Audi revela programa esportivo para 2013

A Audi divulgou hoje o seu programa esportivo para 2013 em duas frentes, DTM e Endurance. Sobre o WEC o fabricante vai alinhar 2 Audi R18 e-tron quattro especificação 2013 além de um terceiro carro para Le Mans e SPA. As mudanças no R18 serão mais perceptíveis quando comparada com os R18 deste ano. A surpresa anunciada é que um novo modelo está sendo desenvolvido para o campeonato de 2014 levando por terra o fato de uma possível mudança para a F1.

Os pilotos “oficiais” serão 9 Benoit Tréluyer, Marcel Fassler, André Lotterer, Allan McNish, Tom Kristensen, Loic Duval, Marc Gené, Olivier Jarvis e Lucas de Grassi. Os piltoos Romains Dumas e Timo Bernhard irão competir pela Porsche.

Outra grata surpresa é que teremos novamente modelos do fabricante Alemão nas 12 horas de Sebring, provavelmente a última aonde serão aceitos modelos LMP1 como afirma o Dr. Ullrich ."Parece que esta é a última oportunidade de andar com LMP1 em Sebring. Nós realmente gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para dizer adeus aos fãs com um bom desempenho após nosso grande sucesso nos últimos anos”.

Ainda nos EUA será alinhado um R8 GT3 nas 24 horas de Daytona com os pilotos Filpe Albuquerque e Edoardo Mortara e Oliver Jarvis através de uma parceria com a Alex Job Racing. Também teremos a participação da APR Motorsport com Marc Basseng, René Rast e Franck Stippler e Rum Bum Racing com Franck Biela, Christopher Haase e Markus Winkerlhok.

A Europa não será esquecida com os R8 para as equipes clientes com os novos modelos sendo entregues a partir de Fevereiro além de um apoio mais concreto para as equipes que vão disputas as 24 horas de Nurburgring e SPA além de um suporte para a R8 Cup China.

Na DTM os pilotos, Jamie Green, Mattias Ekstrin, Timo Scheider, Edoardo Mortara, Filipe Albuquerque, Mike Rockenfeller e Andrien Tambay

Asian LMS tem calendário atualizado.

O reinício da Asian LMS sofreu a primeira mudança. Para se adequar a outros eventos o campeonato a rodada de abertura que estava marcada para o dia 28 de Abril foi para o dia 5 de maio em Zhuhai. Abaixo o calendário completo, lembrando que a forma de disputa são dos treinos livres na sexta, classificação no sábado e corrida no domingo com duração de 3 horas.

  • 05 de maio de 2013: 1º rodada Zhuhai (China)
  • 26 de maio de 2013: 2º rodada de Xangai (China)
  • 07 de julho de 2013: 3º rodada Ordos (China)
  • 04 de agosto de 2013: 4º rodada Inje (Coreia do Sul)
  • 22 de setembro de 2013: 5º rodada Monte Fuji (Japão)
  • 08 de dezembro 20013: 6º Sentul (Indonésia)

Grupo Lola firma parceria para continuar no mundo automobilístico.

As equipes e principalmente os fãs de uma das mais tradicionais marcas do automobilismo ganharam um belo presente de natal. A Lola Holding proprietária da Lola Cars anunciou que firmou uma parceria com a Multimatic Engineering, e Carl A.Haas Automobile Imports, Inc. para que o nome Lola e a propriedade intelectual possam ser usadas.

Marton Birrane proprietário da Lola comenta. “A notícia deste acordo vem em um momento muito importante na história da Lola. A crise econômica tem causado problemas para todos no automobilismo. No entanto, a Lola continuará a existir após o acordo com a Multimatic e Haas. Isso irá garantir que o legado de sucesso da Lola possa continuar.A estreita relação entre Lola e Multimatic e Haas deve resultar em um resultado positivo para as equipes que competem com equipamento Lola. Quando eu comprei a Lola, em 1997, restaurei a ligação entre as duas empresas, o que culminou com o título da Champ Car em 2002 com a Newman / Haas. A Multimatic estava perto de nós em muitos projetos, e como com Haas, houve sucesso, incluindo uma vitória em Le Mans em 2000 usando o design do B2K/40. Estou ansioso para estas novas relações podem se beneficiar nossos clientes. ”

A. Hass deve pegar a parte comercial da Lola com uma experiencia demais de 50 anos no automobilismo mundial, já a Multimatic deve cuidar da fabricação de componentes e suporte técnico. Grande parte do corpo técnico da Lola deve ser mantido assim ela mantém seu papel de fabricante.

Blancpain Endurance Series 2012 para Rfactor by GpFan e Alex Koda SP1

Para quem acompanha o endurance sabe que a Blancpain Endurance Series 2012 é uma das series de maior sucesso em termos de quantidade de carros. Enquanto os grids dos campeonatos organizados pela ACO não chegavam a 10 carros a BES com grids beirando os 60 carros. Por conta desse sucesso Alex Koda e GpFan lançaram o mod com nada mais nada menos do que 69 carros em 3 categorias. As equipes são baseadas na primeira rodada do campeonato em Monza.

Abaixo você confere links e mais informações desde ótimo mod para Rfactor.

https://kodafactory.blogspot.com.br/

https://kodafactory.forumotion.com/forum

Gulf 12 horas…e dai?

Tivemos neste final de semana a última corrida de endurance do ano. As 12 horas da Gulf no circuito de Yas Marina. Poderia ter sido um belo de um espetáculo visto a beleza do lugar (beleza não combina com pista boa). Dinheiro sobrando por aqueles cantos do mundo e é claro super carros.

Mas o que se viu foram apenas 21 carros, isso mesmo 21 maioria da classe GT3 e apenas um protótipo. O nobre leitor pode perguntar “21 carros não são suficientes para uma boa corrida?” Eu respondo que depende do lugar. A ELMS este ano não conseguiu reunir esse número e por conta disso o campeonato teve apenas 2 etapas, a FIA GT1 quase tinha este número mas não obteve sucesso. A única classe que realmente fez sucesso este ano com modelos GT3 foi a Blancpain com grids beirando 60 carros.

Até hoje não entendo o culto que se faz com os modelos da classe GT3, são bonitos, potentes mas falta uma coisa. Personalidade. A mesma Ferrari F458 que corre por exemplo no GT Open e vence pode apanhar se correr na GT3 Brasil por falta de um regulamento que nivele os carros. Provas de endurance devem ter protótipos e isso a organização da prova pecou. Será que nenhuma equipe seja da P2 ou LMPC ou até mesmo P1 não tinha vontade de participar em um mercado que adora carros como em Abu Dhabi? A foto ai no início da postagem mostra o quanto a torcida estava empolgada com a prova.

Claro que eu países como este, Europa e EUA se tem corridas envolvendo este tipo de carro bem mais frequentemente do que no Brasil mas não devemos pensar que só por que é do outro lado do mundo a coisa não deveria ser legal.

Endurance é tradição, tem que ter pista boa, protótipo e público. Infelizmente não tivemos isso em Abu Dhabi. Uma pena. Parabéns para a AF Corse que venceu a corrida mas que faltou alguma coisa… isso realmente faltou.

Amato Ferrari divulga os planos da AF Corse para 2013

Uma das principais equipes de GT do mundo a AF Corse não tem do que reclamar do ano de 2012. Venceu as 24 horas de Le Mans, o WEC além da vitória no GT Open. Sempre com modelos Ferrari a equipe competiu em diversas frentes este ano. Em entrevista ao site endurance.info Amato Ferrari revela os planos da equipe para 2012. Lembrando que a equipe vai competir com seis!!! Ferrari F458 GT3 durante as 12 horas de Abu Dhabi.

P. A pausa de inverno será pequena?

R. "Uma pausa? . Encerramos o ano de 2012 aqui em Abu Dhabi e no próximo mês vamos competir com duas corridas de 24 horas (Daytona e Dubai). Para as 12 Horas de Abu Dhabi, nos alinhamos seis carros com pelo menos três bandeiras diferentes, das quais três são qualificados no Top 5. 12 Horas em Abu Dhabi é um evento muito agradável, com uma calorosa recepção e qualidade”.

P. Quais os pilotos para as 24 horas de Dubai

R. "Até o momento dois carros estão inscritos, um é confirmado a partir de hoje. A tripulação será composta pelo brasileiro Lourenco Carvalho e Lourenzo Case. Outros motoristas deve ser da Ferrari Corse Clienti. ‘

P. Fazer a temporada de 2012 lhe deu muita satisfação?

R. "Nos destacamos em todos os campeonatos em que nós competimos. Para nós, a temporada foi fantástica, tanto no Campeonato Mundial de Endurance, Endurance Blancpain Series e International GT Open, para citar apenas os principais programas. No GT1 World Championship sofremos. Estamos empolgados com a temporada de Pecom Racing no WEC. Esta foi apenas a nossa segunda temporada no protótipo, que é a categoria mais fascinante."

P. Quais são os programas da AF Corse para 2013?

R. Nós vamos continuar nosso compromisso com o Campeonato do Mundo de Enduro com Pecom Racing  com o trio Perez-Companc/Kaffer/Minassian.Teremos também duas Ferrari F458 Itália GTE-Pro e GTE-Am. Em relação à Le Mans Series Europeia, vamos com uma Ferrari F458 Itália GTE já que haverá apenas uma classe. O carro será partilhado por Jean-Marc Bachelier e Yannick Mallegol  Howard Blank. Eles competem juntos a muito tempo. Não excluímos a participação de mais um carro na GTC. O GT britânico também é confirmado com um carro, sabendo que um segundo também poderá fazer parte.Naturalmente, a Blancpain Endurance Series terá seu programa, mas apenas na classe Cup Pro-Am com três ou quatro carros. No entanto, não estará presente em Série Sprint. ‘

P. E o International GT Open?

R. "Tentamos fazer um programa para executar vários carros, sabendo que eles também devem ter uma equipe mais competitiva possível. ‘

P. A classe GT está atualmente no centro de todas as discussões com um grupo de trabalho para o futuro. Isso é uma boa?

R. "O problema do GT3 é que o equilíbrio de desempenho é muito flutuante. Você nunca sabe se o carro vai ser competitivo. É um pouco dependendo do tipo de circuitos. Eu não estou no centro dos debates e acompanho tudo pela imprensa. A Ferrari está em contato para o futuro.”.

P. As 12 horas de Sebring estão nos planos da equipe?

R, “Não está na agenda. Vamos com um ou dois carros nas 24 horas de Daytona em parceria com a equipe Waltrip. Também estamos estudando a possibilidade de fazer mais 6 corridas neste campeonato.”

Vídeo–Célula de combustível do Green GT em funcionamento.

O Green GT que na edição de 2013 substitui o DeltaWing como projeto experimental em Sarthe divulgou hoje um vídeo aonde a célula de combustível do carro está em funcionamento.

O carro teve seus primeiros testes em novembro no circuito de Gronoble, aonde a célula de combustível foi ligada a 10000 RPM e chegou a picos de 120000 RPM. Jean-François Weber chefe de engenharia comenta os testes.

“Todos os elementos da nossa célula de combustível foram devidamente testados Foi dada especial atenção aos testes de estanqueidade de fluidos diferentes (água, ar, hidrogênio), o comportamento dinâmico de compressores, procedimentos de controle, bem como de gestão dos motores da bateria e elétrica. Hoje, temos o prazer de fazer você descobrir o som do H2 GreenGT ".

Abaixo você confere o vídeo e o som do mostro.

Chrysler Patriot o primeiro protótipo híbrido.

Quando falamos de protótipos híbridos logo nos vem a cabeça os modelos LMP1 da Audi e Toyota além do futuro Porsche. Se só agora este tipo de motorização ganha espaço no automobilismo sua ideologia vem de algum tempo já.

O ano era 1994 e dos galpões da Chrysler em Detroit saia o “Patriot” LMP que era movido por duas turbinas alimentadas por gás. Seu funcionamento era muito peculiar. A primeira turbina era acionada a uma velocidade de 50000 RPM e a segunda a 100.000 RPM. O gás em estado líquido  era armazenado em tanques de refrigeração a –160 cº e eram convertidos em eletricidade por dois geradores ligados as turbinas. Tudo isso era alimentado por um motor de 500hp.

O excesso de energia fornecida pelos geradores durante as frenagens  resultava em quase 60kg de carbono que era reaproveitado o que resultava em mais 80 hp de potencia nas acelerações. O carro foi apresentado no salão Detroit de 1994 mas poucos meses depois teve seu desenvolvimento abandonado.