bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Pipo Derani conquista a pole para as 24 Horas de Daytona

O brasileiro Pipo Derani conquistou na tarde deste domingo, 21, a pole position para a edição 2024 das 24 Horas de Daytona. O primeiro lugar veio depois de o recorde da pole de Oliver Jarvis de 2019 ter sido quebrado na última sessão de testes do Roar.

Derani estabeleceu um novo marco oficial de 1:32.656 ao volante do Cadillac V-Series.R #31 da Action Express Racing. Aliás, isso foi mais de um segundo acima do recorde de Jarvis e foi o suficiente para vencer Bourdais, companheiro de equipe da Cadillac, no carro #01 da Chip Ganassi Racing por 0,071 segundos. O melhor do resto foi Felipe Nasr, que se recuperou de uma rodada inicial no Penske Porsche 963 #7 para ficar em terceiro, 0,220 segundos atrás do ritmo.

Reultado treino de classificação

Connor De Philippi desfrutou de um período de liderança na BMW antes de finalmente cair para o quarto lugar no melhor dos M Hybrid V8s, o carro #25. Os dois Acuras da Wayne Taylor Racing com Andretti foram o quinto e o sexto mais rápidos, nas mãos de Louis Deletraz e Filipe Albuquerque, respectivamente.

Além disso, Nick Tandy foi o sétimo no Porsche #6.  Jesse Krohn no BMW #24 e Tijmen van der Helm no Porsche #85 da JDC-Miller Motorsports foram os últimos da classe GTP.

Disputa na classe GTP

Todos os nove carros GTP que participaram da qualificação ficaram abaixo do antigo recorde da pole. Com o Porsche #5 da Proton Competition ficando de fora da sessão após a quebra de Neel Jani na sessão de testes anterior.

Ben Keating foi o mais rápido na sessão de qualificação da classe LMP2 a bordo do número #2 da United Autosports. Com o piloto texano marcando sua quinta pole consecutiva.

O melhor tempo de Keating de 1:38.501 foi bom o suficiente para assumir o primeiro lugar por 0,101 segundos à frente de Nick Boulle no #52 Inter Europol da PR1/Mathiasen Motorsports.

George Kurtz foi o terceiro mais rápido no carro #04 da Crowdstrike Racing by APR, embora 0,751 segundos atrás do ritmo, enquanto Gar Robinson foi o último piloto a ficar a um segundo de Keating a bordo do #74 Riley.

AO Racing e Vasser Sullivan conquistam poles nas classes GTD em Daytona

AO Racing foi o mais rápido na classe GTD. (Foto: Divulgação)

Uma bandeira vermelha logo no início estendeu o tempo de classificação da classe GTD. Que foi liderada por Seb Priaulx a bordo do Porsche 911 GT3 R #77 da AO Racing.

Porém, o que estava planejado para ser uma sessão de 15 minutos foi interrompido quase imediatamente pela batida de outro Porsche. O carro #92 da Kellymoss com Riley de David Brule, na Curva 3, levando a uma suspensão de 12 minutos.

Com o relógio zerado para o mínimo regulamentar de 7:30 da bandeira verde, Priaulx estabeleceu o tempo mais rápido da sessão de 1:44.382. Batendo o #14 Vasser Sullivan de Jack Hawksworth para a pole GTD Pro por apenas 0,080 segundos.

Briga nas demais posições

A Lexus liderou os tempos na classe GTD, cortesia de Parker Thompson no RC F GT3 #12, com Klaus Bachler sendo seu rival mais próximo no Porsche #86 da MDK Motorsports. Ele ficou 0,043 segundos atrás.

Katherine Legge desfrutou de um breve período no topo dos tempos no #66 Gradient Racing. Mas acabou terminando em terceiro, à frente de dois Lamborghini Huracan GT3 EVO2s, o #45 da Wayne Taylor Racing com o carro Andretti de Kyle Marcelli e Loris Spinelli em o carro #78 da Forte Racing.

Terceiro no GTD Pro, mas apenas nono no geral no GTD, ficou Corvette Racing #3 de Antonio Garcia.

Por fim, os novos Ford Mustang GT3 provaram estarem  fora do ritmo. Com o carro #65 de Dirk Mueller em nono no GTD Pro e o carro irmão #64 de Harry Tincknell completando a classe em 13º.