bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Protótipos Oreca dominam treino classificatório para Petit Le Mans

Em uma sessão classificatória com pista molhada, os protótipos da classe LMP2 superaram os da classe GTP e largaram na frente, neste sábado, 14, em Petit Le Mans

Na classe GTP, o Acura #10 da Wayne Taylor Racing, pilotado por Louis Deletraz, ficou com o melhor tempo da classe, porém largará da sexta posição no geral. O piloto estabeleceu o ritmo entre os GTP com o tempo de 1:15.402.

Embora a volta mais rápida em toda a qualificação tenha sido feita pelo Oreca #52 da equipe PR1/Mathiasen, pilotado por Ben Keating, com pneus slick. Deletraz venceu Sebastien Bourdais no #01 da equipe Chip Ganassi por em 0,230 segundos.

Além disso, os protótipos GTP começaram com pneus slick, mas todos voltaram para pneus de chuva quando a chuva leve criou uma superfície de pista gordurosa. O quarto lugar foi para Tom Blomqvist no Acura da Meyer Shank Racing, com Nick Tandy ficando em quinto lugar no melhor Porsche 963 de fábrica da Team Penske.

Tempos da sessão classificatória 

Na LMP2, o líder geral Keating venceu Steven Thomas por dois centésimos de segundo logo no final da sessão. Sendo assim, Thomas e Keating marcaram 1:13.879, apenas para ser superado pouco tempo depois. O terceiro colocado John Falb recuperou mais meio segundo para a TDS Racing.

Confira a lista de equipes para a temporada 2024 da IMSA
WTR faz o melhor tempo da classe GTP. (Foto: Oreca)

Já na classe LMP3, o melhor tempo ficou com o Ligier da equipe Andretti Autosport, de Glenn van Berlo. Assim, ele marcou 1:16.674 no Ligier #36 antes de quase imediatamente sair da pista na Curva 3, acertando uma placa publicitária no processo. Van Berlo qualificou-se 0,129 segundos à frente de Rasmus Lindh, da JDC-Miller Motorsports.

Briga na classe GTD

Na classe GTD, o Aston Martin #27 da equipe Heart of Racing ficou com a pole da classe GTD, após trocar os pneus de chuva por de pista seca. Ian James, foi o mais rápido entre os pilotos das classes GTD. 

James primeiro igualou a pole da classe GTD-Pro, de Jack Hawksworth, com um tempo de 1:23.168, mas conseguiu uma melhoria nos últimos minutos com 1:23.116. Além disso, Hawksworth ainda conquistou a pole na classe GTD-Pro com o Lexus #14 da Vasser Sullivan, batendo o piloto da Iron Lynx, Mirko Bortolotti, por três décimos de segundo.

No entanto, Bortolotti teve todos os seus tempos de volta apagados por sair do carro antes do final da sessão. Com isso, Antonio Garcia, da Corvette Racing, ficou com segundo lugar no GTD-Pro. Embora o espanhol tenha ficado atrás de um trio de competidores do GTD.

Doriane Pin ficou em segundo lugar na GTD para Iron Lynx. Batendo Aaron Telitz no outro Vasser Sullivan e para o  piloto da Turner Motorsport BMW, Bill Auberlen.