24 horas de Le Mans 2013–Classe GTE-AM

A classe dos amadores de “amador” não tem nada. Ao todo 13 carros irão disputar a GTE-AM. Vamos aos carros?

Corvete C6-ZR1.

 

#50 – Larbre Competition – Patrick Bornhauser, Julien Canal e Ricky Taylor

#70 – LArbre Competition – Cooper MacNeil, Manuel Rodrigues e Philippe Dumas.

Os dois Corvettes que competem na classe são da equipe Larbre que compete a anos no endurance. O modelo que venceu as duas últimas edições na classe GTE-AM tenta o trí-campeonato. O anseio pela vitória ainda será maior visto que esta será o vigésimo quinto aniversário da equipe e a vigésima participação em Le Mans.

Ferrari 458 Itália.

#54 – AF Corse  Yannick Mallegol, Jean-Marc Bachelier e Howard Blank.

#55 – AF Corse – Piegiuseppe Perazzini, Lorenzo Case e Darryl O´Young.

#57 –  Krohn Racing – Tracy Krohn, Niclas Jonsson e Maurizio Mediani

#61 – AF Corse JAck Gerber, Matthew Griffin e Marco Cioci

#81 – 8 Star Motorsports – Vicente Potolicchio, Rui Aguas e Jason Bright.

Corrida sem Ferrari não é corrida. O fabricante de Maranello vai entregar 5 carros na classe. A AF Corse está presente em Sarthe desde 2007 e é a melhor equipe com o carro Italiano. A Krohn Racing compete em Le Mans desde 2006. O estreante na classe é a Ferrari #81 da 8 Star mas que não deve ser subestimada visto que venceu na classe LMP2 ano passado.

Porsche 911 RSR

#67 IMSA Performance Matmut – Pascal Gibon, Patrice Milesi e Wolf Henzler.

#75 Prospeed Racing –0 Collard, Perrodo e Crubile.

#76 IMSA Performance Matmut – Raymond Narac, Christophe Bourret e JEan-Karl Vernay

#77 Dempsei Del Pierro Proton – Patrick Dempsey, Michael Alenatti.

#88 Proton Competition – Christian Ried, Gianluca Roda e Paolo Ruberti.

Porsche não quebra! Essa máxima ainda está engasgada na garganta da equipe IMSA que perdeu a prova ano passado na última para o Corvette da Larbre. O fabricante Alemão vem com 4 carros e muita experiência. A equipe IMSA vai com 2 carros e o destaque é o pilotro Jean-Karl Vernay que postula uma vaga para competir no LMP1 da Porsche ano que vem. Temos ainda o astro Patrcik Dempsey. Dois carros também para a equipe Proton Competition e o destaque para Patrick Dempsey que fez um ótimo tempo nos testes oficiais, 4:04.006.

Aston Martin V8 Vantage

#95 Aston Martin Racing – Christoffer Nygaard, Kristian Poulsen e Allan Simonsen.

#96 Aston Martin Racing – Jamie Campbell-Walter, Roald Goethe e Stuart Hall.

Prova que a classe não tem nada de amador é o fato da Aston Martin ter posto 2 Vantage oficiais na luta pela vitória. O carro que vem demostrando muita competitividade nas provas do WEC desde ano, marcou o melhor tempo no dia de testes. A disputa com certeza vai ser acirrada.

Circuito Rabbit Field by Barcika para GTR2

Sempre digo que circuito bom é circuito que tem reta aonde você precisa do vácuo para superar seu oponente e se defender nas freadas para não ser ultrapassado. Rabbit Field não é um lançamento visto que está na rede desde 2011 mas é de uma safra de bons circuitos criados por Barcika. Com traçado simples porém muito bem feito.

Tem uma extensão de 4.65km e comporta 28 carros, não possui iluminação noturna o que lhe obriga a cuidar dos faróis e ter uma boa visão. As longas retas são seguias por curvas de freada forte e em “2 pernas” obrigando um bom acerto para o carro não sair do seu traçado. Vale a pena conferir.

Abaixo links para GT2 e GTL.

Rabbit Field para GTR2.

Rabbit Field para GTL.

Audi domina treinos oficiais para Le Mans.

O dia de testes foi produtivo em Sarthe hoje. E como era de se esperar a Audi marcou o melhor tempo na duas seções de treinos. Marcando o tempo de 3:22.583 o Audi #2 do trio Kristensen, Duval e McNish (tempo este conquistado na segunda seção com pista mais seca) mostra que o os “velhinhos” estão mais determinados do que nunca a vencer a corrida este ano. Em segundo o Audi #3 de Gene, Di Grassi e Jarvis com 3:25.358. Os campeões do ano passado do Audi #1 ficaram em terceiro.

A festa só não foi maior para a Audi por que o #4 pilotado por M. Bonanomi estava testando pneus e mesmo assim acabou em quinto. O melhor Toyota ficou em quarto sendo o #8 do trio Davidson, Buemi e Sarrazin com 3:27.581. A diferença entre o Audi #2 e o Toyota #8 é de quase 5 segundos. Mesmo que o dia de hoje foi para “conhecer” a pista e testar alternativas a diferença surpreende.

Já na classe LMP2 o melhor tempo ficou com o #24 da equipe OAK Racing com 3:38.801, seguido pelos dois carros da equipe Signatech Alpine o #36 marcando 3:39.642 e o #37 com 3:40.907

Na classe GTE-PRO domínio da Aston Martin. O melhor tempo ficou com o #97 dos pilotos Dumbrek, Mucke, Tuner e Adam com 3:58.806, Em segundo o #99 de R. Bell, F. Makwiecki, Bruno Senna e J. Adam. com3:59.148. O terceiro colocado acabou sendo o Porsche #92 com o tempo de 3:59.410. Os carros da equipe Corvette também fizeram um bom treino ficando com o quinto e sétimo tempo. A melhor equipe “independente” foi a AF Corse com sua Ferrari F458 que acabou em oitavo lugar. Foi bom ver as equipes oficiais “dominando” o treino porém não significa necessariamente que vão fazer uma corrida perfeita e vão dominar de ponta a ponta.

Finalizando o grid com a classe GTE-AM a Aston Martin também fez o melhor tempo com o carro #96 de Campbell-Walter, Goethe e Hall com 4:00.867. Foi seguido pelo outro Aston #95. O terceiro colocado o Porsche #77 da equipe Dempsey, Del Piero-Proton marcou o tempo de 4:04.006, uma diferença significativa. Os tempos completos você pode conferir nos arquivos .PDF nos links abaixo.

Prática 1

Prática 2

Rebellion Racing não vai competir em algumas etapas da ALMS

Por conta do desenvolvimento do seu novo LMP1 para 2014 o Rebelion R-One a equipe Suíça não vai competir em todas etapas faltantes da ALMS em 2013. O diretor da equipe Bart Hayden explica.

“Nós estamos vamos tentar maximizar o nosso foco para o WEC, Nós não vamos a Lime Rock, por isso estamos pensando muito em voltar apenas em Road América. Reconhecemos que temos muito a fazer para estar pronto em 20145. Se você olhar para as datas não temos muito temos tempo para desenvolver um projeto de qualidade. Então, vamos ter  pouco de tempo, em julho, para tomar tomar folego e obter um bom impulso para o novo projeto”

A equipe confirmou a intenção de competir nas etapas de Road América, Circuito das américas em parceria com o WEC e lutar por mais uma vitória em Petit Le Mans. Assim como acontece na ALMS a equipe deve competir nas últimas etapas do WEC com apenas 1 carro, Le Mans será a última corrida aonde os dois estarão correndo juntos.

“É um investimento significativo para colocar novos carros no grid no próximo ano, Para correr ao mesmo tempo em que você está fazendo estes investimento é um grande compromisso. Estamos apenas certificando-se de que direcionamos nossos recursos em um caminho que vai nos dar um futuro”.

Sobre a participação da equipe no USR em 2014 Hayden não descarta uma futura participação. “2014 é difícil dizer, porque eles estão passando por uma reformulação nos regulamentos e mesmo agora, não está claro,para mim, o que eles vão fazer em termos de equilíbrio entre os P2 e os Protótipos Daytona. É uma pena que os carros P1 não serão aceitos. Eu acho que temos que ser realistas e concentrar nossos esforços no Campeonato Mundial de Endurance da FIA ​​para 2014. Talvez durante o ano, a regulamentação vai ser melhor definida e talvez 2015 se tornaria um projeto que podemos rever”.

É inegável que a Rebellion deu um gás na temporada final da ALMS, visto que é a única equipe a fazer frente ao HPD da Muscle Milk. Os pilotos do carro #12 Neel Jani e Nick Heidfeld estão a apenas 4 pontos dos lideres Klaus Graf e Lucas Luhr. Para Lime Rock são esperados três LMP1, o HDP, o Lola da equipe Dyson e o DeltaWing.

Fonte. Site canal Speed.

Rebellion compete com LMP1 Oreca em 2014

A principal para não dizer quase única equipe privada da classe LMP1 do WEC e que a tempos estava na busca de um novo carro para continuar na classe principal anunciou hoje um novo modelo que será construído pela Oreca.

O LMP que será batizado como Rebellion-One obviamente, e será alimentado por uma evolução do motor Toyota RV8KLM, porém com algum sistema de recuperação de energia. Outro ponto quando comparado aos atuais P1 será a redução de peso, novo aerofólio traseiro.

Hugues de Chaunac presidente da Oreca comemora mais esta parceria “Tudo mundo na Oreca está muito contente com a parceria com a Rebellion Racing. Esta é uma equipa que tem demonstrado grandes habilidades na operação com seus  LMP1 além de muito ambiciosa. Além de nossa parceria com a Toyota Motorsport GmbH para seu programa de Le Mans, este projeto irá projetar a nova Rebellion é muda completamente o desenvolvimento de nossa empresa fabricante de carros de corrida e estamos motivados a alcançar uma nova estrutura profissional. Nós compartilhamos um amor e um desafio que parece muito interessante.”

Bart Hayden diretor da equipe Rebellion aposta que os futuros LMP1 privados terão reais condições de lutar pela vitória frente as equipes de fábrica. “Os novos regulamentos em 2014 oferecem uma oportunidade real para as equipes LMP1 privadas uma vitória no geral. Nos da equipe Rebellion, somos motivados pela perspectiva destas vitórias. Nós escolhemos Oreca para desenvolver e construir o Rebellion R-One  porque eles têm conseguido resultados significativos e têm produzido muitos protótipos de sucesso.

Fonte: Site WEC e Comunicado de Imprensa Rebellion Racing.

24 horas de SPA pode ter grid com mais de 70 carros!!!

A SRO que organiza a Blancpain Endurance Series e a FIAGT anunciou um grid generoso para as 24 horas de SPA. Até o momento são 70 carros número que pode aumentar até o dia da prova que será entre os dias 24 e 28 de Julho. Abaixo a lista.

ASTON MARTIN

  1. Beechdean AMR
  2. GPR AMR

AUDI

  1. Belgian Audi Club Team WRT
  2. Phoenix Racing
  3. Sainteloc Racing
  4. United Autosport

BMW

  1. Marc VDS Racing Team
  2. Vita4one Racing Team
  3. Schubert Motorsport
  4. TDS Racing
  5. ROAL Motorsport
  6. DB Motorsport

FERRARI

  1. Kessel Racing
  2. Vita4one team Italy
  3. SMP Racing
  4. Insight Racing with Flex-Box
  5. MTECH
  6. AF Corse
  7. Team Ukraine
  8. SOFREV ASP
  9. Sport Garage

LAMBORGHINI

  1. Blancpain Racing
  2. Blancpain Reiter
  3. GRT Grasser Racing Team

MCLAREN

  1. Hexis Racing
  2. ART Grand Prix
  3. Boutsen-Ginion
  4. Gulf Racing
  5. MRS GT Racing
  6. Von Ryan Racing

MERCEDES

  1. Black Falcon
  2. Preci-Spark
  3. HTP Motrorsport

NISSAN

  1. JRM Racing
  2. Nissan GT Academy Team RJN

PORSCHE

  1. Prospeed Competition
  2. SMG Challenge
  3. Fach Auto Tech
  4. Manthey Racing
  5. Haribo Racing
  6. Pro GT by Almeras
  7. Delahaye Racing
  8. ARC Bratislava
  9. Porsche Lorient
  10. Alfab Racing
  11. Timbuli Racing

Fonte. Site Dailysportcar.com

Grupo C SPA–Mais uma vitória do Mercedes

A terceira etapa do campeonato dos carros do grupo C aconteceu em SPA e como é de costume o clima imprevisível (ou previsível) para os padrões do circuito deixou a prova mais emocionante.

Porém a vitória ficou com o Mercedes C11 de Gareth Evans e bob Berridge. Em segundo o Spice SE89 de Adrian Watt e fechando o pódio o Porsche 962 de Herve Regout e Stephane Verbeeck. Os tempos você confere no link abaixo. A próxima etapa será em Nurburgring entre os dias 14 e 16 de Junho.

https://www.groupcracing.com/pages/291

Fonte: Site Grupo C e F1-Photo.com.uk