Porsche revela mais detalhes do seu programa LMP1.

Sem dúvida o maior acontecimento para 2014 no endurance mundial é o retorno da Porsche a Le Mans e ao mundial de endurance. Desde que foi anunciado no final de 2011, todas as novidades e vídeos que o fabricante alemão lança são rapidamente compartilhados nas mais diversas redes sociais e blogs.

Esta semana no circuito de Hockenheim a direção da marca revelou mais detalhes do programa para o ano que vem. Para Friz Enzinger este é a largada para os trabalhos da equipe.

“Mais do que tudo, as corridas longas são o trabalho equipe. Em 2014, os regulamentos técnicos são muito complexos, porque temos de usar a tecnologia híbrida. Durante a formação da equipe, tentamos reunir pessoas que foram muito ativaS na Porsche, mas também especialistas em automobilismo internacional” Completa o vice-presidente para o programa LMP1.

Enzinger está no programa LMP1 desde o início e já teve passagem pela Cosworth, Red Bull. Já Andreas Seidl é o chefe de operações do programa e fica baseado em Weissach aonde está a pista da Porsche. Já teve passagens pela equipe Sauber quando esta utilizava motores BMW e DTM. Está na Porsche desde o início do ano.

Para Wolfang Hatz do conselho de administração da Porsche AG o desenvolvimento do programa tem se mostrado complexo. “O desenvolvimento do LMP, bem como a formação da equipe de corrida tem progredindo bem.Estamos conscientes de que vamos enfrentar enormes desafios. Para o nosso primeiro, nossa meta é no mesmo nível dos nossos principais rivais. “ Frisa.

Em termos de pilotos Romain Dumas, Timo Bernhard, Neel Jani e Mark Webber já estão confirmados, restando 2 nomes para pilotar os dois carros que estarão alinhados ano que vem. Segundo a imprensa internacional Marc Lieb e Brendon Hartley são os possíveis nomes para integrar a equipe. O primeiro já é piloto de testes da montadora enquanto Hartley competiu este ano na European Le Mans Series.

OAK Vence em Zhuhai.

A imagem acima resume as 3 horas de Zhuhai. Com apenas 8 carros a corrida poderia ser monótona mas não foi. Poderíamos esperar uma corrida triste, mas os oito competidores conseguiram completar a prova. Depois de duas vitórias da equipe KCMG, foi a vez da OAK Racing conquistar sua primeira vitória. No final das 114 voltas, Ho-Pin Tung, David Cheng e o jovem Shaun Tong venceram sob os olhares do dono da equipe Jacques Nicolet,

Seu principal rival o Oreca 03 da KCMG não conseguiu realizar testes pois estava com problemas na alfandega impossibilitaram Gary Thompson, Jordan Oon e James Winslow a ter um melhor entrosamento com o novo LMP e acabaram conhecendo o carro durante a prova e mesmo assim terminaram a 58 segundos do #24 prova de que o Oreca 03 teria um grande potencial para vencer a prova. Agora a equipe se prepara para o próximo final de semana quando vai participar do WEC em Fuji com seu Morgan.

Na classe GTC a equipe AF Corse com ótimo terceiro lugar no geral com apenas 4 voltas de defasagem sobre o líder e com 4 de vantagem para o segundo lugar da classe. O trio Steve Wyatt, Michele Rugolo e Andrea Bertolini. superou com folga o #91 McLaren de Takeshi Tsuchiya, Jun San Chen e Tatsuya Tanigawa.

Entre eles a Ferrari #70 da equipe Taisan Ken Endless da classe GTE. Fechando o pódio da GTC o Aston Martin  da equipe Craft Racing. A próxima  e última etapa do campeonato será  em Sentul no dia 8 de Dezembro. Abaixo a classificação da prova.

Resultado final das 3 horas de Zhuhai.

Equipes com equipamentos Oreca FLM09 preocupadas com as mudanças no calendário da USCC

Entre as mudanças que estão previstas para o ano que vem uma tem deixado as equipes que comente na classe LMPC preocupadas. O teto máximo de carros por classe. Ontem o blog revelou que a classe LMPC terá o máximo de 10 carros por grid, e se considerarmos que foi a única categoria que permaneceu inalterada e as intermináveis controvérsias na equalização entre LMP2 e DP provocaram uma debandada para classe.

Atualmente 4 equipes que competiram este ano na classe DP já mostraram interesse em migrar para os Oreca FLM, e como a LMP2 se manteve inalterada em termos técnicos o TUDOR SportCar Championship vai ficar mais parecida com a atual ALMS do que um misto com os carros da Grand-AM.

É a última coisa que precisava ouvir”, disse o dono da Starworks Motorsport Peter Baron. “Esta é classe onde as pessoas sabem que teremos um equilíbrio de desempenho, como os carros e os custos acessíveis, e agora eles estão limitando para 10 carros. Esperemos que haja lá dentro, mas será complicado explicar para patrocinadores estas mudanças. “

Antes do do anuncio das “cotas” a classe LMPC estava confirmada em todas as provas do USCC bem como sem o tal limite o que motivou as equipes a já planejaram o orçamento todas as provas.

Para Brian Colangelo diretor da  8StarMotorsport o medo dos organizadores é da classe ser superior as principais LMP2 e DP. “Eu acho que isso que a série tinha medo, então eles fizeram estas mudanças repentina. O maior interesse das equipes por competir na PC é principalmente por causa de suas regras estáveis, os custos conhecidos, sendo uma categoria Pro-Am, e isso faz sentido para os clientes e investidores “.

As equipes Level 5, Dragon Speed é 8Star fizeram pedidos de novos carros mas as mudanças deram uma pausa nos planos. Outra reclamação das equipes é o cancelamento das etapa de Detroit e Mosport em troca de uma corrida independente em Kansas SpeedWay ao lado da etapa de Virginia em conjunto com a IMSA Protptype Lites.

“A ideia da corrida em VIR, eu entendo isso. Perder Detroit é bastante catastrófico. Mas Mosport é uma grande corrida e um ótimo negócio. Quando você substituí-lo por Kansas City, torna-se um insulto “, disse o proprietário da equipe RSR Paul Gentilozzi.

As mudanças afetam não apenas a compra de novos carros mas também a contratação de novos pilotos.

“Eu não sei como isso vai afetar o que fazemos”, disse Gentilozzi. “Se tudo isso vai matar o que fazemos, reduzir o que fazemos, mas posso dizer que se corrermos a temporada completa no PC e não estivemos pela luta do campeonato não iremos para Kansas. O custo de $ 100-125,000 por carro, por evento. Por que você vai para uma corrida que é essencialmente um clube de fim de semana? ” dispara.

Já Brian Alder dono da equipe BAR1 Motorsports é a favor da etapas de Kansas e VIR, já que a equipe planeja competir na Protoypes Lites ano que vem. “Eu acho que neste aspecto é muito legal, na verdade”, disse Alder. “Nós estamos pensando em por dois carros IMSA Lites no próximo ano, por isso essas mudanças nos beneficiam, além de ser um fator positivo para a série IMSA Lites também “.

Para Scott Atherton presidente da IMSA e ALMS todas as mudanças causam algum impacto.

“Eu acho que é uma reação natural a qualquer mudança restrição potencial“, disse Atherton.”Eu olhei para todas as classes que competem este ano nos dois campeonatos, e a PC tem sido uma categoria de muito sucesso para nós e tem havido um grande interesse nele. Eu acho que vai continuar por muito tempo” comenta.

Se algumas equipes que estão planejando competir porém pensam em desistir, eu prefiro que seja entre os dias 11 de outubro de 11 de janeiro.” Dispara. Atherton não descartou possíveis mudanças em curso, salientando que as diretrizes de capacidade em cada classe serão alteradas com alguma dificuldade.

Eu serei o primeiro a dizer que vamos deixar em aberto a possibilidade de voltar e corrigir ou modificar algo novamente”, disse ele. “Eu não acho que nós estamos regredindo. Acredito que a informação que nós estamos trabalhando é factual. Mas muita coisa pode acontecer entre agora e o começo dos trabalhos em Janeiro”.

Fonte: Sportcar356.com

OAK marca pole para as 3 horas de Zhuhai.

O piloto, Ho-Pin Tung garantiu ao #24 da equipe OAK Racing mais uma pole, assim fizeram nas etapas anteriores da Asian LMS. Ho-Pin levou apenas quatro voltas, para marcar o melhor tempo de 1:30.598. Logo pós os treinos na coletiva de imprensa os pilotos da equipe esperam converter o bom trabalho no treino classificatório em uma vitória. Largando em segundo!!! o #77 do AF Corse da classe GTC com Andrea Bertolini ao volante marcou . Em segundo na classe o Lamborghini #37 da equipe BTT marcando 1:34.940.

O único carro presente na classe GTE a Ferrari da equipe Taisan marcou o tempo de 1:36.724. O segundo carro da classe LMP2 o Oreca da equipe KCMG não marcou tempo e não se sabe se vai competir na prova visto os problemas alfandegários que a equipe enfrentou durante a descarga do carro vindo da Europa.

Treino classificatório para as 3 horas de Zhuhai.

Asian LMS Zhuhai–AF Corse e OAK Racing com os melhores tempos nos treinos livres.

Em outro dia quente e seco no sul da China todos as equipes, exceto a KCMG participaram dos nos treinos livres para a terceira etapa do campeonato em Zhuhai e foram capazes de se familiarizar  com os 4,3 km Circuito. As duas sessões de uma hora de duração foram concluídas sem maiores problemas e e deu a todos a oportunidade de testar todos os pilotos e possíveis acertos para a prova.

Na classe GTC a equipe AF Corse marcou o melhor tempo nas duas seções de treino com a Ferrari #77 com Andrea Berolini marcando a volta mais rápida do dia com 1:34.461 ainda na primeira seção. Com um Lamborghini Gallardo a equipe BBT ficou em segundo em ambas as sessões com Max Wiser marcando o tempo de 1:35.027 . Craft Racing que compete neste prova com um Ford GT3 ficou em terceiro.

Na LMP2 a equipe OAK Racing marcou o melhor tempo da classe com 1:29.996. Já a equipe KCMG que para esta prova vai competir com o Oreca 03 da equipe Murphy Prototypes da ELMS não puderam participar nas sessões de hoje, devido a questões aduaneiras, porém será tudo pronto para ir neste fim de semana.

Na GTE a equipe Taisan Ken Endles com sua Ferrari ‘#70 marcou o tempo de 1:36.594 set por Naoki Yokomizo na segunda seção.

Abaixo a lista de equipes incritas, para a etapa não teremos o carros da Super GT.

# LM P2 CAR DRIVER 1 DRIVER 2 DRIVER 3
18 KCMG Oreca-Nissan James Winslow (a S) Gary Thompson (G) Jordan OON (B)
24 OAK Racing TOTAL MORGAN-Judd Ho-Pin Tung (G) David CHENG (S) Shaun TANGA
  GTE CAR DRIVER 1 DRIVER 2 DRIVER 3
70 Taisan KEN ENDLESS Ferrari 458 GTE Akira IIDA (B) Naoki Yokomizo (G) Shogo Mitsuyama (S)
  GTC CAR DRIVER 1 DRIVER 2 DRIVER 3
7 CRAFT RACING FORD GT3 Frank YU (B) Darryl O’Young (G) Keita Sawa (S)
37 BBT Lamborghini Gallardo GT3 Anthony LIU (S) Davide RIZZO (S) Massimiliano Wiser (S)
77 AF Corse Ferrari 458 GT3 Steve WYATT (B) Michele RUGOLO (S) Andrea BERTOLINI (P)
91 AAI-RSTRADA McLaren MP4-12C GT3 Takeshi TSUCHIYA (S) * Junho San CHEN (B) Tatsuya Tanigawa (G) *
92 AAI-RSTRADA McLaren MP4-12C GT3 Morris CHEN (B) Marco Seefried (S) Yasu KIKUCHI (*)

Capacidade do grid da USCC revelado

A organização do novo campeonato americano do endurance o Tudor United SportCar Championship anunciu hoje o teto máximo de carros por categoria que poderá competir nas etapas. Tal medida foi necessária visto a enorme quantidade de equipes interessadas e confirmadas para participar do campeonato.

As diretrizes serão a capacidade máxima de cada circuito bem como espaços disponíveis para a estrutura das equipes. As inscrições começarão a ser aceitas em primeiro de Novembro.

Abaixo como ficou as cotas por classe.

* A classe Prototype (P) terá um limite provisório de 20 carros em cinco locais: Sebring International Raceway, Long Beach, Mazda Raceway Laguna Seca  e Indianópolis Motor Speedway. A classe P será limitado a 19 carros para todos os outros locais no calendário.

* A classe (PC) será provisoriamente limitada a 10 entradas para todos os eventos do campeonato. Estas equipes irão competir pela vitória no geral em uma corrida de duas classes ao lado do Daytona (GTD) e da classe GT na Mazda Raceway Laguna Seca em 4 de maio. A corrida em separado será realizada no mesmo dia para o GT LE (GTLM).

* A classe GTLM terá um limite provisório de 19 carros em VIR, 16 em Long Beach, 14 em Sebring e Indianapolis e 12 em todos os outros. GTD será temporariamente limitada a 19 carros para todos os eventos, exceto para Detroit, onde a classe terá capacidade para  21 carros.

ALMS Road Atlanta – 37 carros na lista prévia.

A ALMS divulgou hoje a lista prévia das equipes que irão disputar a última etapa da ALMS em Road Atlanta. Ao todo 37 carros estarão presentes em uma das mais tradicionais provas do Endurance. Se comparada as etapas regulares da ALMS poucas mudanças entre as equipes. O destaque sem dúvida é a volta da equipe Rebellion Racing que venceu e edição de 2012 e vem para buscar mais uma vitória. O belo Lola com a cores da Lotus será pilotado por Nick Heidfeld e Neel Jani. Outro destaque é a estréia da equipe 8Star Motorsports na classe LMPC. A equipe que compete no WEC pela classe GTE-AM vai se aventurar com os protótipos. Na GTC o segundo carro da equipe Dempsey Racing com os pilotos Charlie Putman e Charles Espenlaub. Abaixo a lista completa.

Será? Lola B12/80 alimentado por motor Mazda no USCC em 2014?

A algum tempo o blog anunciou que a Mazda estaria desenvolvendo um motor para a classe LMP2 Diesel. Segundo o site Endurance.info existe a possibilidade da Mazda alinhar um Lola B12/80 com este motor ou outro de concepção totalmente diferente na USCC ano que vem. É sabido que este ano a equipe Dyson compete com um motor Mazda porém seria algo totalmente novo. A estrutura desta nova equipe estaria a cargo de Sylvain Tremblay que competiu na Grand-Am com equipamentos Mazda.

Enfrentando grandes problemas financeiros a Lola Cars hoje é administrada pela Multimatic que dá assistência as poucas equipes que anda correm com o equipamento Britânico.

Judd oferece novo motor para equipes privadas da classe LMP1 para 2014

Um dos mais tradicionais fabricantes de motores nas mais diversas categorias do automobilismo está de volta ao endurance. Desde que a Nissan se mostrou um fabricante confiável e começou a fornecer motores as equipes da classe LMP2 a Judd acabou ficando meio de lado até pelos pífios desempenhos das equipes.

Para 2014 quando tudo muda o fabricante vai oferecer um novo propulsor para as equipes LMP1. O motor será um V8 de 3.4 litros aumentado para 4.4 Litros, que segundo a empresa proporciona uma melhor combinação e economia de combustível o que será um padrão para os motores do ano que vem.

“Depois de longas discussões com vários fabricantes de chassis e trabalho em simuladores este foi o melhor caminho um motor aspirado V8 a maneira mais sensata e eficiente para se fornecer um motor confiável e competitivo para equipes de clientes em 2014”. explicou John Judd, diretor da empresa.

“Em alguns aspectos, a nossa plataforma V10 poderia ter sido uma proposta atraente, mas entre outras considerações, sentiu-se que esta não era a opção ideal  já que não iriamos alcançar o peso mínimo mínimo de um LMP1 para o ano que vem. Tendo escolhido a opção V8 estamos satisfeitos que o nosso trabalho que foi confirmada em testes no simulador. Estamos muito felizes com o desempenho do motor e estamos cumprido todas as nossas metas “.

O motor está em funcionamento desde Julho e terminou a poucos dias uma bateria extensa de testes em dinamômetro. Além da Judd, Toyota e Honda já anunciaram a comercialização dos seus motores a equipes de clientes. A AER também está trabalhando em um motor para o próximo ano sem maiores detalhes.