A equipe Porsche que é líder da classe GTE-PRO espera repetir o bom resultado que obteve em Le Mans aonde fez dobradinha na classe. Em virtude disso a organização do mundial acabou diminuindo a abertura do flange do motor em 0,3mm assim como a rival Aston Martin. Apensar disso o espírito da equipe é positiva como explica o chefe Hartmut Kristsen.
“Por causa da longa pausa desde Le Mans, São Paulo é quase como uma segunda partida na temporada. Os pilotos e equipes estão preparadas.O sucesso impressionante de Le Mans certamente impulsionou a nossa equipe. Vamos fazer de tudo para manter o ritmo em São Paulo, bem como para as corridas restantes da temporada. “
O DeltaWing que fez uma boa prova em Road América aonde chegou a liderar algumas voltas não vai participar da próxima rodada da ALMS em Baltimore. O motivo da ausência é a falta de peças e a características do circuito com muitas ondulações o que poderia causar algum dano mais grave ao carro.
Don Panoz explicou em seu Twitter de forma engraçada a ausência.” O DeltaWing não estará em Baltimore lá existe muito concreto e não temos peças suficiente e leva muito tempo para pagar prémios em dinheiro”.
E equipe StarWorks Motorsports que compete atualmente na classe DP da Grand-AM e já competiu no mundial de endurance na classe LMP2 vai participar ano que vem o URSC com 4 carros. Dois na classe DP e dois na classe LMPC que não sofreu qualquer alteração de regulamento se comparada com os carros da ALMS desde ano.
Para se ambientar com o novo carro a equipe vai competir ainda este ano nas provas finais da ALMS. A equipe adquiriu o LMPC da equipe RSR aonde compete o brasileiro Bruno Junqueira e Duncan Ende. Na rodada de Baltimore Junqueira vai competir com Alex Popow e em Austin volta a dividir o carro com Duncan Ende. O segundo LMPC deve ser entregue a equipe em breve aonde Alex Popow vai dividir com Ryan Dalziel o volante do carro. Para Petit Le Mans nenhuma dupla de pilotos foi confirmada.
Peter Baron dono da equipe explica as mudanças: “Nós temos muitos pedidos de pilotos que querem correr no LMPC para esta temporada, mas também a próximo. Há ainda uma tonelada de perguntas sem resposta sobre a fusão dos DP e LMP2 na USCR e as pessoas parecem relutantes participar dessas classes em 2014. O lado positivo é que o LMPC não teve suas regras alteradas. Este é um carro incrivelmente divertido, sem qualquer preocupação com o equilíbrio e desempenho”. Completa.
A ALMS divulgou hoje a lista com os 33 carros que vão estar neste final de semana competindo em Baltomore. Serão 2 carros na classe LMP1 com a ausência do Delta Wing, 4 na LMP2, 11 na GT e 7 na PC e 9 na classe GTC.
O brasileiro Bruno Junqueira está confirmado no Oreca #9 da equipe RSR Racing. Abaixo o link com a lista completa dos inscritos.
A ELMS divulgou hoje a lista prévia com os carros que vão competir nas 3 horas de Hungaroring nos dias 13 e 14 de Setembro no travado circuito húngaro. Ao todo 27 carros em 4 classes estarão na disputa. Abaixo a lista.
A Porsche revelou hoje novas imagens do seu híbrido LMP1 que está em desenvolvimento para o mundial de endurance ano que vem. As imagens carregadas de efeitos foram feitas na pista anexo a fábrica na Alemanha. Pelas imagens podemos ver o carro de diferentes ângulos além da parte traseira que não foi divulgada nas primeiras imagens em Junho.
Foi em Interlagos o palco em 2012 da primeira vitória da Toyota no seu retorno ao endurance surpreendendo até a toda poderosa Audi. Porém neste ano as coisas não andam bem e os protótipos japoneses não foram páreos para os R18 alemães. Pensando em dar uma reviravolta no campeonato e buscando mais uma vitória o #7 vai competir em São Paulo com um novo pacote aerodinâmico.
As alterações foram feitas visando um maior ganho de downforce em comparação a pista de Le Mans última etapa do mundial. As mudanças estão presentes na caixas de rodas traseiras, asa traseira e carenagem que cobre o motor. Segundo a assessoria de imprensa da Toyota para as etapas restantes do mundial cada pista terá um pacote personalizado. Resta saber se as mudanças darão resultado.
O Toyota TS030 sem dúvida foi uma bela surpresa em 2012 quando estreou no mundial de endurace para tentar bater o Audi R18. Se no começo o carro chegou a vencer o rival Alemão não podemos dizer o mesmo da versão 2013. Já no GTR2 você pode tentar vencer. A versão 2013 é muito bem feita e já está configurada para rodar no GRID MOD bastando apenas adicionar o carro na pasta correspondente. Abaixo mais fotos e links para download da versão 2012 e 13 do carro.
A Dallara tradicional fabricantes de carros de competição, sejam monopostos, fórmulas e protótipos está de olho no USCR em 2014. Depois de ter reestruturado sua fábrica nos EUA. Atualmente os Corvette DP são construídos pelo fabricante.
Outro modelo de muito sucesso no endurance e principalmente nos EUA foi sem dúvida a Ferrari 333SP. Pensando neste novo campeonato o CEO Stefano DiPonti aguarda a definição das regras da USCR para posicionar a empresa.
“Absolutamente, nós queremos fazer isso”, disse DePonti a revista RACER . “Agora, com as novas regras estão sendo divulgadas vai ser alto positivo para o mundo de carro de esporte. Com essa unificação, não temos que dividir recursos entre a Europa e a América. Os melhores carros estarão juntos em Sebring e Daytona. Isso vai trazer um enorme interesse por parte dos fabricantes, porque eles têm a possibilidade de correr aqui. E nós temos uma equipe vencedora com Wayne Taylor Racing, que está usando o chassis Dallara, que agora é chamado o Corvette DP. Gostaríamos de fazer negócios ou para si mesmo para distinguir a marca, ou cooperar com uma grande marca para fazer um carro para eles com uma nova carroceria. Nós já fizemos isso no passado em carros esportivos com a Chrysler, com a Ferrari. Temos o Daytona Prototype [fabricação] licenciado, e isso é algo que queremos continuar com ele. “
Por outro lado a falta de opções de chassis para a classe LMP2 também tem interessado a Dallara, já que além do USCR temos Le Mans, WEC, ELMS e Asian LMS.
“Como um fabricante de carros esportivos, fazendo um Dallara P2 100% é um grande investimento”, acrescentou DePonti. “Quando o Sr. Dallara decidiu fazer o Daytona Prototype, era uma categoria muito competitiva e assim o fizemos, mas o lucro foi baixo. Os custos de desenvolvimento eram muito caros. Ficamos felizes em fazê-lo, contra os outros grandes fabricantes. Mas se nós vamos gastar dinheiro para fazer um novo carro P2, isso teremos que ter um parceiro para – um fabricante a ser envolvido, ou ter compromissos de clientes no início. Nós não iríamos construir um carro novo e esperar para ver se todos os clientes querem comprá-lo. “ Frisa.
Nos EUA apenas a HPD tem equipes de clientes, enquanto na Europa OAK, Oreca,Zytek e Lotus tem investido em modelos na classe LMP2. Para os fabricantes o custo de vende de um modelo é de 480 mil dólares, preço taxado desde 2011 o que leve os fabricantes a não desenvolver muito seus modelos e aplicando apenas novas carenagens para “diferenciar” o ano do carro.
“Não, não temos algo pronto, mas como uma empresa de engenharia, temos muitos relacionamentos com fabricantes e proprietários da equipe e continuamos a conversar com eles para ver o que interesse para eles e para nós”, disse ele. “O investimento inicial é substancial. A partir do zero, para um fabricante, nós estamos projetando e construindo um carro zero, e fazer isso sem pré-encomendas, seria difícil. Não é como carro de Indy, onde é um carro com especificações definidas e você tem um monte de pedidos de venda. “Com carros esportivos, você está sempre fazendo o desenvolvimento, mas com P2, os custos são muito restritos. Você deve ser muito inteligente com a aerodinâmica e componentes mecânicos com o projeto original, e em seguida, fazer desenvolvimentos lógicos depois. Isso é algo que Dallara tem muita experiência em todas as categorias. É por isso que nós procuramos uma chance de fazer algo novo e quero falar mais para fazer algo acontecer. Com a nova [USCR], é o momento certo para buscar isso. “ Finaliza.
Faltando pouco para o final da ALMS e Grand-Am equipes e construtores estão dedicados ao novo campeonato United SportsCar Racing. Uma das primeiras equipes a “cumprir tabela” este ano e trabalhando no desenvolvimento de novas soluções para 2014 é a Dyson Racing que compete na classe LMP1. O principal impasse até o momento é equiparar os modelos P2 e DP em uma única classe como explica Chris Dyson.
“A consolidação da Grand-Am e ALMS é um verdadeiro desafio para os organizadores e equipes. O desempenho será tal que o campeonato vai começar de forma emocionante. Imagine protótipos com motores, desenhos e formas diferentes e com vários graus de preparação, todos no mesmo circuito? Impensável há algum tempo atrás, agora é possível. Dentro da nossa equipe nada está finalizado em termos de preparação, todos nós estamos focados neste novo desafio. Estamos trabalhando ativamente para estar no “pronto” em nosso primeiro encontro. “ Comenta Dyson.