Abaixo dois vídeos de dois momentos do R18. O primeiro data de 2012 ainda em sua versão “normal” o outro desta semana já o modelo híbrido. As imagens foram feitas no circuito de Monza. Aumente o som!!!
Para a próxima rodada da ALMS em Laguna Seca teremos novamente a participação do Delta Wing. A novidade é a participação da piloto Katherine Legge em parceria com com Andy Meyrick.
“Foi muito emocionante poder entrar no carro no domingo pela primeira vez”, disse Legge. “Eu não sabia o que esperar, então fiquei muito surpreendida.” O DeltaWing tem a metade do peso e potencia de um protótipo normal e compete na classe LMP1.
A piloto substitui Olivier Pla que competiu com o carro em Sebring.
Um dos melhores pilotos de GT brasileiros está enfrentando sérias complicações com a justiça. O paranaense Jaime Melo foi preso no final de semana em Cascavel no Paraná depois de se envolver em um acidente de carro. Para piorar acabou fugindo da polícia e quando capturado (chegou a resistir a prisão) foi encontrado em seu carro drogas e álcool.
A notícia foi pouco divulgada no Brasil mas os poucos blogs que comentaram trataram de afirmar que seria “o fundo do poço” e que sua carreira já era. Não estou aqui para julgar o comportamento de um dos pilotos que mais admiro (quem acompanhou sua carreira sabe) e não é de hoje que esportistas profissionais se envolvem com bebidas e drogas e que dão a volta pro cima. Claro que a coisa não vem de graça e é preciso ter muita força de vontade e apoio da família e amigos para superar esta fraqueza. Acredito que o papel de um jornalista seja informar e não ficar “viajando” em cima de um problema tão sério quanto as drogas. A notícia já correu o mundo e o site Motorsport.com já destacou o ocorrido.
Espero que Jaime supere este problema e nos brinde com mais vitórias e belas apresentações.
Ai está a matéria divulgada pela imprensa de Cascavel.
https://cgn.uol.com.br/noticia/50346/piloto-e-preso-ao-bater-carro-durante-fuga
A foto acima é do carro do piloto Gustavo Lima durante a etapa de Brasília da Fórmula 3 Sulamericana. Pois é amigos do blog, não temos apenas futebol, temos vôlei, basquete, natação e automobilismo já está na hora do governo e principalmente a mídia se ligarem que nem todo mundo sonha em estádio, ser jogador ou falar disso o tempo todo. Parabéns Gustavo Lima, que sua atitude seja seguida por outros esportistas.
Corridas não são previsíveis. Talvez sejam na F1 aonde se sabe quem será o vencedor mas na grande maioria dos campeonatos ainda impera a máxima de quem tem o melhor carro ganha. Porém nos EUA e em especial no endurance existem duas características que influenciam e muito uma corrida. Bandeiras amarelas e pilotos “amadores”.
A etapa de Long Beach foi marcada por diversas bandeiras amarelas por pequenos toques muitos deles provocados pelo amadorismo dos “Gentleman Drives”. Se para alguns no caso da Rebellion a sequencia de bandeiras amarelas foi um péssimo negócio para a Muscle Milk foi a salvação. Desde a largada o #12 pilotado por Nick Heidfeld e Neel Jani emplacou um ritmo que não deu chances para o HPD nem o Lola da equipe Dyson que abandonou logo no começo da prova. Heidfeld pilotou com segurança e parecia ter a vitória em suas mãos mas a quantidade de bandeiras amarelas acabou minando suas ambições.
Tanto Heidlfeld quando Neel Jani não estão acostumado com esta característica americana e foi nesta hora que Klaus Graf e Lucas Luhr fizeram toda a diferença. Anteciparam um parada nos boxes durante uma bandeira amarela e quando chegou a vez do carro #12 fazer a troca de pilotos o HPD precisava apenas trocar pneus ganhando tempo. E depois soube se esgueirar entre o transito tendo terminando a corrida a 36 segundos do Lola. Mesmo com esta diferença a disputa para as próximas provas será interessante entre os dois carros já que o #16 da equipe Dyson não tem qualquer chance pelo menos nestas primeiras corridas e se repetirem o desempenho do ano passado será outra temporada fraca.
Na classe LMPC o #05 da equipe Core Autosport de Jonathan Bennett e Colin Braum venceu chegando em terceiro no geral. Feito obtido e muito pela fraca atuação dos modelos LMP2 e é claro pela característica do circuito travado. Em segundo o #52 da equipe PR1 Mathiasen com Mike Guasch e Luiz Diaz. Em terceiro o #9 da RSR Racing do brasileiro Bruno Junqueira e Duncan Ende.
Entre os LMP2 uma briga interessante entre 4 protótipos da HPD, dois pela Level 5 e outros dois pela Extreme Speed. A vitória ficou com o #01 Extreme Speed com Scott Sharp e Guy Cosmo, em segundo o #02 também da Extreme. O fato curioso é que desde o começo da prova a briga entre o #01 e #552 da dupla Tucker e Briscoe foi interessante mas a falta de ritmo de corrida de Tucker acabou dando a vitória ao concorrente. Mais uma prova de que pilotos “amadores” não conseguem fazer frente a profissionais.
Na classe GT uma bela surpresa com dobradinha da equipe BMW com o #55 de Auberlen e Martin e #56 D. Muller e Joy Hand com seu novo modelo Z4, este com uma bela ultrapassagem sobre o Viper #91 a poucos minutos do fim da corrida. Desde a largada a briga foi entre as equipes STR e Corvette mas toques e as ditas bandeiras amarelas acabam por entregar a vitória ao #55 que chegou a sair da pista ainda nas primeiras voltas e se recuperou de uma forma incrível.
A equipe Corvette acabou em quarto e quinto com os carros #4 e #3 respectivamente. Os Porsche que tiveram um bom desempenho nos treinos ficaram em 6º com o #48 da Paul Miller Racing com Bryce Miller e Marco Holzer e 10º com o #17 da equipe Falken Tire com Wolf Henzler e Bryan Sellers que levou uma punição a poucas voltas do fim depois de um toque com um dos Viper.
Entre os Porsche da classe GTC a vitória ficou com o #30 da equipe NGT Motorsports da dupla Henrique Cisneros e Sean Edwards. Em segundo o #45 da Flying Lizard com Nelson Canache e Spencer Pumpelly e fechando o pódio o outro carro da Lizard o #44 do trio Brian Wong, Dion von Moltke e também Spencer Pumpelly.
Para quem acompanhou as 2 hora de duração da prova não teve do que reclamar. Em todas as classes a disputa foi intensa o único senão foi para a quantidade de bandeiras amarelas que em uma prova de 2 horas e pela intensidade dos acidentes poderia ser revista. A próxima prova será entre os dias 9 e 11 de maio em Laguna Seca. Alguma dúvida que será emocionante?
Muita disputa assim podemos definir a luta pela pole para a segunda rodada da ALMS em Long Beach. Prevaleceu a força do motor Toyota e a equipe Rebellion fez a primeira pole desde que decidiu competir na ALMS. Com o tempo de 1:12.600 Neel Jani superou o HDP da equipe Muscle Milk que marcou 1:13.282.
Já na classe LMPC Bruno Junqueira marcou o melhor tempo com o #9 da equipe RSR Racing que travou uma bela disputa com o carro #05 da equipe Core Autosport. Seu tempo foi de 1:16.167. Surpreendente o pole na P2 Ryan Briscoe com o HPD da equipe level5 foi de 1:16.014.
Entre os GTs a surpresa da primeira pole da equipe STR com Dominik Farnbacher com o carro #91 com o tempo de 1:18.845, em segundo o Porsche da equipe Falken Tires com Bryan Sellers ao volante marcando 1:18.967. Na classe GTC a equipe Alex Job marcou o melhor tempo com Jeroen Bleekemolen com 1:22.850. Abaixo os tempos completos.
Quem acompanhou atentamente a lista dos carros que estão presentes nos testes oficias de Le Mans deve ter estranhado 4 Audi R18. Segundo a montadora o carro vai servir para testar os novos compostos e pneus para a temporada de 2014 quando serão implantadas a novas regras para a categoria.
Os pneus que serão usados em 2014 vão seguir os moldes usados na classe LMP2 atualmente. Na dianteira 14 cm de largura contra os 16 atuais e na traseira 28 substituindo os de 28,5 atuais.
Dr. Ullrich comenta a importância dos testes com pneus.”Pneus são um assunto muito relevante em termos de segurança. Portanto, nós fornecemos todos os dados para o nosso parceiro de longa data no caso a Michelin. Finalmente, todas as equipes irão se beneficiar desta situação. Agradecemos ao ACO e a FIA e seus funcionários que favoreciam a chegada do quarto carro. Isso marca uma forte aposta na área da segurança. “
A briga vai ser boa! Os trabalhos para a segunda etapa de ALMS em Long Beach já começaram interessantes. Sem Audi as equipes privadas vão ditar o ritmo. Tanto Muscle Milk quando Rebellion despontam como a favoritas para a corrida. Sendo assim na primeira prática do dia o #12 pilotado por Nick Heidfeld marcou o melhor tempo com 1:14.708, em segundo vem o HPD da equipe Muscle Milk com Klaus Graf e Lucas Luhr com 1:14.890.
Já entre os GT o Porsche #48 da equipe Paul Miller Racing marcou o melhor tempo com 1:20.322, seguido por outro Porsche da equipe Falken Tire com 1:20.350.
Entre os LMPC o brasileiro Bruno Junqueira com o Oreca da equipe RSR marcou o melhor tempo da classe com 1:18.200. Abaixo os tempos completos.
A equipe Gulf Middle East que compete no WEC informou hoje que vai competir em Le Mans apenas com um dos seus Lola B11/40, abrindo assim a vaga para a equipe DKR.
“Para nós, é mais razoável trazer um carro para as 24 Horas de Le Mans. Um grande parceiro nos deixou há pouco tempo, sabendo que outro acaba de se juntar a nós. Nós vamos revelar durante as 24 horas, sabendo que ele é um parceiro de longo prazo. Nós esforçamos para fazer bonito na classe LMP2 que é muito difícil”. Explica Fabien Giroix.
Os pilotos que irão competir em SPA serão Fabien Giroix, Frederic Fatien e Keiko Ihara. O piloto Stefan Johansson vai competir pela equipe em corridas esporádicas.