bongasat.com.br

Endurance tratado a sério!
Circuito de Laguna Seca pode fechar por conta do ruído excessivo

Um dos ícones do automobilismo americano pode estar com os dias contados. O circuito de Laguna Seca pode fechar. Segundo informações do site Autohebdo, em meados de dezembro, a Highway 68 Coalition – um grupo de moradores da rota de Laguna Seca (Califórnia) – moveu uma ação judicial contra o proprietário do circuito. Além do condado de Monterey, bem como contra o conselho de administração do condado de Monterey e a associação “Amigos de Laguna Seca”.

Além disso, a organização sem fins lucrativos assinou um contrato de concessão de longo prazo com o condado em julho passado.

A razão ? Segundo o coletivo, o número de corridas e eventos em Laguna Seca “aumentou significativamente” nos últimos dois anos. E esse aumento resultaria em “níveis de ruído permitidos mais elevados, dias adicionais de aluguel de pista com ruído elevado superior a 100 dB. Além do aumento do tráfego, abastecimento e qualidade inadequados de água, tratamento inadequado de esgoto e expansão de acampamentos ”, afirma o grupo que originou a denúncia.

Assim, inaugurado em 1957, o circuito californiano – que já foi um dos mais rápidos do continente antes do traçado ser modificado em 1988 – rapidamente conquistou um nome e um lugar nos corações dos amantes do automobilismo. 

Aliás, em 2024, oito grandes eventos estão planejados em Laguna Seca. Incluindo uma rodada IMSA (10 a 12 de maio) e um Grande Prêmio da IndyCar (21 a 23 de junho). Porém, segundo o coletivo, o circuito estaria movimentado quase 340 dias por ano, com níveis sonoros oscilando em média entre 103 e 105 dB.

Condado de Monterey nega as acusações sobre Laguna Seca

Nesse interím, por meio de nota, as autoridades do condado de Monterey responderam a essas declarações e afirmaram que o condado não concordava com as alegações do processo. 

“É lamentável que alguns indivíduos tenham optado por apresentar uma queixa contra o condado em relação às operações em Laguna Seca ”, escreveu Nicholas M. Pasculli, diretor de comunicações do condado de Monterey, num e-mail ao meio de comunicação californiano SF Gate.

“O condado não vê mérito nas alegações e espera um resultado legal favorável”. Este último também especificou que este julgamento “não teria impacto nas atividades e eventos programados em Laguna Seca em 2024”.

Por fim, se esta ação for vencida pela Coalizão da Rodovia 68, o condado de Monterey poderia ser forçado a impor medidas restritivas no circuito de Laguna Seca. O que significaria a interrupção de certos eventos ou disciplinas no percurso.

Tudo isto levanta mais uma vez o debate sobre a relação entre os circuitos e os residentes locais. Não esqueçamos que em caso de restrições ao circuito ou, pior ainda, do seu encerramento, isso teria necessariamente impacto no valor dos imóveis envolventes… Ou como obter uma bela mais-valia no seu investimento imobiliário.