Toyota pensando na classe LMP2?

O site racecar-engineering divulgou hoje declarações da TMG sobre um possível LMP2 para equipes de clientes a partir de 2014. O diretor comercial da TMG Rob Leupen comenta “Somos convidados constantemente sobre construir um LMP2 por isso é algo que temos de pesquisar.”

Atualmente o acordo com um equipe cliente se refere ao fornecimento de motores a Rebellion Racing e a uma equipe GT que compete na VLN. Além disto um motor nos padrões do WRC está em testes de bancada. “Nós estamos olhando para várias possibilidades como Rally além da LMP2, mas temos que tomar cuidado para não se sobrecarregar”, explicou Leupen. “Vamos decidir nos próximos meses nossa estratégia de clientes.”

Uma boa alternativa para a Toyota é investir no LMP2 para os EUA aonde poderia vencer no geral no USCR. Vamos aguardar.

Treinos seguem com Audi na frente.

A Audi vem dominando os trenos livres para as 24 horas. O treino noturno teve o melhor tempo marcado pelo Audi #2 do trio Duval, Kristensen e McNish com 3:22.349. Foi seguido pelo Audi #3 com 3:24.341 e Audi #1 com 3:25.474. O Toyota #7 aparece em quarto com 3:26.676.

Na classe LMP2 o melhor colocado foi o #26 da equipe G-Drive Racing com Orreca 03 com 3:39.535. Em segundo o Morgan da equipe Morand Racing com 3:40.741.

Entre os GTs da classe PRO o #99 da Aston Martin aonde compete Bruno Senna ficou com o melhor tempo marcando 3:55.658. Foi seguido pela Ferrari #51 da AF Corse com 3:55.909. Na classe AM o Aston #95 ficou na frente marcando 3:58.661 seguido pelo Porsche #88 da equipe Proton Competition. Abaixo os tempos completos.

Teste noturno.

Volvo volta a V8 Supercars em 2014

A Volvo cars anunciou seu retorno a V8 Supercars tradicional campeonato Australiano de turismo em 2014. Esta é a segunda participação da montadora Sueca na modalidade que venceu o campeonato de 1986 e Bathurst em 1998.

Segundo informações do site Digitaltrends o motor será o V8 que equipe o modelo S60 mas com alterações para virar um 5.0 litros (ele é 4.4). A parceria será com a empresa Polestar que desenvolve os carros de competição da marca. A equipe Gary Rogers Motorsport do campeão Jamie Whincup. Abaixo o vídeo apresentando o retorno da Volvo. Além da Volvo temos Mercedes e Nissan como equipes “estrangeiras” e Holden e Ford como nativas.

Carros da equipe Lotus apreendidos em Le Mans.

Segundo informações do site do canal SPEED os dois Lotus LMP2 da equipe Lotus Praga foram apreendidos pela justiça francesa. A apreensão dos dois carros seria por questões financeiras e falta de pagamento de fornecedores.

Quem esteve no circuito na tarde de hoje presenciou a equipe desmontando os carros e ponto os componentes em um caminhão. A equipe informou que deve soltar um comunicado a imprensa no dia de amanha. Estranho!!!

ADESS apresenta seu LMP1

Conhecida por desenvolver o Lotus T128 a ADESS apresentou os primeiros esboços do seu LMP1 para equipes de clientes. Em entrevista ao site endurance info Stéphane Chosse revela mais detalhes.,

P. Fale mais do LMP1

R.”O projeto do 2014 LMP1 começou em novembro. O carro está agora em sua fase final, o projeto é feito 100% pela ADESS. Estamos à procura de um parceiro para levar dois carros na próxima temporada no Campeonato Mundial de Endurance. Queremos um time que tinham ambição para este compromisso.Estamos à procura de uma equipe assim como a Rebellion. Você. Para 2014, haverá uma única arquitetura.  Este carro é completamente novo. Os LMP1 de 2014 serão totalmente novos em termos de ,com uma arquitetura diferente de motor de bônus. Se o parceiro for encontrado, o carro vai estar pronto para ser testado em fevereiro. “

P. Opções de motor?

R. “Será anunciado com o futuro parceiro, mas já podemos dizer que não será um híbrido no primeiro ano. No entanto, já começaram a trabalhar para se integrar no futuro. A ADESS quer fazer as coisas de uma maneira lógica. Acreditamos que em 2014 um modelo convencional será um belo cartão de visitas.para 2015 poder competir no mesmo nível das equipes de fábrica. Vamos preparar a hibridização de curto prazo. “

A foto é a mesma divulgada em Abril porém sendo a ADESS o carro sofreu alterações visto que passou por vários testes em túnel de vento.

Fonte: Enduranceinfo.

Viper volta a Sarthe para ficar.

Marcando sua reestreia em Sarthe o Viper SRT é um dos carros mais bonitos do grid. Marc Goossens um dos pilotos do carro revela os planos da equipe e a expectativa para a corrida.

P. Qual sua avaliação dos testes?

R. “É difícil dizer, porque a pista estava muito molhada. Por isso, não procuramos os limites ou o desempenho do carro para não correr riscos. Tudo o que tinha sido planejado para trabalhar durante o dia foi feito e estamos felizes com o resultado. Tudo funcionou!

P. Você teve uma ótima corrida em Sebring. Quais as mudanças feitas no carro desde então?

R. Desde Sebring muitas coisas mudaram, e aqui em Le Mans, temos uma configuração aerodinâmica especial! Além disso, continuamos a trabalhar na confiabilidade e desenvolver este carro.

P. A participação do Viper na corrida é a longo prazo?

R. todos nós assinado um contrato de três anos assim, no final de 2014 tem! Depois disso, vamos ver, não estamos em fase de negociações! Mas na minha opinião, eles vão continuar!

P. Viper teve bons resultados no passado em Le Mans. Isto é um bom sinal?

R. Viper teve vários resultados muito bons aqui em Le Mans. Já nos Estados Unidos, a marca volta as pistas e as estrada para a alegria dos fãs. Nos os EUA, a comunidade Viper e tão grande quanto a do Corvette é muito importante! Nós sentimos que estamos sendo seguidos por um monte de fãs e é ótimo!

P. Qual o seu propósito nesta sua primeira participação em Sarthe com o Viper?

R. O objetivo é sempre ganhar a corrida (risos). Você tem que ver o quão longe podemos ir. Nós mostramos a competitividade e a velocidade do carro em Sebring.Esperamos conseguir um bom resultado, mas devemos sempre esperar a corrida. Vai depender das condições meteorológicas”.

P. O equilíbrio no desempenho dos carros foi ajustado. Você não perdeu peso e nem ganhou 5 litros extras no tanque de combustível. Isto vai mudar alguma coisa?

R. eu acho que não vai mudar muito para nós! Mas vamos testar durante os testes quarta-feira e quinta-feira. Eu acho que vai mudar as coisas para outros que ganharam peso. Vamos ver quinta-feira onde estamos!

Fonte: Site ACO.

Novas imagens do Grupo C mod by Virtua_LM

Todo projeto feito pelo grupo Virtua_LM vale cada segundo ou ano de espera. Seu mod do grupo C para Rfactor talvez seja um dos mais esperados para esta plataforma seja pela qualidade e pelos anos que ele está em produção. Quem acompanha os fóruns sabe o que é esperar e esperar sem ter notícias. Hoje o grupo divulgou imagens dos carros em produção.

O mod que vai cobrir as temporadas de 1983 e 1984 do grupo C em 3 classes diferentes. Abaixo mais imagens e a lista completa do mod. Data de lançamento? Só Deus sabe!

 

Alba AR2 (3 versions)
Alba AR3
Alba AR4
Alba AR5
BMW M1 (2 versions)
Cougar C01B (2 versions)
Cheetah G603
Cheetah G604
DeCadenet Lola
Dome RC82 (2 versions)
EMKA C83 Aston Martin
EMKA C84 Aston Martin
Ford C100 (2 versions)
Grid S1
Harrier RX83C
Jaguar XJR5
Lancia LC1
Lancia LC2-83 (3 versions)
Lola T610 (4 versions)
Lola T616
Mazda 717C
Mazda 727C (2 versions)
Nimrod NRAC2B
Porsche 911SC
Porsche 928
Porsche 930
Porsche 934
Porsche 934/5
Porsche 936C (2 versions)
Porsche 956 (3 versions)
Porsche 962 (2 versions)
Porsche CK5
Rondeau M378
Rondeau M379
Rondeau M379B
Rondeau M379C
Rondeau M382 (2 versions)
Rondeau M482
Sauber SHS-C6 (3 versions)
Sehcar C830
Sauber C7
Sthemo SM01
URD C81
WM P83
WM P84

24 horas de Le Mans 2013–Classe LMP1

A P1 é aonde todos os pilotos sonham em um dia estar. A principal classe do endurance a tempos tenta recuperar a glória do passado que não é tão distante mas que com crises financeiras e pouco apoio de fabricantes afastou equipes e fabricantes.

Audi R18 E-Tron Quattro – Favoritos!

n°1 – Audi Sport Team Joest – Lotterer-Fässler-Tréluyer
n°2 – Audi Sport Team Joest – Kristensen-Duval-McNish
n°3 – Audi Sport Team Joest – Gené-Di Grassi-Jarvis

A Audi quando entrou no endurance foi contra uma “mania” comum aos fabricantes no começo dos anos 2000. Enquanto a maioria preferia a F1 os Alemães apostaram suas fichas aonde se ganha quem tem o melhor carro. E deu certo. Em 14 edições que participou a Audi venceu 11. Também foi a montadora que mais investiu em tecnologia seja com o motor Diesel ou a tração Quattro. Com três carros aonde temos o brasileiro Lucas di Grassi talvez o maior rival da equipe seja ela mesmo com uma disputa acirrada principalmente entre o carro #1 de Fassler, Lotterer e Treluyer contra o #2 dos campeões Kristensen, McNish e Duval.

Toyota TS030 Hybrid – Hora da afirmação?

n°7 – Toyota Racing – Wurz-Lapierre-Nakajima
n°8 – Toyota Racing – Davidson-Buemi-Sarrazin

A Toyota surpreendeu todos o ano passado vencendo etapas do WEC e deu um tempero a mais na disputa depois que a Peugeot desistiu do endurance. Naquela época muitos diziam que finalmente a Audi tinha encontrando um rival a altura. Porém em 2013 parecia outra equipe e em nenhum momento chegaram perto dos rivais Alemães. A aposta é nos pilotos experientes e na maior autonomia de combustível. O objetivo é claro. Vencer sua primeira Le Mans.

Lola B12/60 – Toyota – Rebellion Racing.

n°12 – Rebellion Racing – Prost-Jani-Heidfeld
n°13 – Rebellion Racing – Belicchi-Beche-Cheng

A equipe surgiu em 2007 e desde então vem mostrando um profissionalismo e crescimento incríveis. Talvez seu maior pecado é ter nascido em uma época que os modelos a Diesel tenham dominado a maioria das corridas ao redor do mundo. Porém quando não temos os “oficiais” a conversa é outra e a equipe mostra seu real potencial. Em 2012 venceram Petit Le Mans e e o troféu de melhor equipe privada no WEC. Os pilotos são experientes e o motor Toyota super confiável. Espera um pódio.

HPD ARX-03C – Strakka Racing.

n°21 – Strakka Racing – Leventis-Watts-Kane

Equipe que começou com carros de turismo estreou no endurance em 2009 e venceu as 24 horas na classe P2 em 2010. Outro feito da equipe ainda em 2010 foi vencer a etapa da Hungria no geral com seu LMP2. Tem feito boas disputas com a Rebellion. O modelo HPD é confiável assim como a trinca de pilotos entrosados. Existe a esperança.

24 horas de Le Mans–LMP2

A Classe LMP2 deu um salto em quantidade e qualidade desde que a ACO instituiu valores fixos para a compra de chassis e motores. Desde então uma grande variedade de marcas vem apostando na categoria que é a mais numerosa da 24 horas desde ano.

Chassis.

• Morgan LM P2
• Oreca 03
• Alpine A450
• Lola coupe
• Lola spider (ouverte)
• Lotus T128
• HPD ARX-03b
• Zytek Z11SN

Motores.

• Nissan V8 4,5 litres (VK45DE)
• Judd V8 4,5 litres (HK)
• HPD V8 2,8 litres double-turbo (HR28TT)

Oreca 03.

n°25 – Delta-ADR – Graves-Nakano-Hamilton
n°26 – G-Drive Racing – Rusinov-Martin-Conway
n°34 – Race Performance – Frey-Niederhauser-Bleekemolen
n°40 – Boutsen Ginion Racing – Downs-Dagoneau-Younessi
n°46 – Thiriet by TDS Racing – Thiriet-Badey-Martin
n°48 – Murphy Prototypes – Hartley-Patterson-Chandhok
n°49 – Pecom Racing – Perez-Companc-Kaffer-Minassian

Os modelos Oreca já venceram as duas primeiras rodadas do WEC e desde o ano passado tem conquistado vitorias na classe e claro são favoritos na classe.  O fabricante com mais de 15 participações em Sarthe empregou todo o seu conhecimento na construção desde modelo e vem colhendo bons frutos. As principais equipes são a Delta-ADR, G-Drive, Murphy e TDS Racing. A combinação com o motor Nissan é o principal diferencial.

Alpine A450.

n°36 – Alpine – Panciatici-Ragues-Gommendy

Construtor que voltou ao endurance este ano e compete com chassi Oreca e motor Nissan melhorados. Começou bem os testes com um segundo lugar. A equipe Signatech é que está por traz desde projeto. Também é apontado como favorito.

Morgan.

n°24 – Oak Racing – Pla-Heinemeir Hansson-Brundle
n°35 – Oak Racing – Baguette-Gonzales-Plowman
n°43 – Morand Racing – Gachnang-Mailleux-Lombard
n°45 – Oak Racing – Nicolat-Merlin-Mondolot
n°47 – KCMG – Imperatori-Tung-Howson

Pelas mãos de Olivier Pla o #24 fez o melhor tempo no dia de testes. A OAK Racing que tem suas instalações no Technopark em Le Mans é jovem e era um antigo “cliente” de Henry Pescarolo e que com os problemas financeiros acabou assumindo a construção e venda dos LMP2. O motor Judd V8 Nissan não se mostrou forte o suficiente e apresentou vários problemas de confiabilidade. Além dos 3 carros de “fábrica” a Monrad Rancing e a KCMG esperam bons resultados.

Lola.

No. 28 – Gulf Corrida Oriente Médio – Giroix-Fatien-Ihara
# 30 – HVM Estado GP – Mowlem-Burgess-Hirschi
No. 39 – DKR Engineering – Porta-Raffin-Brandela

Um dos mais tradicionais fabricantes de carros esportivos a Lola que chegou a ser fechada no final do ano passado tenta se recuperar e agora se chama Multimatic. Com isso possíveis clientes acabaram se voltando para outros construtores mas teremos três modelos da fábrica em Sarthe. Os modelos coupe figuram entre os mais belos do grid mas será a vantagem aerodinâmica vai fazer a diferença?

Lotus.

n°33 – Level 5 Motorsports – Tucker-Franchitti-Briscoe

O HPD é um modelo vencedor tanto na Europa quantos nos EUA. Venceu Le Mans ano passado e o mundial com a equipe Starworks Motorsports. A única equipe que compete com o modelo é a Level 5 com os pilotos Ryan Briscoe com 7 vitórias na F-Indy, Marino Franchitti vencedor da ALMS ano passado e o dono da equipe Scott Tucker que muitas vezes pegou o carro na liderança e por falta de experiência acabou perdendo corridas. É um candidato ao vitória sem dúvida.

Zytek.

n°38 – Jota Sport – Dolan-Turvey-Luhr
n°41 – Caterham Racing – Kimber-Smith-Lux-Rossi
n°42 – Greaves Motorsport – Mardenborough-Ordoner-Krumm

O fabricante por meio da Greaves Motorsports teve bons resultados em 2011, não repetiu o sucesso em 2012 mesmo com apoio oficial da Nissan. Para este ano a equipe firmou uma parceria com a Caterham rebatizando os carros e adicionando Alexander Rossi piloto de testes da equipe na F1 no endurance. Assim tanto a Jota, quanto a Graves e a Caterham tem boas chances.

Fonte: Site ACO.

Primeiras imagens do LMP1 da Porsche

A Porsche divulgou hoje as imagens do seu novo LMP1 que vai disputar o mundial de endurance ano que vem. O modelo ainda com uma pintura que esconde suas formas apareceu na pista de testes da marca em Weissach. O piloto Timo Bernhard está participando dos testes.

A montadora que anunciou em meados de 2011 seu retorno a elite do automobilismo construiu novas instalações e aproximadamente 200 funcionários estão trabalhando no projeto do novo carro. O cronograma de acordo com Fritz Enzinger está dentro dos prazos.

“Estamos bem dentro do cronograma. Nossa equipe recém-formada tem trabalhado com o máximo de concentração em obter este veículo altamente complexo sobre a pista o mais rápido possível. Isto permite-nos algumas semanas adicionais para mais testes e desenvolvimento. A partir de 2014, as regras são baseadas principalmente na eficiência. Isso faz com que a concorrência entre os engenheiros mais motivados e desafios completamente novos. “

Timo Bernhard também comemora o “nascimento” do novo carro.

“Eu estava envolvido no desenvolvimento do novo carro desde o início. Estou muito orgulhoso de dar os primeiros passos do nosso bebê hoje.  Estou ansioso para testar o veículo nas próximas semanas e meses com o meu amigo e colega Romain Dumas”.

Fotos: Assessoria de imprensa Porsche AG.