos”. 

“Estamos entusiasmados em trazer tudo isso para o Campeonato FIA Electric GT, com base no compromisso de longa data do Discovery com o automobilismo elétrico como uma plataforma global para promover a mobilidade elétrica e a sustentabilidade”, finalizou. 

Como será o  Electric GT Championship ?

O futuro campeonato tem como data de estreia 2023, e terá pelo menos seis corridas sendo realizadas em três continentes. Os países ainda não foram anunciados. Em um primeiro momento teremos provas na Europa, Ásia e Oriente Médio. Os EUA devem entrar na série durante a segunda temporada. 

Cada evento consistirá em duas corridas. A primeira será uma corrida de qualificação no sábado, seguida pela competição principal de 45 minutos no domingo.

Os carros serão ‘carregados rapidamente’ até 60% de sua capacidade durante as paradas no meio da corrida. Além disso, um “parque temático” no paddock será instalado,  para que os espectadores aprendam mais sobre a mobilidade elétrica.

Written by Fernando Rhenius
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de ostracismos e "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.