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Endurance tratado a sério!
Protótipos a hidrogênio nas 24 Horas de Le Mans de 2025
(Foto: Divulgação)

O presidente do  Automobile Club de l’Ouest, Pierre Fillon, participou na terça-feira, 21, da terceira edição do Hydrogen Symposium, realizado no circuito de Le Mans. O tema central do encontro foi o uso de hidrogênio como opção de combustível renovável. 

No encontro, foi apresentado como o protótipo movido a hidrogênio, competirá nas 24 Horas de Le Mans a partir de 2025. Em 2018, o Automóvel Club de l’Ouest apresentou seu programa de hidrogênio para competição de emissão zero e de baixo índice de carbono. Durante a mesa redonda dedicada a corridas, carros e motocicletas, Fillon conversou com  Jean-Michel Bouresche, Chefe de Operações da MissionH24 e diretor da H24Racing, o programa conjunto do ACO e GreenGT, bem como com Fred Barozier (Pipo Moteurs, que trabalha em motores térmicos a hidrogênio), Emmanuel Esnault, Diretor Executivo da TEXYS (H2 Motronics), Philippe Croizon, atleta tetra-amputado, que pretende participar do Rally Dakar 2023 em um buggy H2, assim como Jean-Luc Fleureau (H2X Ecosystems) e Victorien Erussard. 

Jean-Michel Bouresche analisou a participação do LMP H24Racing, durante a etapa de Spa-Francorchamps do ELMS e Le Mans Cup. Assim como acontece na atual classe LMP2 e acontecerá na futura LMDh, os protótipos de hidrogênio terão apenas uma opção (LMP2 e LMDH possuem quatro opções). A  Red Bull Advanced Technologies (desenvolvedora do chassi) em parceria com a Oreca. O motor será fornecido pela empresa GreenGT, e os tanques produzidos pela Plastic Omnium. As células de combustível não terão um fabricante exclusivo, dando às equipes poder de escolha. 

Pierre Fillon específica, no entanto, que o chassi também será capaz de integrar um motor térmico a hidrogênio. Para garantir o fornecimento destes protótipos elétrico-hidrogênio em 2025, a TotalEnergies também faz parte do projeto, assim como a Michelin está desenvolvendo pneus para este tipo de veículo.