Porsche e Toyota divergem sobre regra do BoP antes das 24 Horas de Le Mans

Após viver extremos durante as 6H de Spa, a Porsche espera ansiosa por um novo BoP que lhe proporcionará chances de vencer a Toyota na edição 2023 das 24 Horas de Le Mans.

Inicialmente, as novas regras do BoP permitem que protótipos LMH e LMDh recebam ajustes a cada duas corridas. Porém, um ajuste teria que ser feito antes da etapa Belga, o que  não ocorreu.

No entanto, no início do evento foi confirmado que tal atualização não seria feita, apesar de fontes indicarem que um aumento de peso para o LMH havia sido proposto. Durante a prova, o vice-presidente de automobilismo da Porsche, Thomas Laudenbach, disse à imprensa que espera ajustes antes de Le Mans. 

Artigo da FIA sobre o BoP

“Não acho que a questão seja se haverá uma mudança”, disse Laudenbach. A grande questão é qual será a mudança. Eles afirmaram isso e tenho certeza de que o farão.

Leia também:

Nesse sentido, o BoP da classe Hypercar baseia-se em simuladores, em vez de usar tempos de volta da qualificação e corridas. A medida buscar evitar o sandbagging.

“Estava à espera [de uma mudança de plataforma BoP] depois de Portimão,” disse Laudenbach. “Mas me disseram que faremos isso depois de Le Mans. Francamente falando, sim, esperávamos [uma mudança para Spa]. Mas isso definitivamente cabe à FIA e ao ACO decidirem. Esperamos claramente um ajuste antes de Le Mans.”

Ele acrescentou: “Acho que o que pode ser afirmado claramente é, de fato, e não julgar ou dizer o porquê … se você olhar para os carros LMDh, eles estão muito próximos. Temos duas marcas aqui, mas podemos olhar para a série nos EUA, onde temos quatro equipes”.

“Eles são 100% comparáveis ​​e todos parecem ser bastante próximos. Algumas vantagens aqui, algumas vantagens ali, se você acertar a configuração. Mas digamos, em uma faixa bastante estreita.

“O mesmo [no WEC], acho que estamos muito próximos do Cadillac. Mas se você olhar para toda a gama do restante da classe Hypercar, obviamente há uma gama muito maior. Assim, pelo menos, isso torna muito difícil o trabalho de oferecer uma chance justa a todos”.

Toyota ao contrário da Porsche, busca a manutenção do BoP para as 24 Horas de Le Mans

Nesse sentido, a Toyota, por sua vez, não espera entre Spa e Le Mans.

“Este regulamento foi publicado e acordado”, afirma o diretor técnico da Toyota, Pascal Vasselon. “Está publicado, temos atas. Temos documentos. Existem documentos que dizem qual é a regra”.

“Houve um acordo com um cronograma preciso. Não houve nenhum comunicado de imprensa que tenha explicado a todos. Não há espaço para um ajuste.” Questionado sobre se a Toyota farial algo, caso existise um BoP antes das 24 Horas de Le Mans, o dirigente é enfático: “Não deveria ser uma luta para que a regra fosse aplicada”.

No início da temporada, a FIA publicou um artigo afirmando que haverá “apenas um ajuste de BoP ao longo da temporada” feito após Le Mans, que se refere a uma possível atualização para carros individuais e não para todos os carros em uma plataforma.

Por fim, ele também disse que o campeonato poderia “possivelmente” ajustar LMH e LMDh um em relação ao outro antes da corrida de 24 horas.