Porsche 962C à venda

(Foto: Divulgação)

A revendedora RMD, especializada na comercialização de veículos raros, está anunciando em seu site, um Porsche 962C. O protótipo foi fabricado em 1987 e pertenceu à equipe Salamin. O Porsche competiu em mais de 30 corridas e teve o chassi e motor totalmente restaurados. 

De acordo com informações do vendedor, o carro correu por apenas três horas, depois do restauro.O Porsche 956 e seu sucessor 962 precisam de poucas corridas para mostrar seu potencial no antigo campeonato de Sport-Protótipos. 

O modelo venceu as 24 Horas de Daytona cinco vezes, as 12 Horas de Sebring quatro vezes e as 24 Horas de Le Mans duas vezes, juntamente com vitórias em Dijon, Monza, Watkins Glen. Tudo começou em meados dos anos 80. O Porsche 956, vencedor em Le Mans de 1982 a 1985, não foi considerado seguro o suficiente para correr nos Estados Unidos, de acordo com a  IMSA.

A Porsche,  decidiu criar uma versão americana do 956, que foi chamada de 962, que entrou em produção em 1984. A distância entre eixos foi aumentada em 12 cm para acomodar os pedais atrás do eixo da roda dianteira. O Porsche 962 era a versão exclusiva para as equipes americanas. Era equipado com um turbo único. O 962C era  equipado com dois turbos. A dupla 962/962C competiu em todo o mundo em, como o IMSA GT Championship, o Japan Sport-Prototypes Championship, o German Supercup Championship, o European Interseries Championship e o Sports Cars World Championship.

Diversas participações pelo mundo

Nestes últimos três campeonatos, o chassis 962C-131, foi utilizado. Com uma carreira de corrida de três anos, de 1987 a 1989, este 962C tem a distinção de sempre ter competido com as cores da equipe suíça Salamin. Antoine Salamin, um arquiteto e piloto, competiu com vários modelos 911, como o Carrera 2.7 RS, 3.0 RS, 930 Turbo e o poderoso 935. Ele então comprou o 962-131 da Porsche Motorsport e o recebeu em 11 de setembro de 1987 e correu com o carro pela primeira vez um mês depois. Salamin subseqüentemente fez mais de trinta corridas com o 962C-131.

A primeira aparição em corrida do 962C-131 foi em meados de outubro de 1987, em Zeltweg no Interseries. Depois de se classificar em 6º lugar, o suíço terminou na mesma posição na primeira corrida e depois em 8º na segunda. Pouco mais de um mês depois, o carro foi inscrito para os 500km de Kyalami onde Antoine Salamin terminou em 8º em ambas as provas. 

O Porsche começou a correr por toda a Europa entre 1988 e 1989, acumulando pontos para o WSC, Interseries e Supercup. De 1987 a 1989, Antoine Salamin assumiu o volante em todas as corridas e em algumas foi acompanhado por Giovanni Lavaggi, Jean-Denis Deletraz, Hellmut Numdas e Max Cohen-Olivar. 

A aposentadoria

Porsche passou por uma restauração total. (Foto: Divulgação)

O 962C-131 se aposentou após a corrida da Cidade do México em 1989. Durante os treinos, ele foi danificado em uma colisão com Patrick Tambay. A equipe suíça então mudou para outro 962C (chassi 157) para as temporadas de 1990 e 1991. Após a temporada de 1989, o 962C-131 foi vendido para a Suécia em 1990 e depois voltou para a França, onde pertencia a Pierre Landereau, que o manteve por cerca de dez anos antes de vendê-lo para seu atual proprietário francês em 2010.

Uma restauração completa do chassi foi realizada pelo especialista da Porsche IMSA Performance, durante a qual um extenso arquivo de restauração foi compilado que acompanha o carro. Todos os itens do carro foram totalmente reconstruídos, incluindo o motor de 2,6 litros, a caixa de câmbio e a suspensão. O carro foi recentemente redesenhado em sua icônica e bela pintura “Hotel Anniviers”, como ocorreu em 1989.

Desde a sua restauração, o carro apareceu no Le Mans Classic 2016 e no Dix Mille Tours de Le Castellet e  tem apenas 3 horas de corrida desde a conclusão da revisão. Está como novo, em bom estado e o proprietário irá renovar o teste de rachadura e o tanque de combustível como parte da venda. O carro também vem com um jogo de rodas sobressalentes. A RMD não revelou o preço. 

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8 meses ago
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Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.