Porsche lança documentário sobre vitória de 2017 em Le Mans

Porsche possui 19 vitórias gerais em Le Mans. (Foto: Divulgação)

A terceira vitória geral conquistada de forma consecutiva pela Porsche em 2017 em Le Mans irá virar documentário. Não foi uma vitória fácil para o 919 Hybrid #2 que teve que ser consertado por mais de uma hora antes de poder continuar a corrida.

Após a troca do sistema híbrido, o LMP1 voltou na 56º, e uma finalização nas primeiras posições parecia impensável à época. Mas desistir não era uma opção. Horas depois, o fabricante de carros esportivos cruzou a linha de chegada em primeiro, aumentando para 108 vitórias em classes e 19 vitórias gerais.

70 anos após a vitória da primeira vitória, o departamento de patrimônios e museus da Porsche está dedicando sua atenção a “A história de sucesso da Porsche em Le Mans”. Em seis episódios, a série “Porsche Moments” analisa a corrida de endurance com depoimento de testemunhas e momentos que ocorreram durante a prova.

No primeiro e no sexto episódios, o vencedor de Le Mans, Timo Bernhard, conhece Fritz Enzinger, que levou a marca a três vitórias gerais em Le Mans como vice-presidente do automobilismo. Walter Röhrl, Hans-Joachim Stuck e Norbert Singer fornecem informações sobre o que aconteceu nos bastidores em quatro outros episódios. O episódio final é sobre a emocionante perseguição para recuperar o atraso em Le Mans em 2017. “O 919 Hybrid representa a lenda da Porsche em Le Mans na era moderna como nenhum outro veículo. A Porsche alcançou três vitórias gerais com este carro de corrida híbrido nos anos de 2015, 2016 e 2017. O terceiro título do Campeonato Mundial de Endurance veio alguns meses após a vitória geral, assim como o hat-trick no Campeonato Mundial de Pilotos. Não é possível alcançar mais do que isso”, resume Achim Stejskal, chefe do Porsche Heritage e Museum.

O apresentador Timo Bernhard apresenta o grand finale de “Porsche Moments” no site de teste do Weissach Development Center. Lá ele se encontra com o LMP que ele diz “traz de volta muitas memórias de um tempo incrivelmente maravilhoso” e dá algumas voltas na pista de testes da Porsche  – quatro anos após a inesquecível vitória na França com seus companheiros de equipe Earl Bamber e Brendon Hartley. “Anda como antes e também é como em Le Mans”, diz Fritz Enzinger.

Os dois integrantes da equipe estão ligados por vitórias conjuntas e também pelo empolgante período de desenvolvimento do veículo. “O 919 Hybrid é o carro de corrida mais complexo e inovador que a Porsche já construiu”, resume Timo Bernhard. Enzinger veio para Weissach em novembro de 2011 para retornar a marca à categoria a Le Mans três anos depois. “Dez anos atrás, tudo que eu tinha era uma folha de papel em branco”, explica o austríaco de 65 anos. Para ele, o primeiro passo foi contratar as pessoas certas e formar uma equipe. “O desenvolvimento do 919 Hybrid só começou após o anúncio dos regulamentos em junho de 2012. Foi uma grande oportunidade para mim. A estrutura e o conceito estavam em nossas cabeças há muito tempo, então só precisávamos dos funcionários certos para desenvolver o espírito de equipe certo”, disse Enzinger, que finalmente montou uma equipe de especialistas de 21 países. “O espírito necessário foi criado juntos. Nosso grande objetivo comum era um lugar no pódio.”

Timo Bernhard também recorda com carinho.Como piloto, estar envolvido desde o início foi algo muito especial. Você tem uma oportunidade dessas apenas uma vez na vida. Já senti sua determinação e imediatamente confiei em você quando nos conhecemos, Fritz”. 

Ele também se lembra dos 16 posters vencedores de Le Mans que decoraram as paredes no caminho para o escritório de Enzinger. No final, havia uma folha de papel em branco em uma moldura. Um símbolo para o objetivo comum da equipe.

Documentário contará com carros que fizeram história da marca. (Foto: Divulgação

Em 18 de junho de 2017, o carro #2 cruzou a linha de chegada após uma corrida dramática na frente de quase 260.000 fãs. Isso selou a 19ª vitória geral da marca em Le Mans. O recorde do 919 Hybrid, que foi fundamentalmente reformulado durante o período de 2014 a 2017: 20 pole position, 17 vitórias, 13 voltas de corrida mais rápidas e seis títulos mundiais. “O carro é tão complexo que o eixo traseiro é movido por um motor de combustão V4 de dois litros que produz quase 500 CV. O motor elétrico pode fornecer adicionalmente mais de 400 PS ao eixo dianteiro sob demanda”, explica Enzinger. O 919 Hybrid foi considerado o laboratório de testes mais rápido e o carro de corrida mais inovador que a Porsche havia construído até então.

“Nossa vitória mais dominante com o 919 Hybrid foi em 2015. Todo o Conselho Executivo estava lá, assim como a família Porsche, e todos estavam juntos nos boxes. Não pode haver uma imagem de equipe melhor do que essa”, afirma Enzinger e olha as fotos que Timo Bernhard espalhou na histórica oficina de automobilismo do Centro de Desenvolvimento de Weissach. “A vitória mais estressante foi na temporada de 2017”, acrescenta. A Porsche competiu então com um veículo significativamente aprimorado. Após o trabalho de reparo na noite de sábado, o carro líder estava 18 voltas à frente – a Porsche começou a perseguição para alcançá-lo. A equipe recuperou a liderança na volta 347 e foi recompensada no final com a 19ª vitória geral. “Na última volta pensei nos vários passos que me possibilitaram este sucesso”, revela Timo Bernhard, que sempre sonhou em triunfar com a Porsche em Le Mans. Foi a primeira vez que ele chorou depois de vencer uma corrida.

O Museu Porsche postará todos os episódios de “Porsche Moments” com os convidados Fritz Enzinger, Walter Röhrl, Hans-Joachim Stuck e Norbert Singer em seu canal do Instagram @ porsche.museum e no Facebook @porsche.museum.stuttgart e também no YouTube. Em 25 de agosto, o Museu transmitirá o episódio final de Weissach com Fritz Enzinger.

Confira os episódios

Episódio 1

Episódio 2

Episódio 3

Episódio 4

Episódio 5

Episódio 6

 

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9 meses ago
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Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.