ALMS–Level 5 Motorsports já testa HPD ARX-01G na pista de Sonoma


A Equipe Level 5 já tem em seu poder o novo Acura. O carro que compete na classe P2 fez suas primeiras voltas ou o Shakedown (como os “entendidos” adoram falar) na pista de de Sonoma. O carro vai ter sua estreia nas 6 horas de Laguna Seca próxima etapa da ALMS. Lembrando que os pilotos Christophe Bouchut, Scott Tucker e Luiz Dias participaram dos testes.

F1 Monza–Quando a reta deu o show.

Fazia tempo que não dedicava algumas linhas para a F1. Mesmo este ano o campeonato estando mais competitivo do que os últimos, está anos luz de ser algo disputado e emocionante. Não digo isso pelo fato de Vettel ter ganhado quase todas as corridas disputadas, mas sim pelos artifícios que a FIA tem se valido para deixar a coisa mais emocionante.

Os pneus com desgaste maior realmente funcionaram assim com a Asa Móvel recurso que maquiou carros com fraco desempenho e ajudaram ainda mais nitidamente os superiores. Claro que para as grandes equipes e para quem realmente gosta de F1 seria mais inteligente deixar livre o desenvolvimento de motores. Recurso que não iria agradar as pequenas e médias equipes. Mas em todas as pistas o recurso da Asa móvel foi eficaz? Em todas tivemos milhares de ultrapassagens? Não em várias provas principalmente em circuitos “modernos” a asa não foi eficaz e por muitas vezes vimos à bela fila indiana.

Até que chegamos a Monza. Que junto a SPA e Le Mans são os últimos refúgios para carros e pilotos que não tem medo de buscar os limites. E o que vimos foi a melhor corrida do ano. Em todas as posições e não nas primeiras se viu grandes duelos, belas ultrapassagens e velocidades dignas de um carro de F1.

Mesmo o incidente da largada que foi em uma velocidade considerada resultou apenas em danos materiais. Depois da saída do carro de segurança vimos um belo espetáculo. Não enalteço a vitória de Vettel já que ele se valeu do ótimo carro e mesmo com a ótima ultrapassagem em cima de Alonso a primeira posição foi questão de tempo. Passou e foi embora, o que me lembra das boas corridas de Damon Hill nos áureos tempos da Willians em 1997. Depois da primeira volta ele passava os possíveis adversários e sumia na frente sem erros apenas se preocupando com adversários e com os vários retardatários.

Porém atrás de Vettel o pau comeu solto. A ultrapassagem de Alonso na largada lembrou outro piloto que corria com a faca nos dentes. Gilles Villeneuve. Assim como Alonso, Hamilton, Button o verdadeiro nome da prova sem sombra de dúvida foi Shumacher. Sempre desci o sarrafo nele pela sua volta e por seus desempenhos pífios nos últimos dois anos. Em Monza Schummy mostrou que ainda tem gana de vencer e fez uma das melhores corridas se não a melhor desde que voltou a categoria. A aula que ele deu em Hamilton por várias voltas foi histórica. Esperava a cada volta que o jovem inglês acabasse perdendo a paciência e desse um toque no alemão. Mas como bom senso não é algo que esteja em primeiro lugar no dicionário de Hamilton teve que chorar suas pitangas para a equipe dizendo que Schumacher estava sendo mal com ele não dando espaço.

Espaço que Button em uma volta conseguiu achar e passar Schumacher. Claro que o bom desempenho se deve e muito pelo ótimo motor Mercedes, mas nenhum carro ali se guiava sozinho. Mas aonde quero chegar é que quando a pista proporciona a F1 da espetáculo. Não é preciso circuitos que mais parecem palácios, ou pistas com desenhos mirabolantes. Pista para qualquer categoria tem que ter reta, e não reta “curva” com em Mônaco ou com extensões que não se pode engatar a segunda marcha. Já imaginou Monza com chicanes além das que já existem? E olha que as atuais foram postas ainda nos anos 60 e desde lá as únicas alterações feitas foram logo após a largada aonde a chicane mudou de lado por várias verses e mesmo assim o circuito é rápido.

Mesma coisa que se aplica a SPA que longas retas, subidas e descidas deixando o piloto livre para criar e achar o melhor ponto de ultrapassagem. Os rumores de que a pista de Paul Ricard voltaria ao calendário da F1 nos próximos anos nos faz sonhar. Já pensou o uso da asa móvel na reta mistral? O piloto poderia passar ainda cuidar para o ultrapassado não pegar o vácuo e recuperar a posição. Ou Magny Cours aonde existe espaço para fazer uma manobra a 300 km/H é possível com a maior segurança? Ou a FIA acha que os carros e pilotos não tem capacidade técnica para andar nestas velocidades? Existem vários circuitos modernos que são rápidos e podem receber uma prova de F1. Cito dois bons exemplos. Algarve em Portugal e Motorland Aragón na Espanha.
O futuro da F1 não depende apenas de carros que faltam voar e que funcionam mais por computador do que pelo talento do piloto. A F1 precisa é de pistas descentes e olha que não é preciso torrar milhões de dólares em vão como nos circuitos Árabes.

ILMC Silverstone–Peugeot ganha com sobras.

A prova de Silverstone confirmou certas verdades sobre o endurance nos últimos tempos. Em provas longas com mais de 12 horas a Audi demostra alguma superioridade. Porém quando a prova é de 6 horas em circuitos rápidos como SPA ou Silverstone a Peugeot é imbatível. Com uma condução impecável Simon Pagenaud e Sébastien Bordais levaram sem sustos o Peugeot #7 a mais uma vitória. Esperei por um desempenho mais consistente da dupla da Audi Allan McNish e Tom Kristensen mas por causa de problemas durante a corrida acabarem em sétimo. A dupla multi-campeã da Audi está enfrentando o peso da idade? Talvez, mas nunca se deve descartar em situações extremas.

Batalha intensa entre carros da P2 culminou na vitória da Greaves

Em segundo veio o Audi #1 com Marcel Fassler e Timo Bernhard que foi o único carro que acabou na mesma volta do líder. Por conta dos infortúnios de uma prova de 6 horas o terceiro lugar no geral ficou nas mãos do #24 da OAK Racing com Olivier Pla, Alexandre Prémat e Jacques Nicolet chegarma a 5 voltas dos modelos a diesel e provaram mais uma vez que protótipos a gasolina ainda não fazem frente ao diesel. Do terceiro ao sexto lugar a luta foi ferrenha com o #13 de Rebellion Racing, #15 OAK Racing e #16 da Pescarolo.  A decepção da classe ficou novamente pelo #007 da Aston Martin que acabou em 9º na classe a  11 voltas do líder.

Já na FLM a Pegasus Racing fica em primeiro

Na classe LMP2 a Greaves Motorsport com o Zytek-Nissan assegura mais uma vitória que foi inquestionável já que deu uma volta no segundo colocado o Oreca-Judd da equipe Race Performance. Fechando o pódio o Oreca-Nissan da Boutsen Energy Racing. Em quarto o HPD da equipe RML do brasileiro Tommy Erdos a 2 voltas do líder da classe. Na classe FLM a vitória da equipe Pegasus Racing foi apertada para os segundos colocados da equipe Genoa Racing. A equipe JMB Racing fecha o pódio.

Ferrari da AF Corse chega em primeiro superando os BMW

Entre os GTs da classe GTE-PRO a vitória ficou com a AF Corse com a dupla Fisichella e Gianmaria Bruni. Outra Ferrari desta vez da Luxury Racing que confirmou o bom resultado nos treinos ( para quem acompanhou não foi surpresa) chegando em segundo lugar com a dupla Fred Makowiecki e Stéphane Ortelli. Outro bom resultado foi para a equipe Felbermayr que mostrou categoria e alinhou o Porsche #77 em terceiro na classe. Entre os brasileiros Augusto Farfus com BMW em dupla com Jorg Muller chegou em 5º. Jaime Melo com a outra Ferrari da AF Corse enfrentou problemas com o cambio e abandonou com pouco mais de 3 hora de prova.

Porsche da IMSA fica com a vitória entre os “amadores”.

Já na classe GTE-AM o bom resultado nos treinos deu a equipe IMSA Performance Matmut a vitória. Em segundo outro Porsche desta vez da Proton Competition e fechando o pódio a Ferrari da CRS Racing. A próxima etapa será a sempre competitiva Petit Le Mans nos EUA nos dias 28 de Setembro e 1º de Outubro. Imperdível.

Strakka Racing compete na classe LMP1 em 2012

Em virtude das cheias que assolaram o vale do Itajaí neste começo do mês de Setembro as postagem do blog sofreram um atraso por conta da enchente. Com a prova de Silverstone neste fim de semana as novidades das equipes para 2012 começam a aflorar. Um boa notícia é que a equipe Strakka Racing que compete regularmente na classe LMP2 anunciou que vai dar o salto para a classe LMP1 ano que vem com o novo HPD ARX-03a.

O novo chassi desenhado nas oficinas da Wirth Research será alimentado por um V8 3.4 litros montado na fábrica de Santa Clarita. O carro deve ganhar a pistas no início de 2012. Mesmo o campeonato começando em Março o carro deve estar pronto antes disso.

“A Wirth Research vem trabalhando há vários anos com Strakka Racing e ambas as empresas são obrigadas pelo mesmo desejo de perfeição e sucesso. Nick Leventis, Danny Watts e Jonny Kane, pilotos da Strakka Racing apresentam uma força formidável na pista, e juntamente com Piers Phillips e Karl Patman , eles têm a maior habilidade e profissionalismo. Estamos muito satisfeitos em renovar nossa parceria com eles. Fala Nick Wirth

Roger Griffths diretor da HPD “Este anúncio é muito emocionante para todos. Este é um programa que funciona há dois anos com todo o sucesso. A Strakka Racing venceu a sua classe nas 24 Horas de Le Mans no ano passado e pode ganhar o título nesta temporada. Vimos Strakka crescer com o profissionalismo que conhecemos. A HPD tem o orgulho de trabalhar com Strakka Racing e acreditamos que essa passagem na LMP1 é o culminar de esforços ao longo dos últimos dois anos. HPD traz toda a sua experiência do automobilismo na América do Norte e vai fazer de tudo para ajudar com a  Strakka no futuro. “

ILMC Silverstone–Peugeot marca pole


Não deu outra o Peugeot #7 pelas mão de Simon Pagenaud fez a pole para a corrida de amanha em Silverstone. Com o tempo de 1:43.924 ficou a pouco mais de 9 milésimos do Audi #2 de Allan McNish. Em terceiro vem o outro Peugeot com 1:45.102. O primeiro P1 movido a gasolina é o #12 da Rebellion Racing pelas mãos de Nicolas Prost com o tempo de 1:47.684. A decepção da classe ficou com a equipe oficial da Aston Martin que marcou 1:52.151 que chegou a ser pior do que os melhores carros da classe P2.

Na P2 a pole ficou com o HDP da equipe Strakka Racing que surpreendeu por ser mais rápido que as equipes equipadas com motor Nissan. Marcando 1:49.619. Em segundo a Greaves Motorsport com 1:50.922.

Na classe GT-PRO Augusto Farfus sai na frente em uma dobradinha da BMW com o tempo de 2:01.768. A Ferrari #71 da AF Corse na qual corre Jaime Melo fica em oitavo com 2:02.744. Na classe GTE-AM o Porsche da IMSA Performance Matmut fica com a pole com 2:04.028. A corrida promete.

ILMC Silverstone–Terceiro treino livre Peugeot mantem dianteira.


No terceiro treino livre nada de mudanças entre as primeiras posições. A Peugeot marca novamente o melhor tempo com 1:44.879 pelas mãos de Stéphane Sarrazin. Foi seguido pelo segundo Peugeot com 1:45.015 com Simon Pagenaud.

Entre os brasileiros Farfus com BMW fica com o terceiro tempo e Toni Vilander com a Ferrari de Jaime Melo ficou em quarto. Augusto Farfus com o Acura da equipe RML ficou em quinto. Daqui a pouco divulgamos os tempos do treino classificatório.

Lola e Dryson Racing revela detalhes do Lola B12/69 EV


A equipe Drayson Racing que competiu até ano passado na ALMS sempre levantando a bandeira das energias alternativas já tinha anunciado um projeto inédito na construção de um protótipo elétrico. Ontem o fabricante anunciou maiores detalhes do carro que será 100% elétrico.

O carro contará com mais de 850 cv de potência. A tecnologia empregada será por carga indutiva, composta por baterias e amortecimento regenerativo. Toda a aerodinâmica será voltada para evitar o menor arrasto aerodinâmica o que irá consumir menos energia das baterias. O carro será testado no final deste ano.
Parceiros:
BAE Systems – Estrutura das bateria feitas com carbono
Multimatic – Recuperação de energia dinâmica dos amortecedores
Halo IPT – Sistema de Wireless
Cosworth – Sistema de controle eletrônico.

Fornecedores:

Oxford YASA Motors – Motores
Mavizen A123 – Baterias
Rinehart Motion Systems – Inversores
Universidade de Warwick – Materiais avançados.

Robin Brundle diretor da Lola: A Lola tem sido conhecida em toda a sua história como uma empresa tecnicamente aventureira que ajudou a moldar a indústria automobilística. O anúncio de hoje evidencia nosso compromisso em garantir que com nossos parceiros e fornecedores, podemos ser os líderes em tecnologias futuras que serão parte integrante das indústrias automotivas o pioneirismo no automobilismo”.

Já Paul Drayson chefe da equipe Drayson “Inovação de ponta com ênfase em energia limpa e sustentável são os elementos-chave do LMP Lola-Drayson B12/69 EV totalmente elétrico. Todos os envolvidos no projeto estão comprometidos com a combinação de altíssimo desempenho com o desenvolvimento de novas tecnologias verdes.”
Paul Drayson responde os questionamentos sobre o novo protótipo

P. Como funcionará o Lola-Drayson elétrico?
R. O Lola será alimentado completamente por eletricidade armazenada em uma nova geração de células de bateria de lítio altamente avançadas feito exclusivamente pela A123 Systems e utilizado pela primeira vez em um carro de corrida. Estas células são alojadas em um conjunto de baterias fabricado pela Mavizen e passa por quatro motores elétricos de Oxford YASA de fluxo através de inversores fornecidos pelo Rhinehart. Os motores, gerando mais de 850 cv produzindo mais energia do que um motor a gasolina equivalente. O peso do carro será aproximadamente 1000 kg, ligeiramente superior a 900kgs de um LMP1 atual. O sistema de controle do carro será fornecido pela Drayson Racing trabalhando em parceria com Cosworth que forneceu o sistema original para o carro LMP1 em 2010.

P. O carro pode ser mais rápido do que um carro LMP convencional?

R. Sim. Usando ferramentas de simulação da Lola, engenheiros estão confiantes de que o carro será mais rápido, se não mais rápido ao longo de uma única volta. O objetivo imediato do projeto é provar isso.

P. Por quanto tempo ele por ser utilizado antes de uma recarga?

R. A meta inicial é para o carro a ser usado para pequenos tiros de “time attack” e não para a competição e foi concebida para otimizar a sua performance de “qualificação”.

P. O Protótipo será muito diferente mecanicamente?
R. Estruturalmente, o carro será idêntico ao carro que correu a ALMS e Le Mans em 2010. No entanto, no âmbito da parte traseira será diferente. É óbvio que não haverá nenhum cano de escape. As baterias e motores elétricos e  inversores de potência e um sistema de arrefecimento ficarão logo atrás do piloto.

P. Quais serão os benefícios ambientais e comercias em um carro de corrida totalmente elétrico?
R. Provou-se que os níveis de dióxido de carbono têm aumentado significativamente desde o início da revolução industrial no século XIX com um aumento nas temperaturas médias globais – levando a grandes mudanças nos padrões climáticos e do nível do mar. Consequentemente, o desenvolvimento de um carro de corrida com emissão zero ajuda na  inovação tecnológica e de atitudes públicas ambientais. Nosso objetivo é mostrar que um carro de corrida totalmente elétrico pode ser tão legal e emocionante como um convencional a gasolina ou diesel e menos maléfico para o ambiente.
Em um sentido comercial sabemos que globalmente, o setor de bens e serviços ambiental e de baixo teor de carbono vale mais de £ 3,2 trilhões e com um crescimento rápido em aproximadamente cinco por cento por ano nos próximos anos.Esperados para ser um dos setores de rápido crescimento no mercado global e o mercado de baterias para veículos elétricos está previsto para crescer $46 bilhões em 2020.
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ILMC Silverstone segundo treino livre–Deu Peugeot


Na segunda seção de treinos livres a Peugeot mantem a liderança. O 908 #7pelas mãos de Sebastien Bourdais marcou 1:44.945, foi seguido por Tom Kristensen com o Audi #2 com 1:46.690. Entre os protótipos a gasolina a reação da OAK Racing #24 marcando 1:49.018. A decepção ficou pelo Aston Martin 007 ficou em 11º entre os P1.

Na P2 o Oreca Judd da Race Performance marcou 1:52.720. Em sétimo lugar na classe vem o Acura da equipe RML do brasileiro Tommy Erdos. Na classe GTE-PRO a Ferrari JMW Motorsport marca 2:03.006 seguida por outra Ferrari da Luxury Racing com 2:03.158. A BMW #55 do brasileiro Farfus e pelas mãos de Jorg Muller marcou o terceiro tempo na classe assim como a Ferrari #51 de Jaime Melo que ficou em 6º. A IMSA Performance Matmut na classe GTE-AM continua na liderança com Porsche.

ILMC Silverstone primeiro treino livre–Peugeot marca melhor tempo.


Os primeiros treinos em Silverstone mostram que a Peugeot quer por que quer o bi-campeonato no ILMC. Com o tempo de 1:47.755 Stéphane Sarrazin com o 908 #8 seguido pelo Audi #1 com Timo Bernhard. O segundo Audi com Allan McNish fica em terceiro com 1:48.080.

Entre os protótipos movidos a gasolina o melhor foi o #12 da Rebellion Racing pelas mãos de Nell Jani com 1:48.694. Já na classe P2 a Signatech Nissan marcou 1:53.465 seguido por outro Oreca desta vez da TDS Racing com 1:53.493. Entre os protótipos da classe FLM a Pegasus Racing marca 1:59.260.

Na classe LMGTE-PRO Fisichella com a Ferrari da AF Corse marca 2:02.647 seguida por outra Ferrari da Luxury Racing com 2:03.774. Jaime Melo fica em 7º na classe, assim como Augusto Farfus em 4º. Na classe LMGTE-AM o Porsche da IMSA Performance Matmut marcou 2:06.402.

Começou!!! Campeonato mundial de endurance em 2012 pode ter 12 horas do Bahrain……..

Por enquanto é apenas um rumor mas circula pelos boxes de Silverstone que para 2012 seria “criado’ mais uma prova de resistência para o recém criado mundial de endurance. Se trata das 12 horas do Bahrain. A prova da F1 que será realizada no dia 22 de Abril, no caso da prova de endurence a data mais provável seria no final do ano antes da prova em território chinês. A ACO deve divulgar mais informações durante este fim de semana mas isso já ascende a luz amarela sobre a qualidade das provas que o futuro campeonato mundial deve ter.