Chrysler Patriot o primeiro protótipo híbrido.

2012-03-21-chrysler_patriot-2

Quando falamos de protótipos híbridos logo nos vem a cabeça os modelos LMP1 da Audi e Toyota além do futuro Porsche. Se só agora este tipo de motorização ganha espaço no automobilismo sua ideologia vem de algum tempo já.

O ano era 1994 e dos galpões da Chrysler em Detroit saia o “Patriot” LMP que era movido por duas turbinas alimentadas por gás. Seu funcionamento era muito peculiar. A primeira turbina era acionada a uma velocidade de 50000 RPM e a segunda a 100.000 RPM. O gás em estado líquido  era armazenado em tanques de refrigeração a –160 cº e eram convertidos em eletricidade por dois geradores ligados as turbinas. Tudo isso era alimentado por um motor de 500hp.

O excesso de energia fornecida pelos geradores durante as frenagens  resultava em quase 60kg de carbono que era reaproveitado o que resultava em mais 80 hp de potencia nas acelerações. O carro foi apresentado no salão Detroit de 1994 mas poucos meses depois teve seu desenvolvimento abandonado.

2012-03-21-chrysler_patriot-1

2012-03-21-chrysler_patriot-3

Published
10 anos ago
Comments
No Comments
Written by Fernando Rhenius
Jornalista MTb 6873/SC, formado pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Mantem o site Bongasat.com.br desde 2009 de forma independente. Acredita que a informação, precisa ser divulgada de forma rápida, para que o leitor possa criar seu ponto de vista, e fugir de "especialistas" que povoam a imprensa automobilística no pais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.