Green GT fora de Le Mans!

O Green GT modelo que é movido por célula de combustível e que era o carro participante da Garagem 56 que é destinada a modelos com energia alternativa não vai mais participar das 24 horas deste ano. Em comunicado a equipe agradece a aposta da ACO no modelo porém os testes não foram satisfatórios até então.

Jean Weber diretor chefe do projeto explica. “O GreenGT H2 já está mostrando um grande potencial e a margem de crescimento é muito importante. No entanto, a complexidade e os custos desse único exemplar, impôs a criação de um método extremamente rigoroso de procedimentos muito demorado e inédito.Estamos apenas no início da aventura, e é importante não cortar etapas e continuar o desenvolvimento desta grande demonstração de tecnologia do hidrogênio, que é a GreenGT H2. Gostaríamos em primeiro lugar de agradecer ao ACO por selecionar o GreenGT. para o Box n º 56 é uma iniciativa maravilhosa para incentivar tecnologias inovadoras. O GreenGT H2 e neste contexto Le Mans em 2013, veio muito cedo, estamos trabalhando ativamente com a ACO em um programa de apresentação para o GreenGT H2 globalmente. Pilotos de renome internacional serão anunciados nas 24 Horas de Le Mans, que será nossos embaixadores para apresentar desta tecnologia do futuro. “

Fonte: Assessoria Green GT.

Foto do dia–OAK Racing Art Car !

Hoje a noite em Paris em um evento organizado pela ACO será apresentado a pintura da OAK em alusão ao 90º aniversário das 24 horas de Le Mans. O belo trabalho é assinado por Fernando Costa que além de pintor também realiza arte com solda. Costa comenta a escolha por parte de Jacques Nicolet dono da OAK Racing.

“Na minha reunião com Jacques Nicolet sobre o projeto, o mais importante para mim é a confiança que foi dada e o desafio que ele representava. Eu gosto de desafios que me colocam em perigo, imediatamente aceitei. Mas que artista renunciaria a esta homenagem as 24 Horas de Le Mans? É o meu amor com este evento lendário, esta festa popular do automobilismo, que embarcou na aventura na esperança de dar um sorriso para as pessoas e abrir-lhes uma pequena janela de felicidade. Estou muito honrado de que o Automobile Club de l’Ouest nos proporcinou o Art Car nos 90 anos 24 Horas de Le Mans”.

Fonte. Site OAK Racing.

Patrick Long se junta a equipe Dempsey Del Piero Racing.

O piloto oficial da Porsche Patrick Long vai pilotar o Porsche #77 da equipe Dempsey Racing Del Piero. Long vai substituir Michael Avenatti que teve que cancelar sua participação por causa de compromissos profissionais.

Dempsey comemora a entrada de Long na equipe. “Estar em Le Mans é fantástico e ainda ter um piloto como Patrick Long para se juntar a nossa equipe é quase um sonho. Temos de agradecer a Michael por sua decisão altruísta e Patrick Long para tomar o seu lugar, em vez de alinhar pela 1 ª vez nas 24 Horas. Eu sei como é difícil conciliar uma carreira muito fascinante com carros de corrida. Às vezes você tem que fazer escolhas difíceis, mas foi um pouco mais fácil sabendo que Patrick estava disponível. “.

Patrick Long já venceu 2 vezes a corrida na classe GT2 em 2004 e 2007 e marcou a pole na classe em 2008. Tanto ele quanto o Patrick Dempsey e Joe Foster estão em uma seção de testes no circuito de Monza.

Fonte: Site ACO

Concurso escolhe as cores da equipe JMW para Le Mans.

Quem nunca sonhou em desenhar as cores para carros de corrida? Se isso é uma prática comum em simuladores aonde os pilotos soltam a imaginação nos mais diversos campeonatos on-line. Vez ou outra equipe promovem concursos para fãs desenvolveram pinturas para seus carros. Este foi o caso da Dunlop que patrocina a equipe JMW.

O fabricante de pneus que soma 34 vitórias em Le Mans este ano resolveu presentear os fãs com este belo concurso. O vencedor Mickael Guyot e como premio vai ganhar ingressos para conferir a corrida ao vivo além de 1000 Euros. O júri que definiu o vencedor teve um longo trabalho pois recebeu trabalhos de 21 países. O projeto de Mickael teve como inspiração o 125º aniversário da marca.

Dos 56 carros inscritos 20 vão competir com pneus da marca incluindo o Green GT.

Fonte: Assessoria de imprensa Dunlop.

Fotos do dia–Testes da Strakka Racing em Snetterton.

A equipe Strakka Racing que compete na LMP1 realizou no dia de hoje testes para Le Mans. Depois de anunciado uma mudança na quantidade de gasolina nos tanques das equipes privadas (80 litros) o time testou sob chuva no circuito de Snetterton. na Inglaterra. Os pilotos para Le Mans serão Nick Leventis, Danny Watts e Jonny Kane.

Fonte: Facebook da equipe.

Primeiros esboços do Dome S103 são apresentados.

A Dome tradicional fabricante de protótipos anunciou que o desenvolvimento do seu modelo S103 que atende as regulamentações da ACO par 2014 estão se iniciando. O LMP que pode ser tanto da classe P1 quanto P2. As fotos da apresentação uma virtual e outra em CFD podem sofrer alterações visto que testes em túnel de vento serão feitos nas próximas etapas do desenvolvimento. O fabricante não revelou datas.

Fonte: Site do fabricante.

Comitê de Endurance da FIA ajusta LMP1 a gasolina.

Os modelos LMP1 a gasolina (híbridos e normais) terão um aumento na capacidade de armazenamento nos seus tanques de combustível. Esta mudança foi definida hoje pelo comitê de endurance da FIA. Os modelos híbridos terão 3 litros a mais de capacidade enquanto os de propulsão normal terão 5 litros.

A Toyota que conta com um sistema híbrido-gasolina terá um tanque com capacidade de 76 litros. Já a Audi que conta com um sistema híbrido-diesel teve sua capacidade inalterada o que resulta em uma capacidade de 58 litros. As equipes privadas Rebellion e Strakka vão competir com um tanque de 80 litros o que pode ser um fator importante no planejamento das estratégias para as 24 horas.

Fonte: Site canal Speed.

2º etapa do Porsche SuperCup em Mônaco com vitória de Sean Edwards.

Na segunda etapa da Porsche SuperCup em Mônaco a vitória ficou com o Britânico Sean Edwards. Sua última vitória foi ano passado na abertura do campeonato em Barcelona. Edwards abriu uma grande vantagem de mais de 20 segundos escapando de toques e entreveros comuns no principado.

Já pelo segundo lugar a disputa acirrada entre os pilotos Kuba Giermiziak e Michael Ammermuller. Para Jeroen Bleekemolen que brigava pela terceira vitória no principado teve que se contentar com o 4º lugar. O destaque da prova foi a participação do multi-campeão de Rally Sébastien Loeb com um 911 “oficial” de fábrica. Com todo seu talento e sofrendo com as impossíveis ultrapassagens acabou em 16º. Seu rival de Rally Sébastien Ogier que também participou da prova terminou em 13º.

“Eu realmente gostei das duas corridas da Supercup em Barcelona e Mônaco. Quero agradecer a Porsche novamente para me confiar com o carro VIP. É claro que eu estava esperando um resultado melhor, mas eu também sabia que seria muito difícil contra os especialistas da Supercup e que você só pode ultrapassar em Mônaco, quando o cara na frente comete um erro. Quem sabe, talvez eu vou voltar a esta grande série algum dia. ” Destaca Loeb.

A próxima etapa será em Silverstone nos dias 28 e 30 de Junho. Abaixo o resultado da prova.

Race result
1. Sean Edwards (GB), Team Allyouneed by Project 1, 26:03.584 minutes
2. Kuba Giermaziak (PL), VERVA Racing Team, + 20.323 seconds
3. Michael Ammermüller (D), Lechner Racing Team, + 20.931
4. Jeroen Bleekemolen (NL), Lechner Racing Team, + 22.317
5. Christian Engelhart (D), FACH AUTO TECH, + 22.819
6. Kévin Estre (F), Attempto Racing, + 23.353
10. Klaus Bachler (A), FÖRCH Racing, + 27.561
11. Jean-Karl Vernay (F), MRS GT-Racing, + 30.509
13. Sébastien Ogier (F), Team Allyouneed by Project 1, + 31.637
16. Sébastien Loeb (F), Porsche AG, + 42.235
25. Michael Christensen (DK), DAMS, + 67.315

Fonte: Porsche.

Categorização dos pilotos o que é?

No final de cada ano a ACO por meio do comitê de resistência com base no desempenho nas corridas durante o ano faz uma planilha e define os pilotos em categorias. Assim como na F1 temos a super licença no endurace a classificação é feita por categorias. Temos Platinum, Ouro, Prata e Bronze. Entenda cada uma delas.

Categoria Platinum – O piloto deve ter menos de 50 anos, atender os diversos critérios pertinentes a super licença da F1, já ter ganho as 24 horas de Le Mans, ser contratado por um fabricante de automóveis e ter terminado entre os 10 primeiros nos campeonatos de F3000, CART/ ChamP Car, IRL, GP2. Se classificado entre os 6 primeiros  em séries internacionais como F3, (campeonato Britânico ou F3 Europeia) ou World Series by Ranault. O piloto também pode receber tal definição caso o comitê de endurance decida por isso.

Categoria Ouro – Piloto Semi-profissional internacional com idade  entre 50 e 59 anos, ter as mesmas qualificações dos pilotos Platinum. Estar entre os 10 primeiros em campeonatos internacionais secundários como A1GP, Renault V6. Ter terminado entre os 6 primeiros em séries como F3, FR 2000 etc. Ter terminado entre os 5 primeiros em séries de alto nível internacional como Fórmula Ford, F. BMW, F-ZIP, Autosport Academy etc. Também pode ser considerado caso tenha terminado entre os 6 primeiros em séries como Porsche Supercup ou entre os 3 primeiros em séries nacionais ou internacionais organizadas por fabricantes, Porsche, Peugeot, Renault ou ser aceito pelo comitê sem as especificações.

Categoria Prata – Piloto amador, idade inferior a 30 anos, não se encaixar nos critérios das categorias ouro e platinum. Pode ter  acima de 60 anos, tenha competido em campeonatos nacionais ou internacionais ou em dupla com pilotos profissionais, ou ganhando um campeonato de pilotos não profissionais como Ferrari Challenge, Trofeo Maserati, Lamborghini Trophy.

Categoria Bronze – Piloto amador, de qualquer idade que tenha carteira B internacional, sem histórico relevante no automobilismo. Ou que seja definido pelo comitê

Sendo assim nas classes LMP1 e GTE-PRO as equipes definem os pilotos independente da categoria. Já nas classes LMP2 em equipes com dois ou três pilotos no mínimo um deles deve ser da categoria prata, para  a classe GTE-AM no máximo um piloto deve ser Platinum

Fonte: Site ACO

Mod Grupo C temporada 1987 by HSO

Conversões dos carros do grupo C feitos a partir do mod VIRTUA_LM criado para o jogo F1-Challenge são comuns nas plataformas Rfactor e GTR2. Muitos são bem feitos outros são conversões mal feitas que não lembram em nada o desempenho destes belos carros. A conversão feita pela HSO – Historic Simracing Organisation deu uma nova roupagem aos carros.

Neste mod que retrata apenas a temporada de 1987 e conta com Porsche 962C, Jaguar XJR-8, Sauber C9 e Lancia LC2 os carros são realmente complicados de segurar e chegam  velocidades mais condizentes com sua potencia. Os gráficos acompanham os outros mods convertidos, porém um pacote de “sombras” deu mais brilho aos carros.

Abaixo links para download e algumas imagens.

HSO 1987 GroupC

Patch 1.03