ILMC/ALMS Petit Le Mans–Audi marca melhor tempo nos treinos livres.

A Audi deu provas (pelo menos nos treinos) que não quer a Peugeot em seus domínios. A bordo do Audi #1 Romain Dumas foi o mais rápido marcando 1:09.550. A diferença de 91 milésimos para o Peugeot #8 mostra que a coisa será interessante e o tráfego pode definir o vencedor. Entre os P1 movidos a gasolina a Aston Martin de fábrica surpreende e fica com o tempo de 1:11.919.

Na classe LMP2 o melhor tempo foi do Oreca Nissan da Signatech com 1:13.852. Em segundo veio a equipe americana Level 5 com seu HPD.

Na classe GT a Ferrari #62 aonde os brasileiros Jaime Melo e Rafael Matos marcaram o melhor tempo com 1:20.102. Foi seguido pelo Corvette #4 pelas mão de Oliver Gavin.

Mercedes SLS AMG GT3 1.0 para GTR2.

A equipe Lisgo Modding fez um dos lançamentos mais esperados para GTR2 nos últimos tempos. O belo Mercedes SLS AMG GT3 que aos poucos vem roubando o espaço da dupla Ferrari-Porsche nos campeonatos GT3 pelo mundo é reproduzido fielmente. A física é típica de um carro da classe GT3 não muito potente mas fácil de controlar. As imagens foram feitas na pista de Paul Ricard. O Download abaixo é do mod, template e desenhos para futuras pinturas.

Mod – https://www.mediafire.com/?5cfi1j1dr5bzbzt

Template – https://www.mediafire.com/?3f5n8zpd3ucupp2

Imagens – https://www.mediafire.com/?c3qk4crfoegtuj5

 

6 horas de Estoril – Vitória da equipe Pescarolo e título de pilotos para Julien Jousse e Emanuel Collard.

 

Nem o mais entendido dos jornalistas se perguntado qual seria o campeão da LMS em 2011 iria dizer a Pescarolo. Depois de equipe ser posta a venda em 2010 sido comprada pela OAK Racing e depois passava novamente para Henri Pescarolo o trabalho começou. Uma busca por patrocinadores, pilotos até que a equipe largou em Paul Ricard e já na primeira corrida venceu de forma convincente. Mesmo que o título de construtores já tenha sido conquistado pela Rebellion nada tira o esforço da equipe, visto que o time suíço possuía dois carros e investimentos abundantes.

E assim a prova começa e o duelo entre os três. Quem esperou um domínio da dupla da Rebellion se decepcionou com o pole #12 que teve problemas na largada e acabou ficando para trás. Restou o #13 lutar pela liderança que neste momento era da equipe de Henri que ia aumentando a diferença a cada volta. Já na classe LMP2 o HPD #41 da Strakka tomava a ponta depois de ultrapassar o #42 da Greaves. Na GTE-PRO a liderança era do Porsche #77 da Ferbermayr e Jame Melo com a Ferrari começa em terceiro.

 
Na LMP2 TDS Racing fatura a vitória.

Depois de 35 minutos de prova os líderes começam a parada nos boxes o Lola Rebellion que vinha em segundo perde muito tempo nos boxes por conta de problemas e a Pescarolo amplia a vantagem. Já na PRO a Ferrari da JMW supera o Porsche da Ferbermayr  e amplia a vantagem também volta a volta.

Depois de 2 horas de prova a luta continuava e a vantagem da Pescarolo é ampliada depois de um stop and go do #13 por uma ultrapassagem em bandeira amarela. 10 minutos depois foi a vez da equipe de Pescarolo ter sua punição por conta de um erro no pit stop passado. Mesmo com a liderança momentânea do #13 Colllard com uma pilotagem precisa volta a liderança. Já na P2 o Oreca da equipe Boutsen lidera, assim como a Ferrari da JWM mantem a liderança na GTE-PRO. Na classe FLM a liderança nesta altura da prova é da equipe Pegasus a frente depois da equipe Neil Garner Motorsport ter uma parada mais demorada nos boxes. Fato curioso é que por muitas vezes o carro da equipe Boutsen marcou tempos de volta mais rápidos do que os carros da LMP1 mostrando o quanto é forte e durável o motor Nissan e bem acertado o chassi Oreca.

 
Ferrari da JMW domina a corrida e fatura a vitória na GTE-PRO

Depois de 4 horas Julien Jousse tem uma vantagem confortável de 18 segundos a frente de Belecchi. Uma hora depois o ritmo do Pescarolo é contundente sobre o #13 da Rebellion. Mesmo ritmo que é imposto pela Ferrari da JWM na classe PRO. Julien marca a melhor volta da prova com 1:30.733. O desempenho da Pescarolo é surpreendente e faltando poucas voltas para o final. Na PRO a luta entre Ferrari e Porsche se intensifica mas com a Ferrari amarela na frente. Faltando apenas 3 minutos para o final da corrida o Rebellion #13 para completar o nível de combustível deixando Jousse Livre para vencer e faturar junto com Emmmanuel Collard o título de pilotos na LMP1.

Já na LMP2 o Oreca da TDS passa o carro da Boutsen Racing. na classe PRO Rob Bell cruza na frente seguido de bem perto pelo Porsche da Ferbermayr Proton pelas mãos de Richard Lietz  Na classe FLM a Pegasus Racing chega a frente da JMB Racing e confirma o título de pilotos já conquistado na prova de Silverstone.

Na FLM Pegasus Racing vence.

O título da Pescarolo é mais surpreendente já que a equipe compete com um carro apenas. Com 50 pontos contra 47 dos pilotos Belecchi e Boullion. Nos construtores a diferença é ainda menor com 1 ponto de vantagem para o time suíço com 51 a 50 que foram obtidos pelas poles em Paul Ricard e Estoril. Para a vitória ficar ainda mais saborosa hora era aniversário de Heny Pescarolo. Jaime Melo em dupla com Toni Vilander acaba em 4º na sua classe

 
Porsche da IMSA vence na GTE-AM e fatura o título.

Assim se fecha mais um campeonato da LMS. Mesmo sem os grandes fabricantes que apenas apareceram nas etapas que eram válidas pelo ILMC o campeonato deste ano mostrou que se pode fazer um grande espetáculo com equipes privadas. Toyota e Nissan são os vencedores por terem acreditado na categoria e investido forte. Entre os GTs a eterna briga entre Ferrari e Porsche mais uma vez foi incrível.

NA classe LMP2 o título fica com Greaves Motorsports com 50 pontos, seguida pela Boutsen Racing e Strakka com 36. Na GTE-PRO a AF Corse fatura o título com 61 pontos seguida pela Hankook Team Farbmacher com 32 e Ferbermayr Proton com 29. Já na GTE-AM a IMSA fatura o título com 58 pontos seguida pela AF Corse com 48. 

Notícias do dia no mundo do endurance. Novidades do mundial de endurance e primeiros treinos para as 6 horas do Estoril.

A equipe Rebellion Racing e a Pescarolo devem protagonizar uma disputa interessante pela liderança da classe LMP1. Na primeira seção Julien Jousse marca para o time Frances 1:31.938 seguido pelo Rebellion #12 guiado por Nicolas Prost fazendo 1:32.531. Já na segunda seção a Rebellion da o troco e faz 1:30.935 fechando o dia na frete. Neste primeiro treino a Greaves Motorsport marca o melhor tempo na classe LMP2 com 1:33.103. No segundo treino a Race Performance Oreca-Judd marca 1:33028.

Entre os GTs a eterna luta entre Ferrari e Porsche com a Ferrari da JMW Motorsport marcando 1:40.851 no primeiro e o Porsche da Team Ferbermayr Proton baixando o tempo e fazendo 1:39.870. Jaime Melo em dupla com Toni Vilander na Ferrari da AF Corse acaba em terceiro nas duas seções.

Tempos das suas seções de treinos.


Mais detalhes do mundial do Endurance são revelados.

Aproveitando a etapa de Estoril da LMS a comissão que vai comandar o futuro mundial do endurance revelou novos pormenores do futuro campeonato. A principio serão 6 etapas incluindo as 24 horas de Le Mans. As provas tirando as 24 obviamente terão durações de 6 a 12 horas. O campeonato terá as classes normais como LMP e GTE e também serão aceitos carros com novas tecnologias mas sem marcar pontos.

Apos 2012 o título de fabricantes e pilotos, ao contrário da GTE que vai premiar apenas os fabricantes. O sistema de pontos será 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1. Para Le Mans a pontuação será dobrada, além de um ponto extra para quem conquistar a pole nas classes. Os testes serão controlados para evitar gastos demasiados além de um numero limitado de motores por temporada. O regulamento técnico terá como base o adotado pela ACO em 2011 com adaptações como uma melhor equivalência entre gasolina e diesel além de uma revisão e aumento de segurança em carros abertos e mais visibilidade traseira nos carros GT e um melhor sistema de frenagem nos carros híbridos.

OAK Racing começa a comercializar seu LMP2

Equ

A OAK Racing anunciou hoje que começou a comercializar seus protótipos da classe LMP2 como base no teto orçamentário imposto pela ACO. A equipe que passa ao status de fabricante começa a construir os protótipos no Technopark em Le Mans e os testes com os novos carros devem começar em janeiro no circuito de Val de Vienne.

Para a próxima etapa da ILMC em Petit Le Mans teremos o #49 da United Autosports além dos carros oficiais da equipe totalizando 4 modelos.

Jacques Nicolet presidente da OAK RacingOs benefícios do próximo ano na classe LMP2 e o trabalho no desenvolvimento dos últimos levaram a OAK Racing a construtor. O LMP2 estará disponível na segunda quinzena de fevereiro. começamos a fabricação de chassis 6. O mesmo quadro pode receber qualquer tipo de motor estão disponíveis. Este conjunto irá satisfazer as condições regulamentares e de preços do ACO. Além disso, queremos adquirir uma dimensão internacional, oferecendo estes carros em diferentes continentes, América, Europa, Ásia. Procuramos equipes privadas que participam em grandes eventos do Endurance como o a American Le Mans Series e Le Mans Series, onde o LMP2 será a classe principal.”

Rebellion comemora o “titulo” na LMS e Petit Le Mans com lista prévia de 58 carros!!!


A parceria entre a equipe Rebellion e a Toyota não poderia ser mais promissora neste primeiro ano. Após a etapa de Silverstone a equipe se sagrou campeão de construtores na LMS com uma rodada de antecedência. Mesmo que não pode fazer frente aos modelos a diesel o “titulo” é algo importante para a equipe. Para a próxima etapa em Portugal a equipe vai brigar com a Pescarlo pelo título de pilotos.

Alexandre Pesci diretor da Rebellion comemora a atual fase do time. “Estou muito feliz com este resultado surpreendente para todos os membros de nossas equipes e fãs. Esta é uma grande recompensa para todas as partes envolvidas por ganhar o campeonato de construtores no primeiro ano de nossa parceria com a TMG, e também o último ano da classe LMP1 da Le Mans Series. Estou extremamente satisfeito que Bart Hayden e toda a equipe que conseguiram os bons resultados este ano através de seu empenho, profissionalismo e esforço. Tenho certeza de que Hugh ficaria orgulhoso deles. Gostaria também de agradecer aos pilotos: Nico, Neel, Jean-Christophe e Andrea pelo trabalho maravilhoso que fizeram este ano na Le Mans Series. Agora temos de nos concentrar na última etapa da série para lutar contra a equipe Pescarolo pelo título de pilotos, não é uma tarefa fácil. “

ALMS Petit Le Mans – Lista prévia com 58 carros!!!


A próxima etapa da ALMS em Road Atlanta promete. A ALMS divulgou a lista prévia com nada menos do que 58 carros para a tradicional prova. Desses 25 irão competir pela ILMC e os 33 restantes pela ALMS.

Na classe LMP1 a eterna briga entre Audi e Peugeot deve ser dividida entre o “resto” já que as equipes Dyson, Muscle Milk, Aston Martin e Rebellion deve lutar pelo primeiro lugar entre os carros a gasolina. Já na LMP2 as equipes Level 5 com seus dois HPD devem ser os principais adversários da Signatech Nissan além é claro dois dois protótipos da OAK Pescarolo, um “oficial” do fabricante e o outro pelas mãos da United Autosports.

Entre os carros da GTE-PRO a briga deve ser memorável já que teremos 19 carros em um grid altamente sortido com Ferrari, BMW, Porsche, Corvette, Lotus, Jaguar e Ford. Os brasileiros Jaime Mello e Bruno Junqueira estão confirmados respectivamente nas equipes Rizi Competizione e Jaguar RSR. A boa novidade á estreia do também brasileiro Raphael Matos na Ferrari em dupla com Jaime Melo.

Na GT-AM 6 equipes também estão na disputa com o destaque para a Larbre Competion com Corvette e AF Corse e Krohn RAcing com Ferrari. A equipe Proton Competition com Prosche também é apontada como uma das favoritas. Entre os protótipos da classe FLM teremos 8 um a mais do que os Porsche da GTC.

ALMS–Marino Franchitti confirmado no segundo HPD da Level 5.


A Equipe Level 5 anunciou a contratação de Marino Franchitti para o segundo carro da equipe para a última rodada da ALMS em Road Atlanta. “Estou muito contente em fazer parte da Level 5 Motorsports. Pilotei cada modelo da Acura. A Level Nível 5 é uma equipe muito competente e coloca todos os recursos neste programa. É muito bom estar de volta em um das maiores corrida de endurance do mundo”.

Franchitti vai começar os testes esta semana em Road Atlanta com os outros pilotos da equipe. Christophe Bouchut, João Barbosa e Scott Tucker.

ALMS Laguna Seca–Vitória da Aston Martin, título para a Dyson Racing com gostinho de F1.

A corrida prometia. Além do belo duelo entre as equipes Muscle Milk e Dyson Racing que se revezavam nas vitórias neste ano a adição da equipe oficial da AMR prometia deixar tudo igual. Dois AMR x dois Lola Mazda. E assim se fez os quatro carros sumiram na frente do pelotão e ficaram se ultrapassando mutuamente. Porem nem tudo são flores e antes da corrida começar o Lola #16 de Chris Dyson, Guy Smith e Jay Cochran tiveram que voltar as pressas para os boxes para pequenos reparos. No início da corrida o carro mantem a ponta mas aos poucos perde velocidade e cede a liderança para o outro carro da equipe que era pilotado por Mumaid Al Masood, Steven Kane e Butch Leitzinger que são outros pilotos desde que ganharam a prova em Baltimore. O outro postulante ao título o Aston da Muscle Milk enfrentou problemas mecânicos ausentes em toda a temporada e que custaram 50 voltas nos boxes perdendo todas as chances de vitória ou de um bom resultado. Acabando em 32º.

HPD da Level 5 mesmo correndo sozinho teve bom desempenho.

Por outro lado o #007 comandando por Adrian Ferandez, Harol Primat e Stefan Mucke nem pareciam os mesmos pilotos que desapontaram em Silverstone não deixaram os carros da Mazda escapar e só ganharam a prova por um erro bobo do terceiro piloto do carro #20 Jay Cochran que a poucas voltas do final depois de uma troca de pneus acabou rodando na tradicional curva do saca rolha deixando o caminho livre para a vitória do AMR oficial. Mas ai entra o famigerado jogo de equipe que sempre foi criticado por qualquer torcedor sério do automobilismo mas que aqui foi feito nas últimas consequências o que não é de todo mal quando se tem um título em jogo faltando poucas voltas para o final. Assim a equipe chamou o #16 para os boxes deixando o caminho livre para Jay se recuperar e “vencer” já que o o #007 não estava competindo por pontos. E assim a equipe Dyson Racing que por vários anos foi uma equipe secundária e que depois de um forte investimento da Mazda ganhou de forma convincente vencendo um carro (AMR da Muscle) dito mais rápido. A Mazda acertou em privilegiar a ALMS a Rolex em seus futuros investimentos em automobilismo. E mesmo tendo feito este jogo de equipe acertou em decidir o campeonato agora e não em Petit Le Mans aonde as coisas serão bem mais complicadas com mais equipes na LMP1 competindo.

Genoa Racing fatura a vitória na LMPC
Na classe LMP2 a equipe Level 5 fez uma boa estreia com seu HPD terminando em 4º na geral e mesmo correndo na classe sozinha usou a prova como um ótimo laboratório para Road Atlanta. Entre os Orecas da LMPC a disputa como de costume foi intensa em vários turnos da corrida culminando com a vitória do #63 da Genoa Racing com Elton Julian, Michael Guasch e Eric Lux sobre o #6 da Core Autosport.

P
orsche mostrou força e venceu entre os GTE-PRO
Entre os carros da classe GTE-PRO um duelo dos bons entre a Ferrari da Rizi Competizione e o Porsche da Flying Lizard que se estranharam por várias vezes durante a prova chegando a receber um pito por parte da direção de prova. O melhor momento foi na descida do saca rolha aonde os dois carros ficaram literalmente se batendo até a reta dos boxes. Jaime Melo em dupla com Toni Vilander teriam ganho a prova mas para poupar combustível na última volta acabaram superados pelo Porsche da dupla Bergmeister e Long além do BMW de Dirk Muller e Joey Hand. Mesmo terminando em terceiro a Rizi Competizione foi desclassificada sendo adicionado ao seu tempo 90 segundos por conta dos toques e fechadas que deu no Porsche #45. Assim terminou em 6º na sua classe. Novamente não foi um bom final de semana para a equipe Jaguar. Bruno Junqueira com o carro #99 deu apenas 186 voltas enquanto o #98 deu apenas 5. Mesmo com a vitória da Porsche o título da classe ficou nas mãos da BMW com os trunfos de pilotos para Muller e Hand e obviamente de construtores para a marca alemã. Vale destacar também o ótimo desempenho do Porsche #911 o famoso Porsche híbrido que correu apenas para testes e pelo número diminuto de paradas nos boxes acabou a frente de todos os carros GTs. Não encontrou problemas e fez apenas paradas de rotina.

TRG ficou com a vitória na GTC

Já na classe GTC a vitória ficou com o Porsche #23 da equipe TRG com os pilotos Duncan Ende, Spencer Pumpelly e Peter Ludwing. nesta classe a decisão do título ficou mesmo para Petit Le Mans. E o que esperar da última prova do campeonato? Além da disputa entre Peugeot e Audi a briga na classe GT-PRO e LM2 deve ser intensa.  
O melhor e pior da prova.
Risi Competizione – Poderia terg anho a corrida. Mesmo com os problemas de combustível e a afobação de Jaime Melo mostrou que o a equipe voltou as primeiras posições e fez uma ótima batalha com o Posche #45 da Flying Lizard.

Porsche 911 Híbrido – Poderia parecer obvio o #911 chegar na frente dos carros “normais” já que fez menos paradas nos boxes. Mas não é apenas isso. A Porsche resolveu os problemas de confiabilidade e quando o carro for homologado poderá fazer o mesmo estrago que o Diesel fez entre os protótipos. É esperar para ver. 
BMW – Vencer um campeonato como o da ALMS com pouco mais de 3 anos de idade que é o tempo da BMW na categoria não é para qualquer um. Mesmo que a equipe não continua no endurance ano que vem provou que bom planejamento e dedicação são recompensados com vitórias.

Dyson Racing – Mereceu o título mesmo com o jogo de equipe nas últimas voltas da prova. Mesmo tendo apenas 1 adversário durante toda a temporada mostrou um desenvolvimento incrível se comparado ao ano passado. Mereceu o título. 

ALMS Laguna Seca– Primeiros treinos com domínio da Muscle Millk e Dyson Racing.

Os trabalhos para as 6 horas de Laguna Seca que acontecem neste final de semana começaram bem para o Aston Martin da equipe Muscle Milk. A pista com suas longas retas que favorecem o carro do leite marcou neste primeiro treino 1:16.293 seguido pelo Lola Mazda #20 da equipe Dyson. A diferença de 0.964 é considerável levando em conta o traçado e os carros da Dyson. O outro carro da equipe ficou em terceiro seguido pelo Aston Martin de Fábrica que parece se dar melhor em solo americana fechando os quatro primeiros.

Na classe P2 contrariando a notícia informada ontem a Level 5 correu hoje com seu antigo Lola Honda marcando 1:20.701. Na classe GT dobradinha da BMW com Mueller e Hand em primeiro e Auberlen e Werner em segundo. Jaime Melo ficou em 9º com a Ferrari e Bruno Junqueira em 12º com Jaguar.

Já na primeira seção de treinos o  #16 mostrou reação marcando 1:15.651 seguido pelo Aston Martin oficial com uma diferença de insignificantes 0.038 segundos. Em terceiro o Aston da Muscle Milk também com uma diferença de 0.354. Na classe GT novamente o melhor tempo ficou com com a dupla da BMW Mueller e Hand com 1:23.450, seguido pela Ferrari da equipe Extreme Speed. Jaime Melo mostrando reação acaba em 6º e Bruno Junqueira em 11º.

A segunda seção e treinos mostra o bom desempenho do Porsche Híbrido que ficou a 0.263 milésimos de segundo do líder BMW na classe GTE-PRO. A corrida promete. Abaixo os tempos das duas seções.